Sejam bem-vindos ao report do último dia do Pokémon World Championship!
Neste artigo, veremos os consagrados campeões dos 4 principais jogos assim como de todas as subcategorias. Se no sábado (16) foi um dia cheio de partidas incríveis, domingo foi um dia menos cheio mas com partidas ainda mais incríveis.
Leia também:
Acompanhem o fim dessa jornada do maior evento de Pokémon competitivo do ano!
Pokémon UNITE
A final de Pokémon UNITE se trata de uma série melhor de 5. Isso é algo muito bom, pois em um formato mais longo os jogadores têm mais tempo para se adaptar e performar em resposta a seu adversário, mostrando com ainda mais clareza quem é o melhor de uma vez por todas. Vamos fazer o recap jogo a jogo:
Partida 01
A final de Pokémon UNITE abriu com uma partida bastante dominante do lado da Zeta Division. Eles começaram com uma vantagem substancial para seu Leafeon, que conseguiu uma eliminação logo cedo. A Peru Unite tentou compensar com uma boa luta nas mãos do seu Zacian, mas não foi o suficiente para aliviar. A partida foi uma excelente performance da Zeta Division até a luta pelo Rayquaza.
Na luta pelo Rayquaza, no entanto, a Peru Unite conseguiu o roubo do Lendário com uma luta caótica, imprimindo seu ritmo. Mas não foi o suficiente, pois o único que realmente pode pontuar com o buff foi o Charizard, e para isso tiveram que abrir mão de defender a base, o que culminou no 1-0 para a Zeta Division.
Partida 02
A Peru Unite sabia que não poderia vencer como estava e pisou no acelerador para a segunda partida. Conseguiram deixar seu Leafeon à frente e também garantir que a pontuação deles ficasse à frente durante toda a partida. Foi um jogo especificamente frenético com idas e voltas e lutas incessantes.
A Peru Unite buscava aumentar sua vantagem enquanto a Zeta Division buscava Pick offs para minar a potência do time latino-americano, mas não adiantou, uma vez que a Peru Unite foi capaz de impedir o Rayquaza e garantir a vantagem de pontos, ganhando assim a segunda partida da série.
Partida 03
A terceira partida começou com um draft inusitado: a Peru Unite trouxe Lucario e Inteleon na sua composição, dois Pokémon de baixa prioridade no meta do momento.
Com lutas extremamente dinâmicas, excelentes snapshots do Inteleon e uma performance extraordinária do Lucario, a Peru Unite conseguiu garantir não uma, mas duas lutas na frente de Rayquaza. Optando por não iniciar o objetivo, conseguiram uma execução limpa com uma pontuação maior, virando a série com jogos de muita qualidade e pressão.
Partida 04
O destaque da quarta partida foi a garra da Peru Unite. Vimos um time de grande talento e qualidade jogando na zona, atropelando seu adversário, decidindo o ritmo do jogo e respondendo sempre a altura quando necessário.
A assertividade da Peru Unite levou eles a tudo que poderiam querer. Conseguiram os Regi’s de prioridade, venceram as team fights importantes, garantiram o Rayquaza, e assim, conquistaram o campeonato mundial! Após muitas tentativas na trave, a Peru Unite supera todos os obstáculos e se torna o time Campeão Mundial do Pokémon World Championship 2025.
Confira algumas imagens desse momento histórico:
Para a Aegis Flames e para os brasileiros, resta a consolação de que fomos eliminados pelo campeão mundial, e a surra nem foi tão grande.
Pokémon GO
A grande final entre Beelzeboy, da Índia, e P4TOM4N, da Espanha, se desenhou de forma dramática durante o dia 2, que veio principalmente como uma chance de vingança para Beelzeboy. O jogador que eliminou o competidor brasileiro mais forte no sábado, Beelzeboy agora tinha uma nova chance de dominar P4TOM4AN, o jogador que o venceu no dia anterior.
Partida 01
Logo na primeira partida da série, Beelzeboy conseguiu leituras precisas e acertou um heavy damage do Galarian Moltres no Shadow Marowak, garantindo o momento para uma boa posição numa disputa entre Lapras que culminou em vitória para o jogador indiano.
Partida 02
Com uma lead de Galarian Moltres (Beelzeboy) vs. Cradily (P4TOM4N), a partida começou muito intensa com os dois escudos do Galarian Moltres tendo sido gastos. Isso levou a uma situação muito delicada que colocou Galarian Moltres na posição de um switch difícil onde ele foi abatido, seguido por um ataque duplo por parte do Lapras contra o Steelix que garantiu a vitória do P4TOM4N nessa segunda partida.
Partida 03
No terceiro jogo, Beelzeboy tomou as rédeas novamente, conseguiu dominar uma match de Galarian Moltres e Kantonian Marowak, e abusou do seu bom posicionamento de escudos para garantir uma vitória limpa, com um double Fly do Galarian Moltres que levou a uma vantagem contra Golisopod.
Partida 04
A quarta partida foi introduzida contra uma potente mirror match de Lapras contra Lapras que saiu favorável para Beelzeboy, seguida de uma luta entre Galarian Moltres e Forretress que também saiu favorável para Beelzeboy. Issso tornou essa partida muito interessante, pois Beelzeboy tinha dois Pokémon com pouca vida, mas P4TOM4N tinha o Galarian Corsola com matchs favoráveis.
Ainda assim, Beelzeboy soube quando e como usar seus escudos e ataques, e acabou um pouco mais perto de ter o campeonato mundial na mão. Ao ganhar essa série, o sonho de Beelzeboy estava mais vivo do que nunca.
Partida 05
Claro, isso só colocou as coisas em território neutro. Beelzeboy, por ter vindo da chave dos perdedores e já ter perdido para P4TOM4N anteriormente, precisaria ganhar duas vezes para se consagrar campeão. Com isso, Beelzeboy tentou manter o momentum, iniciou em uma boa match para o Steelix e conseguiu um catch, trocando no momento certo para Galarian Moltres e absorvendo um ataque de grama. Isso colocou o indiano na frente para setar sua vitória nesta partida.
Partida 06
Essa partida começou com a reação do P4TOM4N, que colocou o Galarian Moltres em uma posição muito difícil e garantiu o K.O. Além disso, o jogo de pressão do jogador espanhol fez com que Beelzeboy gastasse todos os seus escudos na primeira luta, e isso gerou a vantagem que garantiu a vitória de P4TOM4N. A Espanha estava viva e tínhamos uma série, o drama só crescia e a série alcançava 1-1.
Partida 07
Uma partida extremamente intensa que começou com uma luta de Galarian Moltres (Beelzeboy) e Golisopod (P4TOM4N), dando toda a vantagem para Beelzeboy por ser muito bem jogada. Mas isso não garantiu o jogo, já que P4TOM4N reagiu com um golpe de Cradily, capaz de minar quase que por inteiro a vida do Anihilipe adversário.
Num final muito disputado, Beelzeboy consegue se segurar e garantir mais uma vitória, estando a uma partida de distância da vitória.
Partida 08
Em um jogo dramático, Beelzeboy e P4TOM4N jogaram em torno de uma match específica de Galarian Moltres vs Cradily. Todos os escudos e energia foram para esse confronto, e P4TOM4N saiu vitorioso dela, gerando a vantagem necessária para empatar a série.
Partida 09
Não havia mais pra onde correr, todo o sangue, suor e lágrimas foram para esse momento. Com uma virada na situação anterior, Beelzeboy resolveu usar todos os seus escudos na match de Galarian Moltres contra Cradily, e prosseguiu com bons switchs e um excelente Brave Bird de Moltres que pegou o Lapras inimigo em cheio e gerou a situação perfeita.
No último turno, tivemos a situação emocionante do Lapras carregado de Beelzeboy soltando três ataques seguidos e eliminando cada Pokémon de P4TOM4N, garantindo assim o título. No fim das contas, Beelzeboy conseguiu vencer o campeonato mundial em um time campeão que, curiosamente, não levava Cradily, o Pokémon zeitgeist do momento.
Embora Beelzeboy tenha destruído o sonho de alguns brasileiros, pelo menos podemos dormir em paz. Tivemos o terceiro e quarto melhores jogadores do campeonato, e fomos eliminados pelo campeão mundial. Beelzeboy hoje dorme como o maior Mestre Pokémon de sua categoria em uma série emocionante de 4 rodadas e outra de 5 rodadas, nos dando o maior show de final da história do Pokémon GO!
Pokémon TCG
O TCG é uma das categorias mais tradicionais do cenário e sempre traz fortes emoções. No último dia estávamos na expectativa, principalmente pela partida de Gabriel Fernandez, que representaria o Brasil na divisão Senior. Com as ACE SPEC no meta, os jogos de TCG ficam especificamente dinâmicos e divertidos, por isso tivemos três finais incríveis; acompanhem:
Divisão Junior
A divisão Juniors é a dos nossos pequenos, mas aqui só temos gigantes! A disputa entre jogadores dessa vez foi entre Dragapult ex e Raging Bolt ex, do americano Jose Cruz Galindo Resendiz e o japonês Yuya Okita, respectivamente.
Partida 01
Na primeira partida, o jogador Jose Cruz Galindo Resendiz teve um terrível azar no sorteio dos prizes, e acabou com dois Drakloak e um Drappy premiados, de forma que a consistência de seu deck foi cortada pelo menos pela metade. Isso deixou Yuya Okita numa posição de dominância no começo da partida, e o Snowball foi imparável. A vitória veio com tranquilidade para o jogador japonês, mas claro que essa tendência não poderia garantir a vitória para ele nas partidas seguintes.
Partida 02
Acreditem se quiser, na segunda partida o estadunidense jogou dois Drakloak no prize de novo, o que minou a consistência do deck dele novamente e garantiu uma vitória avassaladora para o jogador Japonês. Confesso que não foi a final Juniors mais interessante da história, mas é bom ver as crianças competindo e vivendo o sonho. Afinal, quem são as maiores treinadores Pokémon de coração se não elas?
Divisão Senior
Aqui foi onde realmente moraram as esperanças e sonhos dos treinadores brasileiros. Nessa categoria, o jogador BR Gabriel Fernandez, da Tuzzy Gaming (que inclusive entrevistamos semana no NintendoBoy, veja aqui), enfrentava o chinês Fuguan Liao.
Acompanhem essa série histórica que fez a nação vibrar:
Partida 01
Gabriel conseguiu, no começo da partida, usar seu combo de Buddy-Buddy Poffin e Tetchnical Machine: Evolution para conseguir dois Zoroark ex do N no seu banco. Seu adversário respondeu a altura, montando seu setup de Goldhengo ex com Joltik e Iron Hands.
Gabriel conseguiu o primeiro prizs dando um K.O em um Pokémon básico, enquanto Fuguan continuou grindando energias para seu Deck. O jogador brasileiro continuou pegando mais um prizs, mas seu inimigo terminou de construir seu board e começou retaliando. A partida levou mais algum tempo e continuou parelha, até que os dois jogadores tivessem dois prizes restantes.
Gabriel então optou por iniciar uma jogada defensiva para construir sua vitória para o próximo turno. Fuguan, no entanto, não permitiu a mudança de postura e começou a construir seu ataque final, quando uma tragédia aconteceu para o chinês: uma carta virada no deck apareceu. Isso acarretou em uma pausa de análise para os juízes, mas felizmente o mal entendido foi resolvido, e a primeira partida foi para Fuguan Liao.
Partida 02
No segundo jogo, Gabriel rapidamente encheu seu banco de Zorua do N, enquanto seu adversário estava com dois Goldhengo ex no prize. Infelizmente, Gabriel não conseguiu jogo no segundo turno e teve que passar, o que deu a Fuguan a chance de finalizar seu Pokémon e ganhar dois prizes.
O deck de Gabriel continuou não rodando rápido o suficiente, e o chinês conseguiu completar seu board dos sonhos. Gabiel fez uma jogada emergencial, onde puxou a Latias inimiga, único Pokémon de dois prêmios no K.O range dele, e conseguiu seus primeiros dois prizes do jogo. Fuguan respondeu com seu Pikachu ex previamente setado e conseguiu mais dois prizes, faltando apenas dois para o fim da partida.
Mas Gabriel conseguiu finalmente buscar a Bloodmoon Ursaluna ex e virar a partida com uma jogada milagrosa que garantiu o 1-1, seguindo para a terceira partida.
Partida 03
A terceira partida, ironicamente, começou com leads pobres para os dois jogadores. Gabriel energizou e passou, como fazemos com decks estruturais. Enquanto isso, Fuguan conseguiu fazer muito mais com seu Miraidon ex ao trazer os Pokémon que começaram a fazer seu deck funcionar, até que conseguiu ativar seu Joltik e energizar seu Miraidon.
A partir daí, as coisas ficaram bem ruins para Gabriel. Ele tentou ciclar suas cartas e até utilizou uma Cleffa, mas não conseguiu uma boa mão. Quando Gabriel conseguiu o primeiro golpe de 2 prizes seu inimigo já tinha 4. Fuguan não conseguiu finalizar o jogo no turno seguinte, mas energizou seu Pikachu ex.
Gabriel então deu a volta e conseguiu puxar o Pikachu ex inimigo com seu Zorua do N, deixando os brasileiros sonharem. Mas quando Fuguan comprou sua carta, um Boss Order, foi o fim da linha para Gabriel Fernandez. Aqui, mais uma vez, eu só posso dizer que o Brasil foi infelizmente eliminado pelo campeão mundial.
Gabriel Fernandez ainda é uma lenda, um herói entre os treinadores nacionais, fez uma temporada sem precedentes e garantiu uma série incrível de conquistas. Ano que vem ele vai transacionar para a divisão Masters e estaremos aqui cobrindo e torcendo para o grande gênio do TCG brasileiro.
Divisão Masters
A divisão Masters teve como seus finalistas o jovem estreante Justin Newdorf, de Dragapult ex, e seu veterano Riley Mckay, de Gardevoir ex, ambos norte-americanos.
Vamos às partidas:
Partida 01
A primeira partida foi dominada por Riley Mckay, que conseguiu diversos K.Os com seu Scream Tail, enquanto Justin tentava desesperadamente setar seu Dragapult ex. Mas com dois Draklock no prizd, tudo foi muito difícil para o mais jovem. Quando ele finalmente conseguiu reagir, já estava atrás no prize e no board, e por isso decidiu desistir.
Partida 02
A segundo partida foi um jogo de tensão: os dois jogadores focaram em crescer suas boards e espalhar dano pelo time inimigo, para que quando a tensão crescesse eles pudessem vencer. Foi uma partida longa cheia de pensamentos e insegurança, mas no momento que a ação finalmente começou, Justin soube que não poderia vencer e encerrou a partida.
Riley Mckay venceu a partida, e se consagrou campeão logo após um jogador Senior mais novo destronar Gabriel Fernandez; isso pode ser visto como um aviso sobre o futuro, onde ambos os jogadores mostraram que estão à altura dessa poderosa geração do Seniors que chegou e pegou o mundo TCG de assalto.
Pokémon VGC — Scarlet e Violet
Pokémon VGC é uma categoria especificamente especial para mim, pois é nela que eu acabo competindo nos torneios regionais e no LAIC quando tenho a chance de fazer parte. Por isso mesmo sem brasileiros, eu acho especificamente empolgante de ver. De certa forma, é um sonho para mim poder competir em um campeonato de tão alto nível, mas também é uma paixão muito grande assistir partidas de tanta qualidade.
Seja qual for o motivo, as partidas de VGC da noite fizeram meu coração vibrar muito e espero que façam o mesmo por vocês; confiram:
Divisão Junior
A categoria Junior trouxe a disputa entre Luke Whittier (US) e Sosuke Arinori (JP). Vamos conferir:
Partida 1
No primeiro jogo tivemos um embate entre alguns Pokémon que estavam aparecendo menos nesse mundial: Walking Wake pelo Sosuke, e Iron Hands pelo Luke. O jovem estadunidense começou dominando o ritmo da partida com um Trick Room que colocou o Walking Wake e Koraidon de Sosuke em posições muito difíceis.
Isso permitiu que o Ice Rider Calyrex ativasse sua passiva, enquanto garantia um abate na Indedee, e que as coisas saíssem de controle para o lado do Sosuke. Uma sequência de Protect com pivot colocado pelo Sosuke não foi o suficiente, e com um ataque surpreendentemente poderoso do Iron Hands, que deu 1HKO no Calyrex inimigo, Luke garantiu a primeira vitória.
Partida 02
Sosuke conseguiu sair na frente ao explodir o Farigiraf inimigo com Koraidon Terastal de fogo, mas isso não durou muito. Sem uma boa opção para lidar com Trick Room, o japonês foi dominado por Luke, que pilotou com maestria seu Iron Hands + Ice Rider Calyrex no Trick Room. As partidas foram limpas, mas bem divertidas de se assistir e refrescantes para o meta.
Luke conquistou o Worlds 2025 na divisão Junior do VGC e o coração dos torcedores. Se não fosse pelas crianças, todos nós não estaríamos aqui, e principalmente todos nós fomos assim um dia, então é muito legal ver as categorias mais novas jogando. Parabéns aos pequenos campeões e vice campeões.
Divisão Senior
Sian Lee (KR) e Kevin Han (US) disputaram o título de campeão da categoria Senior:
Partida 01
O jogo foi controlado por Kevin Han, que conseguiu contornar o time do inimigo com seu Amoongus e Ice Rider Calyrex. Sian Lee não conseguiu emplacar qualquer tipo de ameaça ao Ice Rider Calyrex, e por isso Kevin Han atropelou o jogador apenas jogando normalmente.
Partida 02
Com uma partida que começou bem interessante, Han Terastelizou e usou Trick Room no primeiro turno, enquanto Sian Lee usou Protect no seu próprio Calyrex e não protegeu nada. Com isso, ele foi obrigado a trocar para Zamazenta, para tentar não morrer para o Ice Rider Calyrex, mas com isso recebeu um imenso Fire Blitz do Incineroar, deixando tudo ainda mais difícil.
Kevin continuou dominante e, com uma leitura precisa, obliterou o Shadow Rider Calyrex inimigo, deixando tudo apenas para o Rillaboom e Zamazenta. Esses Pokémon não foram capazes de causar dano o suficiente e foram obliterados pelo duo de Miraidon e Ice Rider Calyrex. Kevin se tornou campeão com uma linda e limpa performance.
Divisão Masters
A batalha do Masters começou com vitória dos EUA, pois os dois jogadores são da região. Mas ainda assim, os dois representam coisas diferentes: James trazia os Pokémons tidos como mais fortes da história, Incineroar e Shadow Rider Calyrex inclusos; Giovanni trazia um toque mais pessoal, com Tera Stellar Flutter Mane e sem a presença do Incineroar na equipe.
Força ou criatividade eram as ideias que estavam em jogo; entendam esse que foi um dos maiores embates da história:
Partida 01
Na primeira rodada, Giovanni trouxe meu lead favorito de toda essa geração, Chi -Yu e Flutter Mane, o que me deixou bem feliz e empolgado, e foi muito simbólico. Infelizmente, isso não se pagou na primeira rodada, pois o Brute Bonnet de James colocou o Chi-Yu para dormir com um combo de Terastal de água.
Depois disso, James conseguiu travar a partida com maestria, com Protect, Spore, e boas trocas, mantendo seu time quase inteiro saudável, sacrificando apenas seu Brute Bonnet no processo, mas garantindo dois restritos com vida cheia e um Incineroar contra uma Flutter Mane e um Koraidon. Tudo parecia perdido, quando em uma leitura correta, Giovanni pegou James de calça curta e acertou um Flame Charge e um Moonblast completamente de graça, nocauteando o Koraidon inimigo e deixando o Calyrex com apenas 1 de HP.
A partir disso, Giovanni capitalizou e derrotou Incineroar no turno seguinte, garantindo a vitória mesmo após tanta pressão.
Partida 02
No segundo jogo as leads se repetiram. Giovanni com Chi-yu e Flutter Mane, James com Incineroar e Brute Bonnet. Porém, dessa vez Giovanni se adiantou e explodiu o Brute Bonnet inimigo, perdendo metade da vida dos seus dois atacantes no processo. Isso resultou nos turnos seguintes em uma troca do Chi-Yu por um Brute Bonnet que colocou o Shadow Rider Calyrex o Koraidon de James para dormir.
Isso deu início a uma longa dança de Protects, trocas, e baits, que levou a posição do Calyrex prender o Brute Bonnet no Encore do Rage Powder. Com isso, ele pôde jogar em volta e ganhar uma partida extremamente suada.
Batalha 03
Por incrível que pareça, a terceira partida começou com a exata mesma Lead. Nessa hora, dava pra sentir a tensão de quantos passos um estava a frente do outro ao mesmo tempo, e quem poderia se consagrar vencedor era mais misterioso do que nunca. Dessa vez, Giovanni venceu o stand off: iniciou trocando seu Chi-Yu pelo Brute Bonnet, e usou o Tera Stellar na Flutter Mane, conseguindo matar em um hit o Brute Bonnet de James.
James não deixou barato e finalizou o Brute Bonnet inimigo com seu Koraidon Terastal de fogo, abrindo espaço para Giovanni trazer de volta o Chi-Yu. Com isso, em uma troca especialmente controlada, Flutter Mane Tera Stellar e Chi-Yu conseguiram acabar com o Koraidon e Incineroar do adversário. Isso deixou o caminho livre para o duo de Chi-Yu e Flutter Mane Tera Stellar finalizar o jogo com seu potencial máximo.
Usando um lead popular em quase todas as regulações legais, e o extremamente polêmico Tera Stellar, não tem como esse não ter sido o final perfeito para esse regulação e para essa geração! Realmente uma das finais de Mundial mais bonitas que eu já vi, e isso também se refletiu na reação de Giovanni, que se emocionou muito na comemoração.
Confira a tabela final do VGC:
Encerramento
Com o encerramento do Mundial de Pokémon, tivemos os anúncios especiais da live que receberão matérias próprias aqui no NintendoBoy.
Para além disso, gostaria de agradecer a todos vocês pela companhia e atenção nesses dias tão especiais. Me encho de orgulho de ser fã e treinador Pokémon, jogador de VGC competitivo, Pokémo GO, TCG e Pokémon UNITE casualmente, fã do anime, e dos jogos, e também da cena competitiva. Pokémon é uma parte imensa na minha vida e mesmo que apenas por um fim de semana é um dos maiores prazeres do meu ano me dedicar 100% a essa paixão e dividir aqui com todos vocês.
Espero ter sido capaz de informar tanto quanto necessário e que esses momentos divididos neste fim de semana tenha rendido um trabalho primoroso para a comunidade, pois eu realmente acredito que a comunidade brasileira é incrível e merece uma cobertura exclusiva e rica, e em tempo real. Espero poder estar aqui fazendo ainda melhor ano que vem e vejo vocês no Pokémon World Championship 2026!


