A Nintendo Direct de hoje (13) foi recheada de maravilhosas surpresas. Entre um port inesperado e anúncios próximos, tivemos a ilustre presença do mestre Shigeru Miyamoto — criador de Mario, Star Fox e The Legend of Zelda — para finalmente anunciar seu próximo projeto: a tão aguardada continuação de Pikmin 3.
A notícia foi vista com certa surpresa, apesar de certos indicadores apontarem para o anúncio no evento de hoje, como o destaque dado a Pikmin 3 Deluxe na loja virtual da Nintendo, a eShop. Além disso, essa semana marcou o sétimo aniversário da matéria da Eurogamer que anunciava que o desenvolvimento do quarto título da franquia estava avançado e muito perto de sua conclusão.
O mistério por trás do anúncio não deixou de lado, claro, as piadas tradicionais de fãs. Por conta do recente incêndio de pequenas proporções na sede da Nintendo, muitos brincavam, até hoje cedo, que a cópia mestra do jogo se perdeu nas chamas, como uma forma de indicar que o projeto original do jogo foi descartado, e teriam sido várias as tentativas de dar prosseguimento ao projeto original de Pikmin 4.
Miyamoto, durante o Direct, pareceu confirmar as suspeitas que o desenvolvimento foi tomado do zero a partir do Switch, por conta da ênfase dada aos controles, que em sua percepção são possíveis apenas agora. De acordo, a fala já gera especulação em fãs que imaginam qual será o gameplay aqui utilizado. No pequeno teaser, vemos que a câmera foi deslocada, a fim do jogador ser capaz de ver-se ao lado de Pikmins, e vemos uma nova personagem jogável, ainda sem nome. Apesar de suas semelhanças com Britanny, uma das protagonistas de Pikmin 3, seu aspecto físico a coloca como um Hocotate (repare nas orelhas na foto divulgada), não vindo de Koppai, e sim do planeta natal do Capitão Olimar.
Além disso, a área apresentada é composta por uma ambientação menos desolada, compondo uma espécie de parque ou jardim humano, intacto apesar do apocalipse. Infelizmente, teremos de esperar mais para descobrirmos novas informações, mas podemos ao menos sentir alívio de saber que o lançamento está programado já para o ano que vem, em 2023.
- Review | Forestrike - 16/11/2025
- Resident Evil: um equilíbrio perfeito entre terror e galhofa - 29/10/2025
- Review | Two Point Museum - 27/10/2025
