Olá, Treinadores!
E vamos para mais uma impressão doepisódio de Pokémon Horizons! Esse será outro arco de treino pré clímax, porque parece que essas crianças não cansam de arcos de treinamento, até parece que eles são… treinadores. Okay talvez seja justo mesmo. Dito isso, vamos explorar como nossos Trovonautas ainda tem pra crescer nessas batalhas, vamos lá!
Leia também:
Batalha na Liga Pokémon
Começamos o episódio nos reencontrando com Nemona e Penny, e também… Anne! E eu pensando que ela ia passar o anime todo aquecendo o banco.
Logo depois, a Gym Leader Iono nos leva para Liga Pokémon de Paldea onde fica a Elite Four e Geeta, a Campeã regional. Ela inclusive libera a sala de batalhas para o treinamento, onde as duplas serão: Dot Vs. Penny; Liko Vs. Anne; Roy Vs. Nemona (boa sorte Roy) e Uruto Vs. Hassel — bons pares os nossos Trovonautas, e eles tem lições para aprender com os seus respectivos adversários.

Dot envia seu Quawxell enquanto Penny escolhe Vaporeon. Mais para frente descobriremos o porquê. Na outra sala Anne libera Samurott e Liko seu recém evoluído Armarougue; a Anne fala sobre como esteve pegando duro no treinamento mas não confiante por não ter toda a experiência de mundo da Liko e por isso quer uma batalha séria, clássico shounen de luta de rivais se batendo cabeça a cabeça.
Enquanto isso, Nemona manda seu Pawmot e Roy seu Lucario. Na última vez, no episódio 127, o Lucario perdeu por pouco então vamos ver como será dessa vez! Os dois lados começam a trocar golpes com a Nemona mantendo a vantagem; na última sala Uruto com seu Dragonite enfrentam Hassel e seu Baxcalibur; Uruto está levando a pior com sua estratégia de atacar com tudo enquanto Hassel adota uma mais refinada ideia de neutralizar os ataques e atingir danos depois. Pra ser justo todos adotaram a estratégia de só atacar quando criança.

Voltamos para a batalha da Dot e Penny que está acirrada com ambos trocando golpes igualmente, até Dot atacar Vaporeon com Liquidation esquecendo que a habilidade da Eeveelution é Water Absorb, ou seja, Vaporeon só recuperou vida com o ataque de Quaxwell. Dot no entanto compensa por isso lançando uma sequência de ataques em Vaporeon.
Levando a pior contra o roteiro
Liko e Anne aumentam o nível com ambas Terastalizando, Armarougue para fogo e Samurott para terra. Liko usa Clear Smog para criar uma cortina de fumaça e atacar, Anne porém prevê essa estratégia e só deixa a Liko a escolha de atacar com tudo. Armarougue aposta tudo em um Armor Cannon e Anne lança um Drill Run fortalecido pelo Terastal encerrando essa batalha em empate. Parece que ambas vão se apoiar uma na outra para melhorar.
Lucario faz o que Lucario’s fazem: Megaevoluir. Já Nemona Terastaliza Pawmot em um tipo lutador, onde os dois começam a trocar socos igualmente. Pawmot carrega um Focus Punch fortalecido pela Terastalização enquanto Roy parti com tudo pro ataque sem acertar nada. Nemona finaliza a batalha com Focus Punch depois de desviar de todos os ataques do Lucario. Pelo comentário do Larry parece que a Nemona treinou a evasiva do Pawmot para usar Focus Punch… mas ainda assim armadura de plot pesada aqui.

E vamos ver como Uruto está e a resposta é: nada bem. Hassel tomou controle do campo de batalha transformado o terreno em gelo e o Dragonite está preso sem ter onde fugir. Baxcalibur finaliza o treino com seu movimento assinatura Glaive Rush, mas Hassel elogia o espirito do Uruto e dá um conselho pro garoto. Hassel é o perfeito professor pro Uruto além de ajudar a treinar o Dragonite com sua expertise no tipo dragão, o Uruto tem muitas sutilezas na batalha para aprender que um professor como Hassel vai poder ensinar.
Dot está em problemas com Quaxwell quase sendo restrito pelo Vaporeon, porém ela percebe que seu Pokémon está só em um canto do campo e o motivo disso é porque Gholdengo e Tinkaton foram atingidos pelo Muddy Water. Se preocupar em Pokémon fora do campo serem atingidos é algo que nunca aconteceu antes pelo que eu me lembre, e se isso fosse uma preocupação, batalhas Pokémon seriam inviáveis de perigosas. Penny toma vantagem disso e encerra a batalha resultando em Dot começando a perder a confiança em si mesma. De novo, eu sei que a Dot tinha que perder mas é mais armadura de plot.

Durante o treino nós vimos um pouco em que sentido nossos Trovonautas podem crescer: Roy precisa vencer Nemona sua maior rival e melhor treinadora em batalhas; Uruto precisa saber a improvisar uma estratégia em batalhas além de só ficar atacando, ou seja, ele precisa começar a usar movimentos de status e também a cabeça; Dot ainda é muito presa na sua baixa autoestima, ela precisa melhorar seu lado emocional mais do que suas habilidades em batalha; e a Liko está bem, ela só precisa aumentar o nível dos seus Pokémon.
Mais tarde, Dot fala que vai sair do grupo de 18 treinadores por não estar a par com os outros e vai mudar para suporte do time como era no começo, e bem, a Iono escuta a conversa e podemos esperar mais desenvolvimento da Dot no próximo episódio, o que nos leva ao fim deste episódio.
No geral um episódio meio fraco. Dot nesse episódio se apoiou no que eu chamaria de “muleta narrativa.” A baixa autoestima dela é algo que já foi muito trabalhado e os roteirista ficarem recorrendo a esse aspecto não enriquece a personagem da Dot. Roy é confrontado por Nemona de novo e perde mas isso eu entendo que é para preparar esse arco em que ele vai finalmente superar a Nemona. Liko e Uruto tiveram boas batalhas, eu só queria que a Liko também fosse apresentada a uma missão de treinamento. E no mais, ficamos por aqui com o episódio, até a próxima semana treinadores!

