Algo que aprendemos com o tempo em Pokémon TCG Pocket é que, a maiores dos golpes mais poderosos do jogo são àqueles que dependem do RNG, para simplificar, da probabilidade, como por exemplo o lançar de uma moeda de cara e coroa.
Não à toa, os grandes destaques do meta são aquelas cartas que, mesmo que tenham um ataque muito poderoso ainda exigem tempo de preparo. Essa preferência dos jogadores se dá pelo fato de que, cartas para manipular o RNG são extremamente escassos, dando o exemplo apenas para o Apoiador Will, que permite garantir o acerto de um cara ou coroa, mas apenas o primeiro lance. O problema disso é que, os esfeitos mais poderoso exigem dois ou mais lançar de moedas, o que torna Will não tão usável e, por consequência, decks com este design de texto quase não aparecem no online.
Mas não significa que não existam decks que, mesmo dependendo do RNG ainda podem brilhar de alguma forma, e nisso entra a estrela desta artigo: Mega Lopunny ex. Esta é uma carta de Megaevolução parte da coleção Chama Carmesim, e apesar de ter um estilo de jogo arriscado, ainda sim pode ser um literal pé no saco graças a um pequeno detalhe.
Decklist

Pokémon
- Buneary (Chama Carmesim) x2
- Mega Lopunny ex x2
- Riolu (Festival Brilhante) x2
- Lucario
- Hitmontop (Mega Ascenção) x2
Apoiadores
- Pesquisa de Professores x2
- Imitadora x1
- Will x1
- May x1
- Cyrys x1
Items
- Pokébola x2
- Cartão Vermelho x1
- Velocidade X x1
Energias
- Lutador
Cartas de Destaque


Digamos que Mega Lopunny ex é uma versão “powercreepada” do Marowak ex de Dominação Genética. A coelhinha pode bater 90 pontos de dano para cada cara que você conseguir lançando a moeda duas vezes. No entanto, o que faz Mega Lopunny ex ser realmente interessante de usar é o fato de que, mesmo se errar a moeda, você ainda deixará o Pokémon ativo do oponente confuso, uma condição de status que exige que o jogador acerte uma moeda para poder atacar. Ou seja, se aqui você depende do RNG para se sair bem, o oponente também entra na mesma situação, igualando as chances de vitória.
No entanto, por ser um Pokémon ex de Megaevolução, você estará colocando Mega Lopunny ex como um batedor de late-game, o que significa que, enquanto ela está esparando no banco, será necessário aliados para lidar com os peixes menores. É neste contexto que a lista usa Hitmontop de Mega Ascenção, o Pokémon perfeito para um papel de aggro, que embora bata apenas 20 pontos no Pokémon ativo, distribui outros 20 pontos em um Pokémon do banco. A ideia é que, Hitmontop não apenas auxilie na redução de dano como também ponha pressão no oponente com seu potencial de nocaute a longo prazo.
O bom e velho Lucario que pode aumentar o teto de dano dos Pokémon lutador se faz necessário para que Hitmontop possa pressionar ainda mais com dano dobrado, mas também ajuda Mega Lopunny ex passar por Pokémon com PS de até 110 caso acerte apenas uma moeda ao atacar. Honestamente eu estava bastante relutate em usar Lucario e Hitmontop como parcerios de Mega Lopunny ex, congitando em vez disso usar Rampardos na composição. O problema é que, o fóssil não é tão agil e depende muito mais de grindar o Doce Raro e o dinossauro para evoluir, o que prejudica o pacing da partida, portanto, acredito que ter Pokémon que possa bater imediantamente é a estratégia mais adequada para acompnhar a coelhinha.
Dito isso, o deck é consitentemente bom e as open-hands quase não falham devido a boa distribuição de Pokémon básicos e uma boa dose de cartas para ajudar a emagrecer o deck para achar recursos. Na maioria dos jogos Mega Lopunny já estava na mesa pronta em dois ou três turnos, esperando só o climáx do jogo para entrar em ação. Mas mesmo que ele seja bem estruturado para favorecer boas compras turno a turno, acredito que seu calcanhar de aquiles de fato contar com a sorte no momento mais acirrado. Azarado do jeito que sou, muitos dos jogos perdidos foram os que, mesmo com ajuda do Apoiador Will, Mega Lopunny ex não acertava a maldida da segunda moeda.
Alternativas
Dentre as alternativas que não reformule a lista mas sim agregue no seu conceito, há realmente poucas opções disponíveis. Ao começar com Tyrogue, que mantém a ideia de um deck aggro que pode começar batendo mesmo no turno 1 quando você não pode colocar energia. Seu custo zero de recuo dispensa o uso de Velocidade X, mas o fato deu não colocá-lo na lista principal seria a falta de consistência na open-hand devido ao grande número de Pokémon básicos.

Capacidade de Pedra ganhou mais usabilidade após Mega Ascenção. Punir o jogador afogado que gosta de bater rápido com seu Pokémon gera vantagem a médio e longo prazo, já que o Pokémon estará ainda mais perto do alcance de dano do Pokémon inimigo, fora que, é uma isca perfeita para Cyrus caso resolva descê-lo pro banco.

Minha última alternativa e, pasmem, menos indicado seria uma cópia da carta Apoiador Serena, que pode buscar qualquer Pokémon ex de Megaevolução. O motivo de eu não usá-lo apesar de ser uma excelente carta, é porque o deck já é nem consistente e quase nunca demora pra Mega Lopunny ex vir para a sua mão.

Tome cuidado!
O tipo psíquico é um predador natural das cartas de tipo lutador, e infelizmente nunca se fez ausente do meta do Pokémon TCG Pocket. Atualmente, jogadores têm brincado bastante com decks de Reuniclus, que pode aumentar sua quantidade de PS para cada energia alocada. Toda lista em volta desse Pokémon usa o tipo psíquico, portanto, é uma matchup a se tomar cuidado mesmo para um deck rogue.

E ainda falando de Pokémon psíquicos, se colocarmos um peso pesado na mesa, o ainda fortíssimo Mega Altaria ex é uma ameaça de grande potencial. É um deck versátil, poderoso e de rápido setup, este último fator algo que um deck aggro certamente não quer enfrentar.

- AKIBA LOST, a ambiciosa aventura em live-action dos criadores de Death Come True, será lançado em 17 de setembro - 06/01/2026
- Tetris 99 | 51st MAXIMUS CUP, com o tema Animal Crossing: New Horizons, é agendado para o dia 8 de janeiro - 06/01/2026
- Pokémon TCG Pocket — Deck de Mega Lopunny ex é um chute poderoso de 180 de dano por míseras duas energias - 04/01/2026
