Mais de uma década depois de Pokémon Conquest, para Nintendo DS, Pokémon e Koei Tecmo se juntam novamente para lançar Pokémon Pokopia.
O mais novo spin-off do gênero Life Sim promete extrair a expertise da produtora por trás do bem-sucedido Dragon Quest Builders para entregar uma experiência Pokémon que combina o sandbox de Minecraft com a simulação de vida de Animal Crossing. No entanto, nada disso seria possível se a Game Freak colocasse a mão na massa sozinha.

Em entrevista à Famitsu, a equipe por trás de Pokémon Pokopia conversaram sobre as ideias do jogo antes do lançamento para o Nintendo Switch 2 em 05 de março. Em um dos trechos da conversa, Shigeru Omori, diretor da Game Freak e diretor sênior de Pokémon Pokopia, fala como surgiu a ideia por trás desse novo conceito de Pokémon.

De acordo com Omori, embora sempre tenha criado JRPGs de Pokémon, ele “expressar a individualidade dos Pokémon de uma maneira diferente dos RPGs tradicionais”, e nisso surgiu a ideia de Pokémon Pokopia se concretizou. O diretor também afirma que o protótipo do jogo foi criado na mesma época em que Pokémon Scarlet e Violet estava em desenvolvimento, e só depois de seis meses eles apresentaram a ideia para a The Pokémon Company.

Em relação à parceria com a Koei Tecmo, Omori diz que, apesar de terem feito um protótipo, admitiu que a Game Freak não tinha experiência alguma com jogos desse gênero. Devido à experiência da Koei Tecmo no gênero, vide os jogos da série Dragon Quest Builders, eles convidaram a Koei Tecmo para ajudá-los no desenvolvimento.
Dentre o nomes notáveis da Koei Tecmo trabalhando em Pokémon Pokopia, temos Takuto Egagawa, da ω-Force. Ele foi diretor de Dragon Quest Builders 2 e Wild Hearts, e em Pokémon Pokopia está como Diretor Chefe. Marina Ayano, da Koei Tecmo, trabalhou como designer 2D em Persona 5 Strikers, e em Pokémon Pokopia ela está encarrega pela direção de arte.
