Mas, o que isso tem haver com um site voltado para notícias de Nintendo? Leia até o final.
A produção do PS Vita irá ser encerrada no Japão em 2019, enquanto a Sony afirma não ter planos para um sucessor. A informação foi compartilhada pelo vice presidente senior da SIE (Sony Interactive Entertainment) com a revista Famitsu durante a Tokyo Game Show 2018, que está acontecendo no Japão até domingo.
O Playstation Vita, que falhou em emplacar em quase todos os cantos do mundo, vem se sustentando apenas com as vendas japonesas desde aproximadamente 2014, sendo um produto de extremo nicho nos outros países.
De acordo com Oda:
Atualmente, nós não temos nenhum plano em relação a um novo dispositivo portátil. No Japão, a produção do PS Vita irá acontecer até o ano de 2019. Depois, os envios irão encerrar
Ainda não se sabe se num futuro PlayStation 5 a Sony irá “seguir a tendência de mercado” iniciada pela Nintendo com o Switch, ou se irá de fato se manter fora do mercado portátil.
Mas, o que isso tem haver com um site voltado para notícias de Nintendo?
Com o término do PS Vita, o Nintendo Switch (e o 3DS em menor escala) será a única opção para consoles portáteis no Japão, fazendo com que as produtoras japonesas pulem em massa para o hype-train do console, como já vem acontecendo. Assim, iremos evitar situações como Fate/Extella Link ou Catherine Full Body (ou diversos jogos da Bandai Namco por exemplo) sendo anunciado para Vita e deixando o Switch de fora.
Sendo o Japão um país mais orientado ao mercado portátil, certamente iremos presenciar o aumento do número de jogos japoneses sendo produzidos para o console. (ao menos se as produtoras quiserem uma versão portátil de seus jogos).
