Kyouran Makaism é o mais novo RPG de ação estilo hack and slash da NIS que ocorre no mundo de Disgaea, ao mesmo tempo, desenvolvido pelo mesmo time da série de SRPG que colocou o estúdio japonês em evidência.

Curiosamente, o título parece se mostrar um grande desafio para os especialistas em RPG estratégico, que pela primeira vez estão tentando algo fora da caixinha. Em entrevista à Dengeki Online [via Automaton], o desenvolvedor principal Shunsuke Minowa afirma que Kyouran Makaism não foi fácil desenvolver devido a equipe não ter experiência com jogos de ação.
A NIS não tem muita experiência em fazer jogos de ação, então desenvolvemos Kyoran Makaism enquanto aprendíamos tudo na prática. Foi só mais tarde no desenvolvimento que finalmente descobrimos quais elementos dos jogos de ação deveriam ser ajustáveis, então acabamos tendo que refazer algumas coisas.
Minowa enfatiza que não espera que Kyouran Makaism seja desafiador para quem está habituado a jogos do gênero, porém, novatos que não possuem muita experiência com jogos de ação podem achá-lo bastante difícil, sugerindo que então aproveitem ao máximo o sistema de progressão do jogo, melhorando seus personagens.

Kyouran Makaism também está herdando elementos vistos nos jogos de Disgaea, não apenas em estética. A ação em tempo real permitirá atingir números insamente altos a depender de como você “builda” seu personagem, onde “Quadrilhões de dano provavelmente não são tão impossíveis de alcançar se você se esforçar bastante”, afirma Minawa.

Por fim, no que diz respeito à tempo de jogo, espera-se que você possa terminar a campanha de história de Kyouran Makaism em 15-20 horas, o que é consideravelmente pouco considerado a campanha dos jogos Disgaea sem contar o fator de rejogabilidade. No entanto, o conteúdo de pós-game é histórias paralelas poderão mantê-lo entretido por ainda mais tempo.
Kyouran Makaism será lançado para Nintendo Switch 2, Nintendo Switch e PlayStation 5 no dia 29 de janeiro de 2026 no Japão, e eventualmente no Ocidente pela NIS America.
