A Aspyr levou Tomb Raider Definitive Edition para o Switch 2 e Switch em mais uma de suas tentativas de resgatar pérolas amadas de outrora para as plataformas Nintendo.
Embora o Switch 2 seja mais do que capaz de executar o reboot de 2013, o resultado final foi um port razoavelmente bom, porém aquém do esperado por apresentar concessões que, à princípio, não seria necessário em um hardware como este. Você pode ler nossa análise completa a seguir:
No entanto, há especulações de que a versões de Switch 2 foi baseada no port para o Switch original, o que justificaria em parte a falta de qualidade visual do jogo. Em entrevista ao Nintendo Everything, a Aspyr explicou que existe sim um fundo de verdade nisso, mas que houve outros motivos também:
Essa especulação tem um fundo de verdade, embora a realidade seja muito mais complexa. A estrutura principal é baseada em uma ramificação de código flexível que nos permitiu atingir com eficiência a arquitetura original do Switch, o que foi crucial para viabilizar o lançamento simultâneo em ambos os consoles.
Além disso, a Aspyr explica que nem tudo é sobre aumentar a resolução. Para a versão de Nintendo Switch 2, a equipe por manter o jogo em “60fps sólidos como rocha” pois “desempenho e fluidez são fundamentais para uma experiência portátil.”
Para a versão do Switch 2, não nos limitamos a aumentar a resolução; aproveitamos os recursos do novo hardware para alcançar 60 quadros por segundo estáveis. Embora alguns dos recursos gráficos mais complexos da versão para PS4/Xbox One não tenham sido priorizados em detrimento desse desempenho sólido como uma rocha, o resultado é uma versão belíssima e altamente jogável, com uma sensação fantástica ao toque. Acreditamos que desempenho e fluidez são fundamentais para uma experiência portátil.
- Hyperdevotion Noire: Goddess Black Heart para Switch será lançado na Ásia em 2026 pela eastasiasoft, com textos em inglês - 15/12/2025
- Tomb Raider Definitive Edition no Switch 2 prioriza 60fps em vez de visuais melhores pois “desempenho e fluidez são fundamentais para uma experiência portátil” - 14/12/2025
- Orbitals é anunciado para o Nintendo Switch 2 — Uma aventura cooperativa em um universo clássico de anime retrô - 12/12/2025

