Gabriel Fernandez, a estrela do Pokémon TCG no Brasil que foi campeão no Pokémon Worlds 2024 e vice-campeão na edição de 2025, teria sido desclassificado da final na mais recente edição do LAIC (Latin America International Championship), um dos maiores torneios da categoria do ano.
O garoto prodígio de 16 anos tem ganhando notoriedade pela performance histórica na categoria Seniors de TCG, onde além do maior campeonato do mundo, o “Pokémon World Championship”, fez uma campanha impecável também nos outros três campeonatos internacionais do ano. Você pode conferir nossa entrevista exclusiva na íntegra.
Leia também:
A acusação que levou à desclassificação do jogador no LAIC 2025 seria de uma possível manipulação na hora de embaralhar as cartas do baralho que se deu ao fato de uma carta ter escapado da pilha durante o procedimento de aleatorização, que é padrão nesse tipo de competição de cardgames.
A decisão foi feita fora da transmissão e nenhuma comunicação oficial por parte da organização do evento foi emitida, só ficamos sabendo do motivo da punição pelo próprios jogador que se pronunciou através do uma postagem no X (antigo Twitter): “Sinceramente, não sou mágico e eles disseram que eu memorizei várias cartas, então depois que o Sebastian embaralhou meu baralho, eu sabia a ordem das cartas […] Isso é o fundo do poço para mim”, disse Gabriel Fernandez.

O anúncio da aposentadoria do jogador veio durante o furor causado nas redes sociais após a notícia. Muitos jogadores do mundo todo se pronunciaram a favor ou contra a decisão que realmente levantou diversas questões sobre a seriedade da organização desses eventos, sobre a capacidade de atitude dos juízes que não aplicaram a punição em tempo real.
Sem mais informações sobre a decisão do jogador e sendo impossível de ter absoluta certeza sobre a validade da decisão tomada por parte da organização, só nos resta lamentar a perda de um talento tão promissor do cenário que trazia a promessa de levar a um novo patamar a o nome dos jogadores brasileiros da categoria.

