Análise técnica de Wolfenstein II para Switch e comparação honesta com a versão do Xbox One original

Análise técnica de Wolfenstein II para Switch e comparação honesta com a versão do Xbox One original

01/07/2018 0 Por Diiiih

Um anúncio que pegou todos de surpresa no final do ano passado, foi que a Bethesda lançaria no Switch tanto Doom quanto Wolfenstein II. Ambos os ports foram feitos pela competente Panic Button, que também portou para o console da Nintendo o popular Rocket League com muita maestria.

Como sempre, a Digital Foundry pegou o jogo para fazer sua análise técnica, e alega os seguintes resultados: no Switch, nenhum sacrifício foi feito e todas as sequências do jogo estão presentes. Assim como em Doom, Wolfenstein II utiliza uma resolução dinâmica, mirando 720p como objetivo, mas podendo cair até 640×360 pixels em modo dock. Já em modo portátil, a resolução tende a ser entre 768×432 por 640×360 pixels. A Digital Foundry diz que isto pode ser comparado a menor resolução que Doom atinge no Switch, e a imagem na tela parece um tanto borrada.

Sobre o tamanho do arquivo, a versão de Switch do jogo possui 22gb, enquanto nas outras plataformas o tamanho é mais que o dobro disso. Para chegar a este tamanho, a Panic Button conseguiu fazer algumas mudanças, como redução na qualidade de vídeo, assets e texturas, mas manteve as geometrias e partículas bem similares às outras versões.

Já a taxa de frames por segundo, no Switch o jogo tem como objetivo rodar em 30 FPS, e não há nenhuma grande queda, tirando em áreas específicas, fazendo com que o jogo seja mais estável do que Doom.

Bem, o título deste artigo é “comparação honesta”, então, aqui vai a parte que todos parecem convenientemente esquecer.

Desde o lançamento do PS4 Pro e do Xbox One X, a Digital Foundry (e a mídia em geral) parece ter esquecido que as versões originais dos consoles ainda existem, continuam sendo comercializadas, representam a maior parte da base instalada de cada plataforma e que os jogos lançados até o final da geração obrigatoriamente irão rodar nestas máquinas. E usam os consoles “parrudos” para comparar com a versão de Switch. Mas nós fomos atrás da análise (bem tímida) que a Digital Foundry fez de Wolfenstein II da versão de Xbox One no lançamento original e trazemos para vocês.

No Xbox One original, Wolfenstein II roda a 810p variando entre 50 e 60 FPS, se mantendo na maior parte do tempo perto dos 50 FPS. Já as cutscenes são pré renderizadas e rodam em 1080p30FPS em todas as versões (Xbox One/PS4/Pro).

A seguir, temos um vídeo de comparação entre as versões do Switch e do Xbox One original, que foi disponibilizada pela Nintendo Life. Confira:

Fonte, via