O metagame de Pokémon TCG Pocket esta atualmente inclinado ao uso das Megaevoluções. A usabilidade deles certamente se dá ao poder de fogo se comparado aos ex regulares, apesar do risco de serem cartas que derão três pontos caso nocauteados.
Para àqueles que não querem se arriscar tanto, existem alternativas de Pokémon não-ex que com o tempo passaram a se equiparar e força com os ex regulares de dois pontos, tornado-os consequentes úteis a nível competitivo. Um desses decks de batedores de um ponto que quero lhes apresentar neste artigo é o deck de Heliolisk de Chama Carmesim.
Decklist

Pokémon
- Helioptile (Chama Carmesim) x2
- Heliolisk (Chama Carmesim) x2
- Zeraora x2
- Oricorio x1
Apoiadores
- Pesquisa de Professores x2
- Clemont x1
- Cyrus
- Sabrina x1
- Imitador x1
Itens
- Pokébola x2
- Mochila do Clemont x2
- Substituição Elemental x2
- Velocidade X x1
Energias
- Elétrica
Cartas de destaque


O Heliolisk de Chama Carmesim é, em um primeiro primeira olhar, um batedor de um ponto poderoso independente da condição de seu ataque. Mas só isso não o faria se destacar entre os decks de um ponto mais poderosos da temporada atual.
O que faz esse calango elétrico ser realmente útil se dá ao suporte direto através das cartas de Item e Apoiador do Clemont, trazendo a sinergia necessária para justificar uma estratégia totalmente voltada a este Pokémon. O Apoiador Clemont ajuda na filtragem do deck trazendo duas cartas necessárias para a estratégia central: o Heliolisk e o Item que irá potencializar o ataque do Pokémon.
Causar 120 pontos de dano por apenas duas energias sempre foi muito forte desde que vimos Solgaleo ex fazer isso em seu auge. No entanto, Heliolisk pode superar isso com ajuda da Mochila do Clemont, que pode crescer seu dano para até 160 pontos de dano em um único turno. Esse potencial de dano faz com que ele seja viável competitivamente por varrer Pokémon importantes atualmente como Suicune ex, Entei ex, e outros monstrinhos acima de 120 de PS, além de claro, fragilizar os monstros Megaevoluidos acima de 200 de PS, deixando-os tão debilitados que nem a Lillie ajudaria.
Claro, o Heliolisk não é um Pokémon perfeito, e isso se dá a resolução de seu ataque em que ele perde todas as energias anexadas. Para contornar a situação, o melhor amigo dos eletrônicos — o Zeraora — está presente na lista como auxiliar que pode bater muito mais cedo que o Heliolisk devido sua habilidade, mas também para que você possa recarregar o Heliolisk transportando a energia do Mítico via Substituição Elemental (é um combo realmente muito poderoso).
Como podem notar, tanto a lista quando a linha de jogada é muito simples. De fato, ele é muito fácil de jogar e de dominar, mas é essa simplicidade que faz o deck ser muito bom para subir nas Batalhas Ranqueadas. Sua composição é tão bem montada que as de abrir com uma boa mão são altíssimas. O fato de ser um deck de um ponto faz com que a durabilidade em jogo seja alta, já que o oponente sempre vai precisar de um terceiro nocaute pra vencer o jogo, e não dois como normalmente é devido aos Pokémon ex serem a estrela da maioria das estratégias dos deck do jogo.
No entanto, a vantagem de ser um deck de um ponto também contrasta com sua desvantagem, que, pasmem, é ser um deck de um ponto. Essa categoria de cartas Pokémon normalmente não alcançam dano o suficiente para lidar com os ex de Megaevolução. Como disse no começo desse tópico, Heliolisk apenas fragiliza estes gigantes, não nocauteia
O fato dele não conseguir deitar nenhuma Megaevolução com um ataque só evidência o problema de design de carta dos Pokémon de um ponto, mas também do próprio Heliolisk que, se você não tiver um reserva no turno seguinte após ele perder suas energias — Zeraora com energia + Substituição Elemental —, seu jogo estará em grande riso. Dito isso, ainda é uma das opções de decks de um ponto mais fortes atualmente junto do novo Magnezone.
Alternativas
Para aumentar o teto de dano do Hiolisk, uma cópia de Red pode ser utilizada em combinação com a Mochila do Clemont. Neste caso, Heliolisk seria capaz de acabar com um seleto grupo de Pokémon ex de Megaevolução que existem abaixo de 200 de PS, mas olhamos principalmente para o Mega Absol que não escapa dele se conseguir grindar duas cópias de Mochila do Clemont e o Red a tempo.

Algumas listas abdicam do Zeraora e do Oricorio para encaixar o Magnezone de Chama Carmesim junto ao bom e velho Magneton de Dominação Genética. A ideia é ter Magneton como gerador de energia facil para dar suporte ao Heliolisk com Substituição Elemental, enquanto é um batedor de um ponto com um bom bulk. No entanto, ocupar 6 slots ao em vez de 2 tira a vantagem do deck poder usar staples úteis, além de deixar seu jogo um pouco mais lento.


Tome cuidado!
Naturalmente, a fragilidade dos batedores de um ponto além de seu alcance em força bruta será um problema diante das Megaevoluções de alto PS, principalmente aquelas de estágio 2 que podem recuperar bastante vida com Lillie. Em uma matchup desfavorável com esta você dependerá bastante do tempo em que o oponente consegue preparar sua mesa.


- Demon Kill Demon: Yomi 1984 é anunciado para o Switch — Novo RPG Dungeon Crawler distópico do estúdio por trás da série Shibito Magire (Spirit Hunter) - 19/01/2026
- Pokémon TCG Pocket — Deck do Heliolisk é o mais rápido e o mais poderoso tipo elétrico do jogo - 18/01/2026
- Dos criadores de “Hakuouki”, Homura: The Crimson Warriors chega ao Ocidente no final de março - 16/01/2026
