Desenvolvedora: Aquiris
Publicadora: Epic Games
Data de lançamento: 14 de Setembro, 2023
Preço:R$112,50
Formato: Digital
Análise feita no Nintendo Switch com cópia fornecida gentilmente pela Epic Games.
Revisão: Marcos Vinícius
Horizon Chase 2 chegou de surpresa ao Nintendo Switch na última semana, acelerando com tudo no console. Trazendo uma jogabilidade divertida, um belo conteúdo single-player e a adição de um modo online para disputas, o game chega trazendo a mistura de nostalgia de seu original com adições vistas em títulos mais modernos do gênero e do mercado de games em si.
Um horizonte de adrenalina

Horizon Chase 2, assim como seu título original, são inspirados nos clássicos títulos de corrida dos anos 80 e 90. Em especial, o clássico Top Gear, lançado no Super Nintendo. Sendo assim, Horizon Chase 2 apresenta uma jogabilidade bem arcade, focada em velocidade acima de tudo e reflexos rápidos.
Sendo uma sequência, Horizon Chase 2 é bem familiar para aqueles que experimentaram o primeiro título da série. A fórmula continua igual aqui, mas o estúdio brasileiro Aquiris, agora conhecido como Epic Games Brasil, introduziu algumas novidades que modernizam ainda mais o estilo clássico, além, é claro, de também colocar o jogo como uma peça dos tempos em que vivemos.

O principal modo de jogo agora é o World Tour, que funciona de maneira similar à carreira do original. Os jogadores encaram uma variedade de pistas diferentes que são inspiradas em cidades e regiões de um dos seis países presentes no jogo: Estados Unidos, Brasil, Marrocos, Itália, Tailândia e Japão. Cada um desses países possui suas próprias pistas que estão cheias de referências à cultura local e à cultura pop daquele lugar.
É no World Tour onde habilitamos os veículos e torneios adicionais, além de peças e níveis de melhoria. Uma das novidades deste modo é o adicional de desafios que não sejam apenas corridas normais. Agora, além dos circuitos com voltas – que variam entre 2 e 5 voltas – também há desafios contra o relógio e corridas de sprint, de um lugar até o outro, que ajudam a dar um pouco de variedade.
As novidades que justificam o número 2

O primeiro Horizon Chase era um jogo divertidíssimo, mas que deixava a desejar em certos pontos. Felizmente, o segundo game foca em alguns dos problemas do original e adiciona coisas que estavam lhe faltando. Seguindo a moda de muitos jogos de corrida, agora existe um sistema de melhorias, em que subindo de nível com certos carros, é possível adquirir pontos e melhorar um de seus atributos.
Além disso, também existe um shop onde é possível comprar itens de customização, como pinturas e body parts específicas. Não é algo tão complexo ou profundo como em outros títulos, mas é uma novidade bem bacana, especialmente quando é colocada junto com a outra grande adição de Horizon Chase 2.

Horizon Chase tinha um divertido modo multiplayer local que era bem remanescente dos títulos originais que o game se inspirava. Apesar disso, existia um porém que decepcionou um pouco aqueles que não tinham amigos próximos para aproveitar o modo, a falta de opção online. Horizon Chase 2 adiciona pela primeira vez na série, a opção de jogar com outras pessoas via online, além de permitir cross-play entre plataformas.
O online permite disputas tanto com amigos quanto pessoas aleatórias da internet. O modo online também possui algumas coisas bem conhecidas dos fãs de jogos modernos. Existe uma progressão no modo online que permite que jogadores habilitem cores e outros adicionais para os veículos, incentivando assim a jogatina por vários dias no modo online.
Subindo e descendo a colina

O lançamento surpresa de Horizon Chase 2 foi algo inesperado, mas que com certeza foi bem recebido por aqueles que o esperavam ansiosos para jogar em seus Switch. O título já estava disponível no Apple Arcade desde o ano passado, e talvez, por isso, ele tenha chegado primeiro ao Switch e PC antes de outras plataformas.
O jogo funciona muito bem tanto no modo portátil quanto na dock do Switch, rodando sem lentidão. Os visuais são bons, com cores brilhantes e uma bela utilização de iluminação para deixar as coisas ainda mais bonitas, assim como dar aquele toque especial nas corridas. Falando em efeitos visuais, algumas das corridas agora também possuem efeitos de tempo, como noite ocorrendo durante as voltas finais e tempestades de neve, areia ou chuva, dependendo do local. São efeitos visuais muito legais que adicionam um desafio extra, especialmente quando toda a tela é coberta pelo efeito.

A trilha sonora é outro ponto positivo, assim como foi o caso do original. Barry Letch mais uma vez produziu a música, que mistura uma série de diferentes estilos musicais e instrumentos para gerar algo único. Cada país tem seu próprio ritmo que mistura batidas familiares de suas culturas.
Assim como tem pontos positivos, Horizon Chase 2 também tem alguns pontos que deixa a desejar. O título não é tão difícil, com poucos desafios sendo apresentados ao jogador. A inteligência artificial é um pouco fraca nesse quesito, oferecendo quase nenhum perigo. As pistas em si só acabam ficando difícil próximas do final do World Tour, e sua dificuldade só significam um layout um pouco mais complicado, com curvas bem mais fechadas e próximas uma das outras, além de diminuírem sua largura, fazendo ultrapassagens serem mais desafiantes e requerendo uma precisão maior do jogador.
Um ponto que estraga a diversão: bugs

Infelizmente, nem tudo é um mar de rosas em Horizon Chase 2. O jogo possui alguns problemas originários do port de Nintendo Switch, que resultaram em alguns bugs esquisitos que podem atrapalhar a experiência de quem gostaria de aproveitar o título. Existem alguns travamentos aleatórios, erros gráficos como rodas de veículo sumindo e até a UI bugando e colocando todos os botões como RB.
Os travamentos são os piores erros, pois eles costumam ocorrer sempre ao final de uma corrida. Durante minha experiência, encontrei dois travamentos ao terminar corridas diferentes, um antes dos resultados e outro na tela de resultado, além de um travamento ao tentar reiniciar uma corrida. Erro este que incomoda, especialmente porque os tempos de carregamento são um pouco grande demais.
Algo que notei, contudo, é o fato de que os problemas parecem surgir conforme você vai avançando no modo World Tour. De início, não encontrei nenhum problema, contudo, conforme fui chegando nas últimas corridas, muitos erros foram surgindo. Felizmente, durante nosso teste, um representante da Aquiris entrou em contato indicando que os desenvolvedores estão trabalhando em um patch que chegará para corrigir esses problemas no futuro, então é bom saber que estão trabalhando para melhorar a experiência do jogo.
Diversão descontraída com um toque de nostalgia

Horizon Chase 2 é um jogo muito divertido, sendo extremamente recomendado para os amantes de jogos de corrida arcade que só querem se divertir sem se preocupar com sistemas complexos. Belos visuais, ótimas referências, música muito boa e a inclusão de um modo online, fazem com que este seja um dos melhores títulos de corrida arcade lançados este ano para o console.
Os pequenos problemas e bugs mencionados podem atrapalhar um pouco a experiência, mas de uma forma geral, não é nada tão problemático. Com a Aquiris trabalhando em um patch de correção, em breve estes serão problemas temporários. Além disso, se a desenvolvedora trazer conteúdo adicional como pistas e veículos extras, Horizon Chase 2 tem tudo para se tornar um dos mais divertidos títulos de corrida do Nintendo Switch.
Prós:
- Jogabilidade simples e divertida;
- Modo online para jogar com amigos de longa distância;
- Modo online para jogar com amigos de longa distância;
- Customização oferece um incentivo extra para utilizar certos veículos;
- Efeitos visuais novos são uma ótima adição;
- Música continua fantástica.
Contras:
- Tempos de carregamento são um pouco longo demais;
- Alguns bugs bizarros atrapalham a jogatina;
- Baixo desafio.
