Faz algum tempo que decks com estratégia Aggro não aparecem nas Partidas Online. Grande parte do motivo, deduzo eu, seja pelo powercreep do jogo, onde Pokémon ex se viram mais bulks, além de muitos Pokémon não-ex agora conseguem bater de frente em termos de força, a exemplo do Silvally e Rampardos.
Mas em meio a essa atual fase de Pokémon TCG Pocket, focado nas poderosas Megaevoluções, uma tentativa de uma tendência aggro surgiu através da versão ex do Hitmonchan. O boxeador mais bucha do mundo Pokémon foi glorificado com uma carta que, a princípio, não parece nada demais, mas que combinado a outros aliados do mesmo tipo viu um grande potencial.
Decklist

Pokémon
- Hitmonchan ex x2
- Hitmonlee x1
- Rampardos x2
- Cranidos x1
- Chingling x1
Apoiadores
- Pesquisa de Professores x2
- Imitadora x2
- Cyrus x1
- Sabrina x1
Itens
- Doce Raro x2
- Fóssil Crânio x2
- Pokébola x1
Ferramentas
- Capacete de Pedra x2
Energias
- Lutador
Cartas de destaque


Apesar do core do deck ser o Hitmonchan ex, a está longe de ser a real estrela da estratégia. O boxeador, no entanto, não é ruim não importa o quanto tente achar pelo em ovo. Afinal, bater 50 pontos de dano com apenas uma energia logo cedo é tentador demais.
Seu ataque pressiona Pokémon que necessitam de grande preparo e tal como trabalha decks aggro, tal pressão desfoca a estratégia inicial do oponente e o obriga a gastar recursos guardados para o late-game ou realizar trocas forçadas gastando energia. Fazer com que oponente seja obrigado a jogar de forma passiva usando decks mais agressivos por si só já afirma a eficiência do Hitmonchan ex em jogo.
No entanto, quem garante os nocautes mais importantes é o bom e velho Rampardos, que dispensa comentários. A ideia é antecipar dano com o Hitmonchan ex enquanto prepara o dinossauro pois sabemos que nem sempre teremos Doce Raro e o próprio Rampardos para evoluir do fóssil cedo. No entanto, o fato do boxeador ser um ex tira um pouco da durabilidade de um deck aggro por ele entregar dois pontos ao invés de um se for deitado na porrada.
Entre outros destaques, Hitmonlee de Dominação Genética vê grande uso novamente por ser eficaz contra os Pokémon bebês no banco e Magikarp que podem evoluir para o perigoso Mega Gyarados ex. O Chingling faz o papel de Lockdown de itens para impedir Greninja e Mega Blaziken ex de entrarem no campo cedo, dando consequentemente aumentando sua durabilidade e tempo extra para “grindar.”
Quanto a performance do deck, eu não acho que ele tenha um alto win-rate, principalmente pelo fato de que não há decks que levam superefetivo para tipo lutador atualmente nas ranqueadas. Além disso, Hitmonchan ex não possui PS alto o suficiente para sobreviver ao ataque dos Pokémon de Megaevolução sem ajuda de Capa Gigante. No entanto, é um deck que dificilmente vem com mão quebrada e sua qualidade de pressionar o adversário faz dele uma opção bem-vinda para quem quer se divertir mas com um deck de viés competitivo.
Alternativas
As alternativas que posso indicar aqui são as mais genéricas possíveis e não mudam a composição do deck, portanto, sinta-se à vontade de mudar uma coisinha ou outra a depender da sua necessidade.
Uma cópia de Red e/ou Giovanni pode ajudá-lo a ter aquele nocaute que você sentiu que por pouco ganharia o jogo se tivesse aquele dano. Red ajuda Rampardos a pegar nocautes de Pokémon com 140 e 150 de PS, enquanto Giovanni ajuda Hitmonchan ex a derrotar a maiorias dos Pokémon básicos de 60 de PS que podem evoluir mas que foram barrado ou a carta da evolução não veio na mão, por exemplo o Torchic.


Aumentar o PS do Hitmonchan ex ou do próprio Rampardos com a Capa Gigante pode ser uma boa alternativa para evitar nocautes calculados e ter a chance de revidar no próximo turno. No entanto, é opção muito situacional e dependente de matchups em que o deck não consegue lidar bem com danos muito altos.

Por fim, caso queira pressionar ainda mais o oponente para levar vantagem no jogo, uma cópia de Cartão Vermelho junto de Marte é aquele combo curinga com potencial muito alto de estragar completamente o jogo dele. Mas como trabalha com probabilidade aqui, esteja ciente que também há chances de você tirar uma mão ruim dele para entregar uma melhor.

Tome cuidado
Para um Pokémon aggro, Hitmonchan ex traz um bulk interessante que o permite desferir mais ataques turno a turno do que Pokémon básicos não-ex que desempenhavam tal papel no passado. No entanto, o fato de ser um Pokémon ex já o coloca em uma situação de risco, principalmente pelo seu PS não ser alto o suficiente para sobreviver ao ataque dos gigantes do meta.
Porém, se estivermos falando de fraqueza de tipo, neste caso é melhor ter cuidado com o deck de Mega Altaria ex, principalmente pelo seu setup rápido, e Giratina ex que ganhou sobreviva graças ao uso da Indeedee ex.


- Hyrule Warriors: Age of Imprisonment está adicionando novo modo Phantom, nível de dificuldade “Taboo”, novas skills, e mais - 16/12/2025
- Hollow Knight: Silksong vendeu mais de 7 milhões de cópias e expansão ‘Sea of Sorrow’ é anunciada; Hollow Knight original está chegando ao Switch 2 - 16/12/2025
- Capcom promete que Leon será “levado ao limite como nunca antes” em Resident Evil Requiem - 15/12/2025
