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Preview | Kirby and the Forgotten Land

Será que Kirby & Cia irão se adaptar bem a jogabilidade 3D em cooperativo ou a série deveria se manter apenas nos plataformas 2D? Vem conferir com nossas impressões sobre a demo de Kirby and The Forgotten Land
André Barrozo 10/03/2022

Desenvolvedora: HAL Laboratory
Publisher: Nintendo
Lançamento: 25 de março, 2022

Preview feita no Nintendo Switch com base na demo disponível na eShop.

Por volta de 5 meses atrás em uma Nintendo Direct, era anunciado Kirby and the Forgotten Land. O trailer mostrava a bolota rosa mais amada da Nintendo explorando ambientes 3D variados, mudando o paradigma recente da perspectiva 2D dos últimos jogos. No dia 03 de março, a Big N liberou uma demo para que os donos do Nintendo Switch pudessem ter um gostinho do que chegará ao console no dia 25 de março. Vamos conversar aqui sobre o que podemos esperar na versão final do game em relação ao que foi visto na demo.

Preenchendo uma lacuna

Após o lançamento de Super Mario 3D World + Bowser’s Fury, vulgo o melhor jogo cooperativo em perspectiva 3D do console, foi deixado um vácuo no catálogo de jogos do console. Nenhuma experiência com essa proposta conseguia ser tão acessível e divertida como o título oriundo do Wii U, pensando nisso, a Nintendo parece ter solicitado a HAL Laboratory que criasse uma experiência com a mesma proposta usando Kirby e cia. 

Pensando em toda a fanbase acostumada com a perspectiva em 3D, foram disponibilizados a princípio dois níveis de dificuldade, o Wild Mode e o Spring Breeze Mode. O primeiro requer que o jogador apresente um nível de perícia nos controles mais apurado, tanto que é informado na tela de seleção que a jornada por essa dificuldade será mais difícil, porém mais recompensadora (mais Star Coins). Já o Spring-Breeze Mode parece ter sido criado para o público que pudesse ter problemas com a nova perspectiva do gameplay, que antes era um plataforma 2D de progressão lateral, tenha uma gameplay mais confortável. Esse modo é indicado para os mais novos ou para aqueles que estão retornando ao mundo dos videogames com o Switch e pouca experiência com jogos mais contemporâneos.

Eu e tu, tu e eu

A demo permite que o jogador curta a demo tanto sozinho quanto em coop para 2 jogadores. Nesse modo, a câmera vai acompanhar o P1 sempre, para que a tela não seja dividida de forma confusa, como nos jogos da série LEGO. Caso o P2 se perca explorando algum canto do cenário o mesmo será teletransportado para perto do P1, sem perda de HP.

Como sempre, o coop deixa tudo mais divertido porém mais caótico também, sobretudo para segundo player. Isso se deve ao fato de que o P2 joga como um Bandana Waddle Dee, aquele com a bandana e a lança, e sua coloração ser muito laranja, fazendo com que hora seja confundido com elementos do cenário ou até mesmo com os inimigos.

Mesmo no Wild Mode a chance do jogador perder vidas por conta dessa confusão entre personagem é fundo é bem pequena, visto que existe uma grande quantidade de HP a disposição do jogador, mas pode ser algo que incomoda aos mais detalhistas. Detalhes sobre a possibilidade do segundo jogador escolher outros personagens da série ou alguma chance da jogatina em coop poder ser também online não foi confirmada.

As possibilidades do mundo 3D

A mudança da jogabilidade 2D para 3D muda totalmente o paradigma da série. A progressão lateral em duas dimensões passa uma sensação de urgência maior e faz com que o jogador sacrifique a exploração em detrimento da chegada ao fim do percurso. Em jogos anteriores existiam objetivos secundários em cada fase, fazendo com que o fator replay fosse incrementado. Rejogar certas fases mais complicadas para cumprir todos os objetivos era algo comum, mesmo que não houvesse grandes recompensas ao jogador, era algo realmente adicional.

Em Kirby and the Forgotten Land, o jogador tem logo no início da fase uma visão geral dos desafios que irá encontrar, a lá Super Mario 3D World. A câmera não é totalmente livre, mas possui uma pequena margem para ser movida. Funciona como um meio termo entre os jogos da série Resident Evil e um The Legend of Zelda: Breath of the Wild, predeterminando os pontos de interesse do campo de visão do jogador. O que por um lado facilita aos menos experientes pode frustrar aqueles que gostariam de uma câmera totalmente livre, sendo algo que vai muito pelo gosto pessoal da pessoa.

Libertar Waddle Dees engaiolados, encontrar figuras de personagens da série no estilo gashapon ( como aquelas surpresas do Kinder Ovo para os boomers), desabrochar flores são os tipos de objetivos que você pode esperar realizar ao longo das fases. Muitos desses desafios podem ser completados apenas sendo mais atento, sem a necessidade de uma atenção demasiada aos detalhes. Meu conselho é rejogar a fase para que acabe não ficando massante olhar cada detalhe como uma cena de crime.

Com novos poderes vêm novos desafios

A nova ameaça que vai tirar a paz de Kirby e companhia é chamada de “Beast Pack” e para fazer frente aos seus futuros adversários, nosso herói tem a sua disposição uma nova forma de transformação conhecida como Mouthful Mode. Com ele, a bolota rosa consegue tomar para si o controle e as vantagens de objetos inanimados como carros, cones de sinalização e máquinas de refrigerante. Pelo que pode ser visto na demo, esse novo poder permitirá que Kirby cruze áreas as quais não seriam possíveis de acessar com os poderes mais conhecidos da série. 

Então, isso quer dizer que os poderes antigos foram subjulgados? Nada disso meu amigo! Agora as transformações podem inclusive sofrer upgrades, resultando em mudanças estéticas e da escala de poder então. Lembrando que o controle da bolota rosa é restrito ao P1, sendo as novidades restritas ao jogador que o controlar.

Promessa de jogão

A demo ofertou uma experiência curta mas sólida, dando a chance dos jogadores experienciarem todas as novidades mostradas nos trailers. O cheirinho de jogão saindo do forno pode ser sentido de longe e não vejo a hora de colocar aos mais nesse belezura dia 25 de março.

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André Barrozo
Formado em Comunicação Visual pela Escola de Belas Artes da UFRJ. Pitaqueiro de games sempre que pode.
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Tags: kirby

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