Desenvolvedora: Nintendo Cube
Publicadora: Nintendo
Gênero: Party Game
Data de lançamento: 17 de Outubro, 2024
Prévia feita com base na demo testada pelo redator na Brasil Game Show.
Revisão: Marcos Vinícius
Com a promessa de ser o maior Mario Party até então, “Super Mario Party Jamboree” está para chegar em 17 de outubro, propondo-se a expandir não apenas a subsérie “Super”, mas também o que a série fez até então, desde suas convenções até outros aspectos da mesma. Dentre muitos caminhos para seguir, qual seria o mais saudável para uma franquia tão tradicional da Nintendo? Mudar completamente? Consistência?
Com esta missão, nós, do NintendoBoy, fomos à BGS para testar a demo da mais nova entrada de Mario Party, para assim ter um vislumbre do que a Big N almeja para a expansão de conceitos de seu clássico.
Ainda não é possível ter completa noção do que vai ser
Antes de entrar no mérito do conteúdo da demo em si, é necessário apontar o fato de que, comparado ao que o último overview trailer do game mostrou em seus 5 minutos de conteúdo, a demo se limita a dar um vislumbre de uma gama de mini-games, como por padrão em Mario Party.
Tais não são sua totalidade, pois muitos do que fora mostrado anteriormente não estavam lá, sendo muito positivo ao notar-se que mesmo não sendo sua totalidade, com certeza estava recheada de conteúdo neste quesito. Devido ao curto tempo e grande circulação de jogadores no estande, não foi colocado um jogo completo para se ter noção de como as novidades mostradas anteriormente seriam na prática, apenas dos mini-games.
Com isto em mente, é essencial entender o que a Nintendo nos trouxe na BGS, se trata de um aspecto do jogo – considerado talvez a essência da série –, porém não tudo o que o game tem a oferecer, com tudo que for dito aqui estando sujeito à grandes mudanças ao se experimentar o produto completo para uma review.
Consistência e simplicidade

Qual é a experiência que você, leitor, tem em mente ao se pensar na série Mario Party? A minha se resume a jogar com amigos e família e ver disputas amigáveis ao ver as tamanhas viradas de jogo que o game proporciona não só no tabuleiro em seu late-game, como também o fato de que os mini-games conseguem despertar um senso de competitividade dormente dentro até mesmo do mais passivo dos jogadores.
Tendo isto em mente, as brincadeiras hão de ser fáceis de se executar, devido ao fato de que esta franquia almeja uma acessibilidade por si só, desde seus primórdios. Mesmo ao testar suas entradas de N64 no Nintendo Switch Online, sinto que o jogo consegue executar bem a ideia de simplicidade, não sendo diferente em Super Mario Party Jamboree. Há momentos em que pode-se perguntar se o game não deveria introduzir algo um pouco mais complexo porém, a nova entrada acerta muito ao criar mini-games realmente fáceis de aprender. Consistência e dedicação é a chave.
Muitas brincadeiras dos primórdios da série retornam, desde o clássico carrinho de corrida até a famosa disputa de jogar seu companheiros de jogo para fora do ringue com Mario e seus amigos rolando em cima de uma bola de circo. Há pequenos games novos que carregam a essência dos jogos de pergunta e resposta, achar a peça certa, dentre outros. Apesar de em sua maioria simples, há aqueles que fazem algo um pouco mais complexo, como a incrível corrida de Yoshi em um cenário um pouco mais complexo do que a série costuma oferecer.
Os jogos continuam extremamente intuitivos e bem amigáveis com qualquer pessoa. Super Matio Party Jamboree opta por continuar com a simplicidade que Mario Party, sendo acessível a qualquer um. A competitividade amigável de se jogar em uma roda de amigos continua, até mesmo entre um grupo de desconhecidos como foi em minha primeira tentativa ao testar o game na feira.


Super Mario Party Jamboree é acessível para jogadores casuais e, como por padrão, isto é muito positivo. Por mais que não faça sentido esperar que a Nintendo optasse por uma ideia diferente para a série, ressaltar nesta preview que, Mario Party continua um jogo casual e divertido, é essencial e também, muito necessário.Tudo isto significa que o caminho escolhido para Mario Party foi um respeito à suas raízes, embora novas expansões por vir também.
Nenhum mini-game com controle de movimento nesta demo
No supracitado overview trailer, havia um grande destaque sobre como muitos dos pequenos games – alguns deles também releituras de entradas passadas – utilizavam de controles de movimento.
Ao experimentar todos os presentes na demo, todos eram aos moldes de controles analógicos, não consegui ter um vislumbre de mini-games com motion controls como o de controlar um campo de golfe com o Joy-Con e fazer com que uma pequena bola entre no buraco, dentre outros.Acredito que um vislumbre deste tipo de mini-game seria positivo para que os interessados pudessem ter uma noção de como o game seria.
Mesmo que esta feature não seja inédita na série, uma prévia para o consumidor seria muito positiva. Resta a nós conferir no jogo final.

Devidamente traduzido
Em meio à muitas reclamações de jogadores com a Nintendo nos últimos anos, muito se fala sobre a empresa traduzir o game para Português Brasileiro, o que novamente, aconteceu.
Mario Party Superstars havia sido traduzido anteriormente, o que faz com que, mesmo não sendo o primeiro, Super Mario Party Jamboree seja talvez a nova regra para a série em nosso país, o que é excepcional e importante por diversos motivos, sendo o principal deles o fato de que para se jogar entre familiares aqui no Brasil, é extremamente necessário.
O jogo estar traduzido em nossa língua é um fator muito importante para a ideia central da série, neste caso, aqui em território brasileiro.
Um vislumbre do que Super Mario Party Jamboree é

Como dito anteriormente, os mini-games – embora a essência da série – não entregam a nós tudo que está presente nos trailers, apenas dão uma pequena impressão do que Jamboree quer fazer. O conteúdo se mostra muito competente no que se propõe a fazer, ainda dando a entender que além daquela infinidade de brincadeiras, o jogo final irá conter uma gama muito maior das mesmas.
Infelizmente não foi possível experimentar uma com controles de movimento, restando nossa curiosidade sobre tais no jogo final. A nova entrada de Mario Party, como por padrão, almeja uma grande acessibilidade com mini-games fáceis de aprender para qualquer pessoa, além de estar traduzido em nossa língua nativa mais uma vez. Embora aos moldes de jogos anteriores, há algumas brincadeiras que expandem um pouco mais o que a série já fez, sem dificultar mais do que deveria.
Apesar de tudo que disse nesta preview, há muitos conteúdos a serem testados pelo consumidor no jogo final em 17 de outubro, desde os tabuleiros – os quais não fui permitido experimentar – como também modos de jogo extremamente promissores no quesito de fazer com que Jamboree seja o melhor Mario Party até então, como as diversas competições fora do modo padrão, como o modo Bowser Kaboom Squad.Super Mario Party Jamboree se faz muito promissor em superar seus antepassados, apenas sendo uma incógnita com a demo não mostrando o suficiente para se teorizar se isto há de se concretizar agora ou não.
Resta a nós então, jogar o jogo final.
- Review | INAZUMA ELEVEN: Victory Road - 31/12/2025
- Pokémon TCG Pocket — Monstro! Deck do Mega Charizard Y ex é OHKO em TUDO! - 27/12/2025
- Métodos de EV e IV Training em Pokémon Legends: Z-A - 21/12/2025
