Revisão: Davi Dumont Farace
“A equipe NintendoBoy adora um gostosão”, ou pelo menos é o que eu diria se a maioria dos nossos redatores não estivessem em relações heteronormativas. No entanto, nenhuma sexualidade nos impede de analisar um bom homem, e que franquia melhor para fazer isso se não a fornalha de waifus e husbandos que é a franquia Fire Emblem, que constantemente nos entrega coisa desse departamento.
Nesse artigo, nós vamos olhar através da história de Fire Emblem, desde Genealogy of the Holy War (desculpa, Shadow Dragon, Gaiden e Mystery, não acho nenhum de seus homens atraentes) até Engage para elegermos alguns dos homens mais bonitos da série. Antes de começarmos a discutir a lista, no entanto, eu gostaria de agradecer alguns redatores em particular pela ajuda na mesma.
- Manuela Feitosa, por sua consultoria inicial.
- Angelus Victor, que me aconselhou em algumas das decisões.
- Luiz Estrella, que decidiu entre alguns dos homens da era GBA.
- Gabriel Marçal, pelo seu “gaydar” nato.
Sem nenhum de vocês quatro, somado ao apoio do Marcos para realizar esse texto, ele nunca teria ficado pronto no prazo que eu inicialmente planejava. Vocês todos têm os meus agradecimentos legítimos!
Medindo o amor
Antes de começarmos essa lista, assim como outras listas que já realizamos aqui no site, gostaria de explicar como a mesma funciona. Quando comecei a escolher os homens que entrariam na lista, algumas sugestões e ideias vieram de todos os lados, e agora, eis o nosso ruleset:
- Apenas contabilizaremos personagens de Fire Emblem mainline – desculpem, fãs de TMS;
- Todos os personagens da lista devem ter 18 anos de idade ou mais, para evitar problemas;
- O personagem em questão deve ser jogável em algum ponto, units inimigas não contam;
- E para casos onde o mesmo jogo é representado, só poderão haver dois personagens.
Para conseguirmos registrar todos os tipos de “gostosos” eleitos pelo site, decidimos estender essa lista de um típico “Top 10” para um total de quinze personagens diferentes, indo de gostos variados que podem incluir nobres (que notarão que é a maioria aqui) até cavalheiros experientes e com um bom grisalho. Então sem me prolongar muito, vamos começar com a lista de um dos primeiros exemplos bishōnen de Fire Emblem:

- Sigurd
- Jogo representado: Fire Emblem: Genealogy of the Holy War
Genealogy of the Holy War é certamente um dos jogos mais interessantes da “era Kaga” de Fire Emblem, trazendo consigo uma história delicada que mistura a tragédia da guerra com o passo de gerações. E como protagonista da “primeira geração” dessa história temos Sigurd, o príncipe do Ducado de Calphy e um paladino membro dos 12 Cruzados!
Sigurd é muitas coisas de Fire Emblem, sendo um dos primeiros exemplos de pai que vemos na história – e quem sabe o destino de pais de Fire Emblem atualmente, podem agradecer a ele – e também um dos primeiros lordes protagonistas a ter uma classe montada, nesse caso a do paladino. Some sua nobreza à sua aparência, e temos em mãos um homem que, na definição geral, só podemos descrever como:
“Gostoso”.

- Marcus
- Jogos representados: Fire Emblem: The Binding Blade / The Blazing Blade
Para representar o nosso querido editor-chefe, Marcostoso, que melhor opção senão o GILF de Fire Emblem 6 (Binding Blade) que é só um senhor de meia-idade em Fire Emblem 7 (Blazing Blade), Marcus! Sendo um cavaleiro de Pherae, Marcus é um mentor importante para as jornadas de Roy e Eliwood respectivamente, mostrando como o tempo pode ter afetado a sua aparência, mas não a sua habilidade e sabedoria.
Sendo um personagem extremamente importante tanto em termos de gameplay quanto na história, Marcus entra na nossa lista para representar um pouco da duologia Elibe e também para representar dois jogos de uma vez, um feito que vocês não verão nenhum outro personagem desta saga fazer – me desculpem, fãs do Hector, ele é menor de idade no 7. O maior desperdício é o fato que o Marcus não está no Heroes até hoje, então não temos um sprite dele com a armadura danificada e mostrando os seus músculos.
— E, aproveitando os jogos que ele representa, vamos usar um humor moderno e falar… six-seven!

- Pent
- Jogo representado: Fire Emblem: The Blazing Blade
Pent é um dos maiores exemplos de “o último romântico” que já vi em uma mídia. Não só ele tem uma combinação perfeita de ataques a distância com sua esposa Louise, como também já vem com um Suporte-A prévio e uma condição que, se um cair em combate, o outro sairá do seu exército ao mesmo tempo; logo, não seria incorreto afirmar que Pent tem um sentimento genuíno por sua família.
No entanto, irei remodelar os conceitos monogâmicos e apontar que, mesmo com todos os fatores que citei anteriormente, ainda é impossível não se apaixonar por ele! Sua presença na história, sua aparência e acima de tudo, o seu carisma e sentimentos são aspectos que tornam Pent uma das adições mais importantes dessa lista.
Mas como vimos, ele infelizmente só tem olhos para Louise!

- Tibarn
- Jogos representados: Fire Emblem: Path of Radiance / Radiant Dawn
Talvez eu goste de pássaros, só talvez! – hora de esconder as artes sugestivas do Revali (The Legend of Zelda: Breath of the Wild) que tenho no celular.
Tibarn é um dos múltiplos aliados de Ike na duologia Tellius, e um dos membros da orgulhosa raça dos Laguz, sendo também o rei de Phoenicis. Tibarn é um homem habilidoso e calmo, mas seu preconceito (justificado) dos beorcs, os humanos da série Tellius, o tornam um tanto “cabeça-dura” por falta de expressão melhor.
Dito isso, seu design, personalidade e até sua lealdade a Ike quando aliado tornam ele não só uma bela adição a sua equipe em ambos 9º e 10º jogos principais, como uma bela adição à nossa lista também. Então, para os que tem preconceito com pássaros, não sigam com essa lista, porque não podemos falar do Rei Gavião sem falar daquele que conseguiu se unir aos laguz mesmo com tanto preconceito entre as espécies…

- Ike
- Jogo representado: Fire Emblem: Radiant Dawn
[Ele tinha 17 em Path of Radiance]
O “Herói Radiante” e líder dos mercenários Greil, Ike é um dos protagonistas mais amados e canonicamente um dos mais fortes, se não o mais forte, de toda a franquia. Ike foi um dos primeiros exemplos de um protagonista de origem não-nobre da série, e com a sua jornada cercando dois jogos onde ele age como um personagem importante, é bom apontar que seu carisma como líder e personalidade heroica o tornam um personagem querido por muitos.
E não nego que foi esse carinho e admiração de fãs que meio que me forçaram a colocar o Ike na lista, pois sinto que haveria uma revolta de homens, mulheres, LGBTs e outros grupos se ele não fosse incluído… então é, eu estou reconhecendo o fator “gostoso” do Ike. Não batam em mim, galerinha.

- Frederick
- Jogo representado: Fire Emblem: Awakening
“YOUR COCK IS NOW MINE”
Partindo para um Fire Emblem mais “recente”, Frederick é uma das principais units que o jogador terá disponível em Awakening, estando ao seu dispor bem cedo do jogo e sendo uma ótima opção para defesa e crescimento de personagens alheios. Dito isso, sua personalidade in-game é um tanto irritante no começo, com seu aspecto super-protetor da família real sendo bem aparente desde cedo.
No entanto, basta só um pouco de contato com ele e seus Supports para notar que Frederick é um bom jovem, e que apesar de suas suspeitas do protagonista avatar, Robin, no início do jogo, ele apenas deseja o bem para todos.
— Somando a isso, a voz JP dele é a do Daisuke Ono, que todos sabem, já possui uma voz sexy por conta própria.

- Chrom
- Jogo representado: Fire Emblem: Awakening
“There’re better places to take a nap than on the ground. You know.”
O verdadeiro “protagonista” de Awakening, Chrom é o príncipe do Reino Sagrado de Ylisse, além de ser um descendente distante de Marth, o primeiro protagonista. Como usuário da lendária espada Falchion, Chrom é dito como um líder sincero, confiante e nobre, e isso fica claro em suas interações no jogo com Robin, membros de sua família, e até Lucina, antes do mesmo descobrir que esta era sua filha de um futuro alternativo.
Com sua aparência, importância in-game e presença multimídia (além de Awakening, ele possui presença em Fates, Warriors, TMS e outros jogos), Chrom é um dos personagens mais queridos da série, e com motivo! Mas também não vamos esquecer de uma das suas falas mais icônicas, que virou o famoso meme do “surgiu em Fire Emblem, de todos os lugares”:
“Escolha um deus, e reze!”

- Xander
- Jogo representado: Fire Emblem Fates
Vida longa ao reino Nohrian! É o que eu diria se esse texto não tivesse as limitações de não poder ser usado como propaganda, ugh…
Brincadeiras à parte, Xander é o “lorde principal” de Fire Emblem Fates: Conquest, e o príncipe herdeiro do reino de Nohr, ele é o responsável por supervisionar a estadia de Corrin no reino, Xander, como o conhecemos, é alguém sério e um tanto quanto teimoso. Sua prioridade com a sua família é notável, porém o deixa cego para eventos importantes que estão acontecendo ao seu redor.
Mas, no fim de tudo, o motivo pelo qual ele está na lista é por conta de sua aparência num geral! Afinal, quem não adora um bom cavaleiro, com sua nobre montaria e uma força notável… mas sinto que preciso falar do outro para provar que não há uma “agenda Nohriana” nesse texto.

- Ryoma
- Jogo representado: Fire Emblem Fates
E para provar que todos aqui no site somos neutros nessa treta de Nohr x Hoshido, por que não adicionar o líder samurai dos Hoshido em pessoa? Ryoma, lorde protagonista de Fire Emblem Fates: Birthright, é um exemplo claro de alguém muito forte em um ambiente que acaba dependendo dele até para aspectos que ele acredita que as pessoas poderiam fazer por si mesmas, e isso é uma realidade um tanto triste.
Como o príncipe ativo do reino de Hoshido, Ryoma é uma pessoa tensa e que visa o bem-estar da sua família acima de tudo, disposto até a sacrificar a sua vida para que seus entes queridos não passem por sofrimento. No fim, apesar dele ser menos atraente que o Xander – na nossa opinião – ele tem uma boa aparência, e sua personalidade é possivelmente um upgrade à do príncipe de Nohr, por isso incluímos ambos na lista.
~foi o que Vini disse a si, enquanto a mira dos snipers de Hoshido saíam de sua cola

- Eikþyrnir
- Jogo representado: Fire Emblem Heroes
Estou tão surpreso quanto a vocês pela inclusão de Heroes como um Fire Emblem mainline, mas se a Nintendo e a Intelligent Systems consideram, quem sou eu para discordar, não é mesmo?
Eikþyrnir é um dos heróis originais de Heroes introduzido no oitavo livro do jogo mobile; ele é um membro da raça das bestas divinas e também do grupo das Mãos Curandeiras, sendo um usuário de músculos no lugar de armas ou magia (algo visível pelo seu design e pelo fato de o mesmo constantemente segurar pesos de treino), Eikþyrnir é um personagem estoico, mas que conquistou muitos devido a sua personalidade por trás do estoicismo.
Mas quem eu estou querendo enganar? A galera provavelmente só está sedenta por ele por causa destes músculos bem definidos, tipo… OLHA ESSE BÍCEPS!

- Conrad
- Jogo representado: Fire Emblem Echoes: Shadows of Valentia
Alerta de spoilers para o jogo, estejam avisados!
Chegando de surpresa na nossa lista, assim como ele chegou de surpresa no elenco de Gaiden e “bagunçou” a linha do tempo original no plot do remake, Conrad, o meio-irmão da protagonista Celica de Fire Emblem Echoes aparece! O misterioso cavaleiro mascarado do jogo é uma adição original do remake e serve como uma narrativa original para explicar alguns aspectos dos remakes dos dois primeiros Fire Emblem.
Embora não seja um personagem que eu aprecie pela sua escrita, Conrad definitivamente é um dos homens ruivos mais bonitos de Fire Emblem, junto de Arvis – que só não está na lista por ser um vilão. Dito isso, na hipótese de recebermos um remaster de Echoes em um futuro próximo, ainda que pouco provável, espero que deem uma retocada nos modelos e sprites do Conrad, pois particularmente acho que são uns dos piores do jogo.
[A partir deste ponto, você terá spoilers dos Fire Emblem da era Switch]

- Dimitri
- Jogo representado: Fire Emblem: Three Houses
Vindo do confirmado maior “odiador” de Three Houses, é irônico comentar que Dimitri Alexandre Blaiddyd é um dos meus personagens favoritos não só da franquia Fire Emblem, mas de JRPGs em geral. Seu arco pessoal de luto, ira, resolução e redenção é algo que faz a sua rota, Azure Moon, um dos maiores pontos da escrita de Three Houses, ainda que deixe muitos pontos abertos a serem explorados em outras rotas.
Um dos três “lordes principais” do jogo e protagonista ao escolher a classe dos Blue Lions, Dimitri é o príncipe herdeiro de Faerghus, um reino frígido ao norte de Fodlán. Sua infância traumática, somada ao seu tempo na academia com experiências nada agradáveis, tornam Dimitri um adulto rancoroso, e que apenas tem a vingança como objetivo; seu design no timeskip é indicativo disso, com ele tendo perdido o olho direito.
Mas não irei prolongar muito, “Dimitri é um homem gostoso de Three Houses” já é um tópico um tanto batido, então, vamos continuar no mesmo jogo para falar de…

- Seteth
- Jogo representado: Fire Emblem: Three Houses
Nossa lista estava com falta de um bom DILF, então por que não pegar o personagem que teve as melhores thrirst arts de Fire Emblem Heroes nos últimos anos? Estou falando do nosso querido Dragão da Terra e, tecnicamente lorde da rota Silver Snow de Three Houses: Seteth!
Seteth é um personagem complicado, sendo originalmente alguém estrito que era contra a inclusão de Byleth na academia e que parecia ser super protetivo em relação a assuntos com a igreja e a sua irmã (revelada como sendo sua filha in-game), Flayn. Porém, durante o jogo e sua narrativa não tanto confiável, descobrimos que Seteth e Flayn são na verdade seres que não envelhecem conhecidos como Nabatheans, e também foram figuras históricas pelos nomes de Cichol e Cethlean respectivamente.
Embora Seteth tenha perdido seu cabelo loiro natural ao tingir o mesmo de verde, ainda temos um pouco de uma amostra de como ele era no passado através do jogo de canon ambíguo, Fire Emblem Warriors: Three Hopes. E lá, adivinhem só: ele ainda é gostoso!

- Diamant
- Jogo representado: Fire Emblem Engage
E para encerrar a nossa lista principal, temos o jovem príncipe de Brodia, Diamant, de Fire Emblem Engage – falem o que quiser dos designs do jogo, mas os artistas definitivamente acertaram no pessoal de Brodia. Com mais um ruivo em nossa lista, Diamant não é apenas um jovem-adulto bonito, como também é um monarca capaz, um ótimo aliado e um membro da família real que se preocupa com seu irmão mais novo e seus acompanhantes.
Sendo introduzido logo depois de Alfred na lista dos “nobres principais” de Engage, nós vemos Diamant como alguém capaz, mas para os que realmente jogaram Engage e sua DLC sabem que essa “capacidade” é uma fachada. Por dentro, Diamant é alguém assustado e que não quer ver mais ninguém morrendo, suas preocupações com a guerra com Elusia se tornam realidade quando ele vê seu pai sendo sequestrado e depois morrendo diante de seus olhos.
Mas não se preocupem com o bem-estar dele, afinal, Diamant é alguém “forte de corpo, e forte de coração”!
Menção honrosa
- Soberano divino
- Jogo representado: Fire Emblem: Fortune’s Weave

Incluído na lista UNICAMENTE por sua aparência, diferente da maioria daqui. O Soberano Divino ainda é um personagem que (até o dia deste artigo, pelo menos) desconhecemos além de sua breve aparição na abertura dos Jogos Heroicos, no primeiro trailer de Fortune’s Weave.
As únicas coisas que sabemos sobre o Soberano Divino é que ele é um personagem central da história e que também é um Nabathean, como Seteth, Flayn, Rhea, etc. Com possíveis conexões a um dos quatro apóstolos citados em Fire Emblem: Three Houses – Cindered Shadows, o Soberano Divino é um personagem que nos intriga muito, e que esperamos ver em uma alt de Heroes, de preferência sem nenhuma veste cobrindo seu peito!
Participação especial!

- Gilbert
“Ué, por que eu estou adicionando outro personagem de Three Houses, e um pai ausente feio ainda por cima?” é o que eu estaria me perguntando se:
- Não fosse eu que estivesse escrevendo o texto.
- Eu não soubesse que Gilbert é esse!
Senhoras e senhores, o personagem em questão não é de nenhum Fire Emblem específico, mas sim de um jogo que bebe bastante da inspiração da franquia, que é…

- Jogo representado: Unicorn Overlord
Gilbert é o jovem príncipe do reino de Drakenhold, que é forçado ao papel de rei quando seu pai é assassinado pelo exército de Zenoria e seu irmão foge das responsabilidades, se achando incompetente para assumir o trono. Gilbert é um personagem carismático, e possui o certo carisma de uma história de luta ala Davi vs. Golias, onde ele tenta juntar forças para retomar Drakenhold aos seus legítimos monarcas, mesmo sabendo do nível de força do império.
Acima de tudo, Gilbert é a minha chance de inserir um personagem mais twink na lista. Afinal, se eu não posso ter os twinks de Fire Emblem, terei os de outra franquia!
E viveram felizes para sempre…
No fim do dia, essa lista existe apenas para ser algo bobo que o site faz para matar o tempo. Os personagens de Fire Emblem, em sua maioria, sempre vão encaixar um pouco no estilo bishōnen que agrada tanto a homens quanto mulheres.
Para os que estão lendo isso no dia de São Valentim ou até mesmo no dia dos namorados (já que para o Brasil, esse é em junho), aproveitem o tempo com o seu parceiro(a) para os que podem, enquanto os que não podem, façam aquilo que diverte vocês, é só um dia como qualquer outro e vocês merecem ser reconhecidos por quem são.
Agora se me derem licença, irei brigar com minha noiva enquanto ela simpa aquele emo do Felix Hugo Fraldarius de Three Houses.
