
Ambos, o produtor Kazuhiro Tsuchiya e o Diretor Koji Oda, ambos envolvidos em Mega Man 11, que será lançado para o Switch, disseram em entrevista ao Venture Beat o motivo pelo qual Mega Man 11 está sendo feito, e explicaram o por que de tanta demora desde o último lançamento.
Segundo Tsuchiya, a pausa na série foi porque após a saída de Inafune da Capcom, foi gerado um clima de mal estar no que diz respeito à série Mega Man, de que não parecia correto que alguém se disponibilizasse a fazer um novo jogo do robozinho azul, apesar de sempre haver um forte desejo de continuar a fazer jogos de Mega Man.
Tsuchiya continua dizendo que o que mudou desde então, foi que com o lançamento de Mega Man Legacy Collection, a Capcom pode ver em números que existe uma forte fã base apaixonada e dedicada à série, após a coletânea ter vendido mais de 1 milhão de cópias entre todas as plataformas ao redor do mundo desde o seu lançamento. Então, motivados pela forte fã base, decidiram que era a hora dar continuidade à franquia.