Entra meta e sai meta, os jogadores sempre arrumam um jeito de retornar com a estratégia de decks elétricos, a maioria deles, no entanto, sem sucesso. A grosso modo, podemos dizer que Magneton e Megnezone são as cartas que mantém acesa a chama dos treinadores deste tipo, afinal, ainda são considerados os melhores Pokémon elétricos do jogo se não contarmos o Oricorio Pom Pom Style.
De todo modo, estes Pokémon ganharam uma nova chance de brilhar nas atuais coleções de Pokémon TCG Pocket, Sabedoria dos Céus e Mares e Nascentes Reclusas, graças aos ótimos suportes para o tipo. Dito isso, a nova build busca aumentar a continência através da habilidade de compra do novo Raikou ex enquanto mantém o poder eletrizante de Magnezone auxiliado pela sua pré-evolução.
Decklist

Pokémon
- Raikou ex x2
- Magnemite (Dominação Genética) x2
- Magneton (Dominação Genética) x2
- Magnezone (Embate do Tempo e Espaço) x2
- Oricorio Pom Pom Style x1
- Zeraora x1
Apoiadores
- Pesquisa de Professores x2
- Dama do Centro Pokémon x1
- Cyrus x1
Itens
- Pokébola x2
- Substituição Elemental x2
- Cartão Vermelho x1
Ferramentas
- Capa Gigante x1
Cartas de destaque


As bestas Lendárias de Johto chegam ao jogo nas suas formas ex na intenção de ajudar decks que não conseguem encaixar Sylveon ex na composição para aumentar a compra e, consequentemente, o grind.
Apesar de Raikou ex ser o pior dentre seus irmãos em questão de ofensividade, sua habilidade — Pulsação Lendária, tal como Entei ex e Suicune ex — vem a calhar para os decks elétricos que sofriam até então com problemas de lentidão. A habilidade, para ser mais preciso, permite puxar uma carta do seu baralho todo o final do seu turno, que embora menos eficaz que Sylveon ex, ainda consegue “desbrickar” sua mão enquanto encontra sinergia com o tipo.
Raikou ex é o Pokémon que você vai querer no Campo Ativo desde o início, podendo bater 60 pontos de dano e pingar 10 pontos no banco por duas energia, algo muito fácil de manusear graças combos como Substituição Elemental movendo a energia da auto-energização do Magneton e Zeraora junto a energia do turno. Contudo, eu não diria que o Pokémon é ideal como um Wall durante a preparação, mas sim uma forma de ganhar tempo até montar seu Magnezone. É recomendado sempre recuar Raikou ex ainda com PS cheio afim de evitar derrotas por Cyrus de late-game.
Oricorio Pom Pom Style também possui um papel fundamental de travar o campo de Pokémon ex que aparecem em abundância. Hoje em dia é muito comum decks usarem um Pokémon não-ex que possa tirá-lo de cena, mas ainda assim não deixa de ser uma carta inconveniente e ótima pra ganhar tempo, principalmente contra decks cujo seus ases são Pokémon ex muito gordos que batem forte em rápido setup.
Em última análise, Magnezone ainda é um dos batedores de 1 ponto mais poderosos do jogo graças ao seu setup super rápido se tiver uma boa mão com Magnemite e Magneton na sequência. O que faltava em agilidade foi de certa forma compensada com Raikou ex, que não apenas auxilia no grind como também abriu precedentes para decks elétricos usarem mais variedade de Pokémon no deck graças ao ganho de consistência.
No entanto, ao testá-lo sacrificando minha performance nas Partidas Ranqueadas vejo que ainda há muito o que melhorar com relação aos decks de maior destaque do formato. Apesar de estar mais rápido, ainda existe a dificuldade de lidar com o deck de Espeon ex com Sylveon ex que é mais rápido ainda, além de decks que ainda usam Rampardos como carta anti-meta, já que o dinossauro ainda possui a vantagem de tipo sobre os Pokémon elétricos.
Alternativas
Eu deveria colocá-lo no lista desde o princípio, mas acho que problemas sistêmicos envolvendo Pokémon bebês não são convidativos para decks que energizam rápido demais como é o caso deste. Portanto, embora Pichu não seja uma opção ruim, ele acaba mais atrapalhando do que ajudando já que é nocaute fácil para um deck que não necessariamente precisa tanto dele.

Apesar do Raikou ex ser muito bom para a saúde dos Pokémon elétrico, seu custo de recuar é alto demais. Na maioria das vezes me vi fazendo jogo de trocas arriscados que poderia me condenar no turno seguinte devido a falta de energias. Por isso, aconselho usar cartas que facilitam o recuo como Leaf, Lyra e Velocidade X. Todas elas são ótimas, mas se quer uma recomendação de uso, aconselho encaixar ou um de cada Apoiador ou duas Velocidade X.

Uma cópia do Pikachu ex de Festival Brilhante pode ser uma recomendação saudável a uma cópia no deck para pegar nocautes de Pokémon que Magnezone não conseguiria derrubar e ainda cairia sem terminar o serviço. Apesar de três energias parecer um custo elevado demais e às chances dele ser o Pokémon de Open-Hand, ainda o ajudará no late-game a pegar nocautes de Charizard ex, Giratina ex ou de Espeon ex que não para de se curar.

Tome cuidado!
O meta não está para os Pokémon terrestres/lutadores, mas ainda há Rampardos, Garchomp ex e Donpham à espreita. Portanto, mesmo jogando em tiers mais baixas é bom não baixar a guarda para estes Pokémon que aparecem quando você menos esperar. Mais a principal preocupação na minha opinião é o Rampardos que aparece muito fácil em campo e pode derrubar Raikou ex mesmo usando Capa Gigante.

O tier 0 do momento, Espeon ex com Sylveon ex dá out speed na maioria dos decks do metagame de Pokémon TCG Pocket. Para piorar, o deck ainda usa Espeon baby que pune o oponente pela quantidade de energia acumulada em campo, algo em que somos muito bons em fazer. Portanto, é um deck que requer jogadas cautelosas.


