E estamos de volta a programação normal com o começo de um novo arco de Pokémon Horizons, “Rising Again”!
Para retomar: os nossos protagonistas perderam feio a batalha final do arco passado e dançaram na mão do vilão (de novo); pós-batalha, profª Briar liga para avisar que concluiu seu novo livro, não só isso como ela está pronta para conversar sobre a Terapagos e convida nossos heróis para visitar a Blueberry Academy, em Unova.
Três semanas de ‘Mega Evolução!’ depois e chegamos a este episódio, então vamos começar mais um arco!
Conhecendo a Academia Blueberry
O episódio começa com uma batalha entre Lacey e a Anne dentro da Blueberry Academy. Para contexto, Lacey é da DLC Indigo Disk de Scarlet/Violet enquanto Anne, vocês já sabem, personagem do anime e amiga da Liko, além também uma treinadora em treinamento na escola preparatória. Assistindo a disputa temos Nemona e o diretor Cyrano.

Logo depois da disputa, o Brave Asagi chega à academia e aqui conhecemos o diretor Cyrano. Como os jogos não tem voice acting, agora sabemos que ele tem um sotaque estrangeiro carregadíssimo. Ele também nos dá uma breve introdução da Blueberry Academy e logo depois ele liga para Briar, que nos avisa estar ocupada de novo para receber Liko e os outros.
Finalmente, os Trovonautas são introduzidos à Lacey, que não perde tempo em atiçar a alergia a elogios fofos do Cap, e eu também queria comentar que o Uruto parece ter gostado do diretor.

Assim como nos jogos, Lacey inicia um tour pela academia explicando como ela é separada em 4 biotipos diferentes — Savana, Litoral, Rochosa e Polar —, e são todas influenciadas pelo domo Terastal que libera energia, pasmem, Terastal. O tour termina e encontramos Nemona, e como já sabemos, hora da batalha!
Roy vs. Nemona: Round 3
Roy envia seu Lucario e Crocalor enquanto Nemona seu Pawmot e Decidueye, seu novo Pokémon. Vale ressaltaar que, nos jogos ela usa um Decidueye na Sala do Clube da Liga e na revanche do Torneio da DLC se o jogador escolheu Sprigatito como inicial.
É interessante perceber que a estratégia que Nemona emprega é muito voltada para batalhas duplas. Decidueye e Pawmot sabem ataques que os deixam invulneráveis por um turno. Além disso, Pawmot é um melhor atacante de curta distância enquanto Decidueye é de longa, e isso se estende aos ataques que ambos usam: o Pawmot causa mais dano com ataques carregados e o Decidueye imobiliza ou distrai os Pokémon do Roy. Claramente Nemona é a treinadora mais experiente e aprendeu muito na Blueberry Academy.

Roy tenta seu melhor mas perde seu Lucario pela combinação impiedosa da Nemona sem nem conseguir Megaevoluir. Mesmo que Crocalor tenha a vantagem de tipo, ele não tem um tipo fantasma (ainda) e um Focus Punch nocauteia o pobrezinho, K-O. No fim do episódio, nos encontramos com Drayton e sua natureza tranquila e nossos protagonistas começam seu intenso treinamento com os Elite Four da Blueberry Academy.

Em resumo, no episódio conhecemos alguns dos personagens da Blueberry Academy, Nemona continua a melhorar o que só incentiva aos nossos protagonistas para treinarem mais, e talvez o inicio do fim dessa saga com o Rakurium?
- Pokémon Horizons: Rising Again — Episódio 115 | Deitado na porrada, mas desta vez na Blueberry Academy - 02/11/2025
- Pokémon Horizons: Episode: Mega Evolution — Episódio 112 | O Mega Esquentadinho conhece Mega Bucha em arco flashback! - 12/10/2025
- Pokémon Horizons: Mega Voltage — Episódio 109 | Hora de evoluir! Um martelo forjado em poder da amizade - 07/09/2025
