Com a nova expansão Desfile Onírico anunciada, finalmente iremos conseguir um refresco na monotonia deste jogo mas, enquanto não chega, temos que falar de algum deck não?
Para finalizar o trio de iniciais Megaevoluídos de Kanto, chegou a hora de nosso amigo Venusaur. Confesso que me surpreendi de como todas as Megaevoluções ex da expansão anterior conseguem ser muito melhores que as Megas dos iniciais de Kanto em quase todos os sentidos. Mas sem mais delongas, vamos elaborar tudo o que há de ser dito sobre nosso amigo de grama.
Decklist

Pokémon
- Bulbasaur x1
- Ivysaur (Chama Carmesim) x2
- Mega Venusaur ex x2
Apoiadores
- Pesquisa de Professores x2
- Imitadora x2
- May x2
- Serena x1
- Lillie x1
- Erika x2
Items
- Extrato de Adubo x2
- Cartão Vermelho x1
Ferramentas
- Capacete Pesado x2
Energias
- Grama
Cartas em Destaque


Embora este deck pegue boas colocações em torneios privados e nas Batalhas Online do mobage, é necessário uma boa sorte no RNG como sempre (talvez em um nível maior do que o normal?). De maneira simplista: A estratégia consistente em evoluir para Ivysaur, se auto-energizar para então evoluir para Mega Venusaur ex. Simples não?
A lista padrão utilizada em torneios traz muitas cartas de cura pela questão de fazer de Mega Venusaur ex um verdadeiro Stall, um tanque de guerra quese impossível de derrubar. No entanto, há alguns obstáculos de sua consistência na prática que me fizeram mudar alguns slots da decklist para maior draw-power e por aí vai.
Ao se conseguir montar um Mega Venusaur ex, poucos são os Pokémon que realmente conseguem derrubá-lo. Ouso até dizer que apenas Mega Charizard Y ex e Mega Blaziken ex o fazer com maior facilidade. No entanto, é muito comum que, ao conseguirmos um Ivysaur, nosso oponente consiga acesso à algo que cause um dano por volta dos 120 de PS para cima que nos derrube e faça perder o jogo.
É um pouco esquisito que este seja um problema do deck levando em conta que o próprio Extrato de Adubo e as May utilizadas já deveriam resolver o problema mas, infelizmente é algo que acontece com muita frequência. É ainda mais cômica esta situação se você levar em conta que o deck utiliza apenas uma cópia de Bulbasaur para não poluir as probabilidades de Pokémon com nenhum outro starter e por aí vai.
Alternativas
A primeira alternativa que recomendo realmente é uma cópia do Venusaur baby de Chama Carmesim. Não necessariamente por uma necessidade geral mas, pela possibilidade de evitar um auto-loss contra Oricorio. Caso não o utilize, talvez sua única maneira que causar dano na mesma seja o veneno e seus míseros 10 de dano junto ao sleep para tentar prendê-la no lugar ativo; o que exigiria com que nosso oponente estivesse em seus piores dias como jogador de moeda em um nível estratosférico.

Caso o uso de duas cópias de May pareça demais para você, mais uma cópia de Serena pode ser interessante para talvez trazer Mega Venusaur ex à mão com maior probabilidade a depender da situação.

Por fim uma alternativa que parece bem contra-intuitiva e pode estragar de fato um pedaço da estratégia principal do deck com o intuito de resolver outra coisa, seria uma cópia de Cleffa. Embora ser um segundo básico possa ir contra a proposta de garantir um start de Bulbasaur para a construção de nosso tanque de guerra, Cleffa pode ser legal para pelo menos tentar trazer algo em uma situação de escassez, no entanto, há outra função interessante para a mesa. Ao utilizamos May, é possível enviá-la como uma das cartas e manter a que queremos na busca obtida pela necessidade de haver um terceiro Pokémon em sua mão ao utiliza May; o que sim, também é um problema frequente neste deck.

Tome Cuidado
Se for falar dos predadores naturais deste deck, ele possui dois — que não são necessariamente parecidos. O primeiro, é basicamente qualquer deck que conseguir um dano de 120 para cima antes de conseguir montar um Mega Venusaur ex (Mega Altaria ex é ótima em conseguir isto com frequência, Hydreigon também.).


No entanto, Mega Charizard Y ex realmente é uma questão impossível, não só pela fraqueza como o fato de que nem com Capacete é possível sobreviver à sua eclosão absurda de dano. Mega Blaziken ex consegue causar estragos difíceis de reparar com Erika e LIllie mas, ainda há esperança de se contornar em alguns momentos, embora pequena…


