Desenvolvido pela Ratata Games, “Ratatan” é um jogo de estratégia rítmico e sucessor espiritual da série Patapon, da Sony — inclusive, o projeto está a cargo do criador de Patapon, Hiroyuki Kotani, enquanto o designer de som principal por Kemmei Adachi (Patapon, LocoRoco) e Kenei Nakasha, este último sendo o diretor da série .hack.
Ademais, Ratatan é um projeto fruto de uma campanha de financiamento coletivo, no qual uma campanha no Kickstarter foi iniciada em 31 de julho, garantindo uma versão de PC como meta inicial. Para consoles, a meta foi bem-sucedida recentemente, garantindo uma versão para Nintendo Switch também. Sua janela de lançamento está para 2025.


A jogabilidade de Ratatan incorpora uma combinação única de ritmo e estratégia, onde o jogador assume o papel de um maestro controlando as ações de um lindo exército de personagens Ratatan. Por meio de comandos no controle, cada botão representa uma das quatro frases musicais e deve ser tocado em sincronia com um ritmo estabelecido para dar instruções ao exército.
Aqui está um trailer de gameplay:
