Desenvolvedora: B.B. Studio, Artdink
Publicadora: BANDAI NAMCO Entertainment
Gênero: RPG de ação
Data de lançamento: 22 de maio de 2025
Preço: R$ 214,90
Formato: Digital
Análise feita no Nintendo Switch com cópia fornecida gentilmente pela BANDAI NAMCO Entertainment.
Revisão: Manuela Feitosa
Já fazia um tempo que eu não trazia review de jogos para vocês aqui no NintendoBoy, já que meu foco tem sido os textos semanais de Pokémon Horizons. Mas como eu sou um fã assíduo da franquia Gundam, não podia deixar de trazer a review desse relançamento.
Dito isso, Mobile Suit Gundam SEED Battle Destiny Remastered é um revival de um RPG de ação do PS Vita, cuja premissa é você reviver as batalhas da série através de um combate frenético e algumas vezes com quantidades absurdas de oponentes no campo de batalha.
Viva a história
Mobile Suit Gundam SEED Battle Destiny começa com você criando o seu personagem e customizando ele com certas habilidades para ajudar durante sua jogatina, habilidades essas que podem ser modificadas ao longo do jogo. A única coisa que fica fixa na criação do seu personagem é a natureza dele, por exemplo, se ele é um NATURAL (pessoas normais sem nenhum tipo de modificação genética) ou COORDINATOR (pessoas modificadas geneticamente antes de nascerem); essa seleção da sua natureza impacta bastante no decorrer do jogo.

Conforme você faz as missões, o seu personagem vai melhorando suas habilidades como piloto, e se ele for um COORDINATOR, os status base dele são altos, porém ele evoluí pouco ao decorrer das missões; se ele for um NATURAL, o status é mais baixo, só que ele evoluí de forma mais consistente ao longo do jogo. Determinados mobile suits quando são pilotados por NATURAL, tem o seu desempenho reduzido de forma drástica.

Além do seu personagem, você tem que criar um parceiro que irá te ajudar ao longo do jogo e você pode dar instruções para ele como: focar em ataques à distância, corpo-a-corpo, focar em defender ou usar o especial. Isso você configura antes de iniciar a missão, podendo selecionar entre a habilidade do mobile suit ou a habilidade do piloto.
Quem não ama robôs gigantes?
Algo bobo, porém que me deixou cativado, pois mostra o carinho que tiveram, foi que as telas de loading são diversos pilotos, heróis e vilões, tanto da série original quanto do Seed Destiny. E convenhamos, o Switch não é o console mais potente do mundo, o que leva a alguns loadings demorados.




Agora a parte que interessa: A GAMEPLAY. Infelizmente a gameplay não é tão fluida, cada mobile suit tem suas características base, porém todos tem uma arma primária e uma secundária. Quando acaba a munição da primária e você aperta o Y que são os vulcans da cabeça, existe um delay até começar a atirar. Testei em vários mobile suits diferentes para ver se era problema com algum específico, porém é problema no jogo em si. Algumas unidades possuem duas, três armas primárias e mesmo apertando o botão para trocar entre elas, o delay para trocar se faz presente.

Se você está achando seu mobile suit lento, com poucas balas na sua arma, ou que seu escudo está acabando rápido demais, não se preocupe, existe a opção de customização dos mobile suit e você pode fazer isso em qualquer uma delas, só que você precisa calcular bem como vai fazer isso, pois as unidades possuem um limite de customização.
Mobile Suits para quem quiser
Conforme você vai jogando, vão sendo desbloqueados novos pilotos e mobile suits. Você não precisa ficar preso ao personagem que foi criado no início do jogo, você pode jogar com protagonistas como o Kira Yamato ou o Shiin Asuka, e pode pilotar mobile suits icônicos como o Freedom Gundam ou Destiny Gundam, que são unidades muito fortes para o jogo.

O jogo classifica as missões com estrelas, e quanto mais estrelas, mais difícil a missão é; as missões iniciais me levaram a crer que o jogo era fácil, só que tem missões ridiculamente grandes com quantidades absurdas de inimigos e quando você acha que a missão acabou, aparece a mensagem que a missão vai continuar, o que algumas vezes me gerou certo pânico.

Existem algumas missões de escolha dentro da própria fase e é necessário escolher qual facção você irá apoiar e você fica preso à opção que você fez até o final do jogo, é necessário fechar a história do Seed ou Seed Destiny para pode visitar as missões opostas a facção a qual você escolheu.
Infelizmente, nem tudo é perfeito
Mobile Suit Gundam SEED Battle Destiny tem a proposta de você reviver a história do anime enquanto você faz parte dela, porém não é apresentado nenhum tipo de cutscene pelo menos dos pilotos interagindo ou de alguma situação importante. Não tem nada, você é jogado no meio do campo de batalha que só muda o cenário entre: colônia, cidade destruída, floresta, deserto, oceano, montanha nevada e espaço. As missões são excessivamente repetitivas, elas são sempre proteger um objetivo, destruir todos os inimigos ou destruir um inimigo enquanto protege um objetivo.

O jogo possui problemas de desempenho, se ocorrer uma explosão muito grande na tela, tem uma queda de FPS muito brusca; ano passado teve o filme do Seed Freedom e ele poderia ter sido trago como missões extras, mas não fizeram questão de fazer isso, o que mostrou que a desenvolvedora teve um certo capricho para um lado e para o outro, infelizmente, eles largaram de mão. Em pleno 2025 o jogo não possui legenda em PT-BR, e o ponto principal que me matou por dentro é que o jogo não tem NENHUMA música do anime, não tem uma ignited, invoke ou até mesmo meteor.
Pros:
- Nostalgia pura para quem curte o anime;
- Variedade e customização de Mobile Suits;
- Gráficos aprimorados.
Contras:
- Missões repetitivas;
- Falta de cutscenes;
- Falta de localização para nossa língua;
- Falta das músicas do anime.
Nota
6
- Pokémon Horizons: Episode: Mega Evolution — Episódio 114 | O Chefe apelão quando ele se junta à sua party - 26/10/2025
- Pokémon Horizons: Mega Voltage — Episódio 111 | Fim de arco, o saldo final: prometeu tudo, entregou nada - 21/09/2025
- Review | Towa and the Guardians of the Sacred Tree - 18/09/2025
