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Preview | Another Code: Recollection

Ivanir Ignacchitti 22/12/2023

Desenvolvedora: Arc System Works
Publisher: Nintendo
Lançamento: 19 de Janeiro, 2024

Prévia feita com versão demo disponível na eShop do Nintendo Switch.

Revisão: Davi Sousa

Durante a era DS e Wii, a Nintendo investiu em vários projetos menores para expandir o seu mercado. Em meio a investimentos em obras casuais e títulos experimentais em vários gêneros, ela firmou uma parceria com a Cing, uma desenvolvedora que já não está mais entre nós, mas cujo estilo de obra de aventura deu origem ao clássico Hotel Dusk e sua sequência, Last Window.

Porém, essa parceria também rendeu a criação de uma outra dupla de títulos de aventura em uma série chamada Another Code. Ambas as obras serão reunidas em Another Code: Recollection, um pacote honestamente inesperado que tem a chance de revitalizar esses clássicos e reapresentá-los a uma nova geração.

Um puzzle de memórias

Another Code é uma série de jogos de aventura focados na resolução de puzzles e em uma trama misteriosa. O primeiro título, que foi lançado como Trace Memory nos Estados Unidos, conta a história de Ashley, uma garota que descobre que seu pai está vivo na véspera de seu aniversário de 14 anos. Após receber uma carta dele, a jovem e sua tia, que a criou como se fosse sua mãe, partem para uma ilha remota.

Em 2009, quatro anos após Trace Memory ser lançado no DS, uma sequência chegou ao Wii no Japão e na Europa. Intitulado Another Code R: A Journey Into Lost Memories, o jogo leva Ashley a descobrir mais detalhes sobre o passado de sua família. Ele nunca deu as caras nos Estados Unidos, fazendo com que o pacote seja a chance de expandir o seu alcance.

Antes do lançamento do pacote duplo no Switch, a Nintendo liberou uma demonstração gratuita na eShop que nos permite experimentar o primeiro capítulo do primeiro jogo. Francamente falando, é impressionante ver o cuidado que ele tem para atualizar a experiência do original, que intercala elementos 2D e 3D e se aproveita das duas telas do DS.

Na nova versão, temos uma obra que adapta boa parte do que antes eram ilustrações 2D para o 3D, mantendo uma estilização de animação japonesa com um toque de suavidade e brilho que dão ao jogo um aspecto bem único. Embora haja algumas alterações no traço, que agora parece mais limpo, ainda há uma sensação de fidelidade ao original. Dessa forma, temos a expectativa de mais coesão estilística entre os dois jogos, o que é aparente já nos trailers que tivemos até o momento.

Refazendo as memórias

Só pelo primeiro capítulo presente na demo, já é possível notar várias alterações em Another Code: Recollection que visam atualizá-lo. Logo de cara, somos jogados em um trecho de gameplay intermediário do capítulo antes de sermos apresentados ao início da história, e vários elementos interativos foram alterados.

Na versão de DS, tínhamos alguns desafios básicos voltados a aproveitar a tela de toque do DS para ativar alavancas e retirar obstáculos do caminho. Eles não estão mais presentes e Another Code: Recollection ignora completamente a possibilidade de uso de toque no Switch no modo portátil até para avançar o texto e selecionar opções na tela, o que seria bem intuitivo se o recurso existisse aqui.

Tendo em vista que não é uma boa prática forçar o jogador a usar o modo portátil se ele não quiser, o primeiro capítulo do jogo explora outras opções de puzzle. Dois desafios envolvem descobrir códigos para abrir portas, um outro implica em colocar uma tábua na posição certa para servir de ponte, e há ainda um que brinca um pouco mais com as capacidades do Switch, exigindo o uso do giroscópio para retirar uma chave escondida dentro de um objeto.

De forma geral, as escolhas fazem sentido para a nova estrutura e fico curioso para ver os puzzles que estarão presentes nos próximos capítulos. Além disso, vale destacar que a apresentação geral da narrativa sofreu várias mudanças. Há um uso maior de cutscenes, além demudanças no texto e até na forma como determinados detalhes são apresentados. Vai ser interessante comparar as duas apresentações após o lançamento completo.

A demo também demonstra algumas opções de qualidade de vida. Primeiramente, é possível ativar um “assistente de navegação” que indica a direção para chegar ao próximo objetivo no mapa. Isso facilita encontrar até mesmo objetos que foram posicionados de forma mais escondida, mas, se o jogador quiser evitar esse elemento para poder encontrar os itens por conta própria, basta desativá-lo no menu. Pistas de como resolver os puzzles também podem ser ativadas e desativadas.

Nos momentos de diálogo, é possível fazer as mensagens avançarem automaticamente e pular as cutscenes. Também é interessante que o jogo opta pela língua padrão do sistema, mas permite alterar tanto texto quanto voz a qualquer momento no menu.

Um dos poucos elementos que confesso ter achado um problema em potencial é o posicionamento da câmera. Durante a exploração das áreas, ela fica muito próxima da cena e acaba dificultando a visibilidade em alguns momentos. Torço para que isso não afete tão significativamente a experiência geral.

Um outro código

Embora seja ainda um gostinho bem inicial do jogo, a demo é uma ótima oportunidade para ver a proposta do remake. Para o primeiro título, trata-se de uma reimaginação completa voltada a aproveitar o novo sistema e a riqueza de detalhes dos novos modelos 3D de forma a deixar os dois títulos alinhados em estilo. Ainda é cedo para avaliar se as escolhas gerais farão a nova edição superar totalmente o charme da original, mas Another Code: Recollection promete ser uma obra em que fãs de aventuras narrativas japonesas definitivamente devem ficar de olho.

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Fã de jogos japoneses, é difícil encontrá-lo em algum lugar sem um portátil na mão.
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