Desenvolvedora:
Publicadora:
lançamento:
Preço:
Formato:
Gênero:
Plataformas:
WayForward
WayForward
19 de agosto, 2025
R$ 100,00
Digital, Física
Plataforma de ação | Metroidvania
Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, PC, GBA
Desenvolvedora: WayForward
Publicadora: WayForward
Gênero: Plataforma de ação | metroidvania
Data de lançamento: 19 de agosto, 2025
Preço: R$ 100,00
Formato: Digital, Física
Plataformas: Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, PC, GBA
Análise feita no Nintendo Switch com cópia fornecida gentilmente pela WayForward
Revisão: Manuela Feitosa
Shantae Advance: Risky Revolution é um jogo de plataforma de ação estilo metroidvania com um histórico curioso. Originalmente desenvolvido para GBA, o título chegou a ser cancelado, mas a sua desenvolvedora, a WayForward, sempre nutriu um carinho especial pela série. Em meio a projetos de legado e um contato mais próximo com a Limited Run Games, a empresa decidiu dar uma nova chance para a obra mais de duas décadas após seu cancelamento original e aqui estamos diante de seu lançamento em várias plataformas.
Risky apronta novamente

Shantae Advance se passa um pouco após a meio-gênia derrotar a pirata Risky Boots no primeiro jogo. Enquanto a população de Scuttle Town tenta criar novos mecanismos de defesa, a vilã ataca com uma tática bem ousada: alterar a disposição das áreas de Sequin Land mexendo no King’s Pillar que fica na região subterrânea. Com isso, pontos que antes ficavam à beira-mar podem ser movidos para a região desértica dentro do continente, por exemplo.
Diante da confusão, cabe a Shantae sair explorando o continente com a ajuda de Sky. Conforme procuramos por velhos amigos de seu tio Mimic, a garota aprenderá mais sobre o que está acontecendo e o grupo montará um plano para dar fim aos planos maléficos de Risky.
Como é esperado da franquia, temos aqui um mundo vibrante e bastante charmoso. O jogo é bastante colorido, os personagens são curiosos e excêntricos e há um tom bem cômico para as interações recheadas de piadas e trocadilhos infames. A trilha sonora também ajuda a dar aquele gostinho de mágica retrô, sendo cativante e ajudando a dar também o tom da ambientação para algo alinhado ao Oriente Médio.
Navegando por um mundo charmoso

Shantae Advance é um jogo de plataforma em que cada cidade e área possui seu próprio mapa. Para ir de um ponto a outro, é necessário primeiro encontrar Sky, interagir com a garota e acessar um menu de áreas. Dentro de cada lugar, podemos ter várias “salas” interconectadas, criando assim cavernas e labirintos.
Um ponto interessante é que podemos utilizar máquinas deixadas pela Risky para alterar o posicionamento dos mapas, alterando a disposição de plataformas e a conexão entre as áreas. Os mapas que não são referentes às cidades contam com um nível frontal e um no fundo e é necessário explorar ambos para avançar e encontrar as grandes dungeons em que estão os chefões.

Infelizmente, há dois pontos que podem deixar a exploração inconveniente. O primeiro deles e talvez o mais grave é a ausência de um mapa para visualizarmos o terreno em detalhes. Isso dificulta saber por quais áreas o jogador já passou e o que ainda precisa ser feito. A única informação que temos é a quantidade de Secret Squids coletadas, e isso apenas no menu de viajar entre áreas.
Um ponto que pode agravar isso é que a disposição de salas pode ser muito similar visualmente. Com isso, o jogador precisa estar muito atento ao trajeto já percorrido e pode acabar andando em círculos se acabar se confundindo. Junte isso ao fato de que as etapas para avançar podem ser confusas, especialmente no início, e a navegação pode se tornar um problema especialmente para jogadores acostumados a comodidades modernas.

Por outro lado, é um jogo em que realmente vale a pena explorar. Cada área conta com vários segredos escondidos e desafios adicionais que o jogador só encontrará se tiver o olho atento para buscar mais coisas para fazer. Só é importante ter em mente que, assim como em um metroidvania, o quanto o jogador consegue explorar depende de quantos poderes ele já tem desbloqueado e isso é feito de forma progressiva acompanhando a história.
Ainda no quesito qualidade de vida, vale destacar que é necessário encontrar os pontos de save no mapa para manter progresso. Caso o jogador morra, ele terá que voltar dessa área e qualquer coisa que tiver feito após o último save será totalmente perdida, fazendo com que seja necessário pegar upgrades novamente e até mesmo restaurar vida, já que ela volta ao estado do último save (enquanto todos os inimigos são restaurados à vida completa).
Uma vida de transformações

Um dos charmes de Shantae é a sua capacidade de se transformar em outras criaturas para poder explorar mais. Em sua forma humana, ela pode usar o próprio cabelo como chicote e uma variedade de magias que podem ser compradas na loja. Já nas formas animais, ela pode passar por vários obstáculos e ter acesso a áreas que, de outra forma, seria impossível.
Com o caranguejo e a sereia, podemos explorar embaixo d’água, enquanto a harpia (a última transformação liberada) pode voar e alcançar áreas mais altas. Temos também o macaco que é capaz de agarrar em paredes, a aranha que sobe em teias (e similares) e o elefante que quebra blocos avançando em sua direção. Cada transformação também conta com poderes adicionais (como ataques próprios) que o jogador precisa encontrar em tesouros separados.
A variedade de opções de transformação é ótima e todas são interessantes de alguma forma e bem aproveitadas para criar os desafios de puzzle das áreas. Ao mesmo tempo, elas criam situações de vulnerabilidade para o jogador tomar cuidado, já que muitas vezes ficamos sem mecanismos de defesa ao transformar ou a posição em que ficamos dificulta o contraataque.

De forma geral, com algumas raras exceções, como a forma sereia com upgrade sendo excelente para sair ileso ao atacar inimigos eletrizados, combate não é o forte das transformações. Por conta disso, o enfrentamento de chefões costuma ser melhor sem ficar se preocupando com mudar formas com exceção do primeiro que envolve um uso simples do macaco.
Enquanto os grandes chefes de conclusão de cada capítulo são bem variados e interessantes em seus padrões de ataque, um outro ponto fraco do jogo é o fato de que os chefes menores que guardam itens chave para o progresso são bastante repetidos. Enfrentá-los repetidas vezes na exploração das criptas acaba deixando a experiência um pouco monótona e é uma pena tendo em vista a riqueza dos outros pontos do jogo, mas não chega a ser um grande defeito.

Outro ponto menor que pode incomodar é que há alguns mecanismos inconvenientes, como a alavanca de abrir os portões para os chefões e as espadas dos sarcófagos. Precisar pular e atacar várias vezes consecutivas é um tanto contraprodutivo e, embora esses momentos sejam rápidos e poucos, acabam escancarando pontos da experiência de controle que não são tão fluidos.
Por fim, vale destacar que é possível jogar tanto uma versão padrão para Switch quanto um port do jogo de GBA e um “modo batalha” que permite jogar em multiplayer local com até quatro pessoas. Nesse modo, o foco é ser o último a continuar de pé.
Um jogo charmoso

Shantae Advance: Risky Revolution é um bom jogo de ação em plataforma que consegue apresentar um mundo cheio de charme e valer a pena a exploração. Embora alguns detalhes possam ser inconvenientes para quem já tem costume com jogos modernos do gênero, a experiência compensa o esforço.
Prós:
- Visualmente charmoso e colorido;
- Uma excelente variedade de transformações que fazem com que explorar as áreas seja bem divertido;
- Cada área conta com vários segredos e desafios adicionais.
Contras:
- Ausência de mapa e aparência bem similar entre algumas áreas pode deixar a navegação confusa;
- A repetição de alguns chefes menores é uma experiência um pouco monótona;
- Alguns mecanismos interativos acabam sendo um pouco inconvenientes.
Nota
7,5
- Review | Groove Coaster Future Performers - 22/11/2025
- Review | QQQbeats!!! - 01/11/2025
- Review | Class of Heroes 3 Remaster - 14/10/2025
