Nessa altura do campeonato, aprendemos que cartas do tipo aço tem como estratégia base, em sua maioria, absorver dano para uma melhor durabilidade em campo.
Mas se eu pudesse palpitar sobre o porquê deste arquétipo não se destacar no metagame de Pokémon TCG Pocket, eu diria que o motivo é que esxistem Pokémon que batem mais fortes do que o dano que podemos absorver. A vida de um wall do tipo aço é realmente complicada.
Em uma nova tentativa do mobage aproveitar este design de jogo, Mega Steelix ex vem como o até então representante máximo deste arquétipo, corrigindo alguns dos principais defeitos de Pokémon como Skarmory ex, que embora absorvesse um dano moderno, era bastante anêmico.
No entanto, tais correções também vieram acompanhadas de restrições que desfavorem mais uma vez o tipo, tornando do deck do Mega Steelix ex apenas mais um rogue para se divertir longe das ranqueadas.
Decklist

Pokémon
- Onix (Chama Carmesim) x1
- Mega Steelix ex x1
- Honedge x2
- Aegislash x2
- Pichu x2
- Oricorio x1
Itens
- Pokébola x2
- Doce Raro x2
Apoiadores
- Pesquisa de Professores x2
- Imitadora x1
- Cyrus x1
- Serena x1
- May x1
- Brock x1
Energias
- Aço
Cartas de destaque


Para esta lista eu procurei encontrar um equilíbrio entre ofensividade e agilidade de montar uma boa board. Portanto, esta é uma lista baseada no que já estão testando atualmente para enegernizar Mega Steelix ex rapidamente, junto a uma outra que vi de um japonês aleatório que, embora consistente era lento demais.
Dito isso, note que Mega Steelix ex requer quatro energias para atacar, porém duas delas obrigatoriamente do tipo aço. Isso significa que as outras duas podem ser qualquer uma, e aí entra Pichu. A escolha do ratinho ao invés de por exemplo, Mantyke ou Magby se dá pela oportunidade de colocar pelo menos uma cópia de Oricorio no deck e tornar viável travar o jogo diante de um Pokémon ex na campo Ativo e ganhar mais tempo.
Mas falando do Mega Steelix ex em si, ele não seria uma carta objetivamente ruim se não fosse o alto custo para atacar. Não há suporte natural para sua tipagem que acelera a energização como os decks de fogo e elétrico, fazendo com que você opte por suportes que não estejam realmente alinhados ao tipo e/ou estratégia.
Atacar com 120 pontos de dano e remover sua fraqueza natural enquanto absorve 20 pontos de dano do Pokémon atacante é, ao meu ver, algo de legítimo potencial competitivo. Porém, quatro energias é muito custoso vide que um Pokémon de Megaevolução garante a vitória caso seja nocauteado, mas pelo menos ele ainda possui alguma vantagem dentre os ex regulares pré-Mega Ascençaõ. Mega Steelix ex não é o caso.
A falta de suporte de energização do próprio tipo fora Dialga ex, além do fato de que Pokémon de Megaevolução batem mais do que Pokémon absorver, categoriza automaticamente este deck como um roguezinho divertido com uma baixa win-rate devido a demora de preparação. Seu ataque também não garante nocautes, o que signifira que colocar Aegislash para aumentar seu teto de dano é uma boa escolha embora gaste muitos slots, contudo, ele ainda ainda funciona como ótimo batedor de 1 ponto, o que certamente é o melhor cenário se você não quer depender apenas do Mega Steelix ex.
Alternativas
Não há muito o que escolher se o proposito é deixar o deck menos lento. O supracitado Dialga ex pode vir a calhar mas ele ainda possui um péssimo design de carta se o intuito é ele ser apenas um energizador para o arquétipo. Enquanto os Pokémon bebês garante uma energia sem custo e no turno zero caso comece em primero, com Dialga ex você fica vulnerável por por 2-3 turnos até começar a agir. Embora seja uma alternativa recomendável, não é lá das melhores.

Aqui vou recomendar não um, mas duas Ferramentas de absorção de dano. A primeira é a Avental de Aço, que apesar de absorver apenas 10 pontos de dano, ainda pode tirar calculos de dano de potencial nocaute além de curar de todas as condições de status no momento em que você equipa no Pokémon do tipo aço. Já o Capacete Compacto ajuda Mega Steelix ex absorver ainda mais dano junto ao seu ataque, totalizando 40 pontos de dano que você consegue absorver, no entanto, ele serve unicamente para o Mega Steelex nesta lista, já que é o único com Custo de Recue acima de dois.


Por fim, Adamo, o Apoiador que pode abserver 20 pontos de dano de ataques direcionados aos seus Pokémon de aço. Você pode estar se perguntando se Jasmine não faz mais sentido por absorver muito mias, mas de acordo com as regras da carta, apenas Steelex não-ex pode ser beneficiado, o que é uma bela de uma marmelada.

Tome cuidado
Se não bastasse suas falhas pontuais, Mega Steelix ex teve o azar de chegar num momento onde o meta está inclinado aos Pokémon do tipo fogo, sua fraqueza natutal. Mega Blaziken ex está dominando o meta das ranqueadas graças ao seu setup superrapido, mas ele não é nem o pior dos problemas.

Mega Charizard Y ex mostrou um potencial de jogo absurdo desde que chegou em Chama Carmesim, podendo desferir 250 pontos de dano por 4 energias, mas que são facilmente colocadas graças ao novo Charmeleon, Magby e o Fragmento Incendiário. Tá vendo a diferença? Se o tipo aço tivesse bons suportes de energização Mega Steelix ex teria potencial em jogar em tiers mais baixas pelo menos.

- Pokémon TCG Pocket — Deck do Mega Steelix ex é Duro de Matar - 21/12/2025
- KochiKame: Ryo-san’s Billion-yen Beat é anunciado para Switch 2 e Switch — Um jogo de simulação pixelado que celebra os 50 anos de “KochiKami” - 20/12/2025
- Mega Zygarde é a estrela da próxima coleção japonesa de Pokémon TCG, “Nihil Zero” - 20/12/2025
