A cada ano, a GDC publica seu relatório “State of the Industry” . A edição deste ano, que foi ao ar esta semana, detalha as tendências envolvendo o Nintendo Switch e outras plataformas. Quase 4 mil desenvolvedores participaram desta vez.
Uma das perguntas feitas foi em qual plataforma (s) seu último jogo foi lançado. Veja os resultados abaixo:
- Xbox 360 – 3%
- Xbox One X – 20%
- PlayStation 3 – 2%
- PlayStation 4 / Pro – 24%
- Nintendo Switch – 9%
- Smartphones / Tablets – 33%
- Navegador Web – 9%
- PC – 56%
- Mac – 15%
- Linux – 8 %
- VR Headsets – 12%
- AR Headsets – 3%
- Jogos Tabletop – 2%
- Outros – 8%
Para a mesma pergunta na pesquisa do ano passado, o switch só tinha 5%. Isso quase dobrou este ano para 9%.
Em seguida, os desenvolvedores responderam da seguinte maneira quando perguntados sobre quais plataformas estão desenvolvendo jogos atualmente:
- Xbox 360 – 2%
- Xbox One X – 28%
- PlayStation 4 / Pro – 31%
- Nintendo Switch – 18%
- Smartphones / Tablets – 38%
- Web browser – 10%
- PC – 66%
- Mac – 20%
- Linux – 10%
- VR Headsets – 17%
- AR Headsets – 7%
- Voice Powered Games (Amazon Alexa, Google Home, etc.) – 2%
- Tabletop Games – 4%
- Other – 7%
O Nintendo Switch teve o maior aumento ano a ano, subindo para 18% em comparação com os 12% de 2018. Além disso, 22% dos desenvolvedores entrevistados disseram esperar que seu próximo jogo seja lançado no console da Nintendo.
Estes foram os resultados quando os desenvolvedores foram questionados sobre a (s) plataforma (s) que mais interessa a eles agora:
- Xbox 360 – 2%
- Xbox One X – 28%
- PlayStation 4 / Pro – 38%
- Nintendo 3DS – 2%
- Nintendo Switch – 45%
- Smartphones / Tablets – 33%
- Apple TV – 2%
- Navegador Web – 10%
- PC – 60%
- Mac – 14%
- Linux – 8%
- VR Headsets – 27%
- AR Headsets – 20%
- Voice Powered Jogos (Amazon Alexa, Google Home, etc) – 5%
- Tabletop Jogos – 10%
- Outros – 5%
Em 2018, 36% dos desenvolvedores disseram que o Switch os interessava mais. Isso subiu para 45% este ano.
Por fim, quase 1 em cada 4 desenvolvedores viu seu jogo ter melhor desempenho no Switch, em comparação com outros consoles. Veja o relatório completo abaixo:
- As vendas de switches foram maiores que a média – 24%
- As vendas de switches foram médias – 20%
- As vendas de switches foram inferiores à média – 12%
- N / A. (Eu só lancei jogos no Switch, ou outros problemas.) – 43%
Para ter uma noção de quão bem os desenvolvedores estão indo no Switch, perguntamos aos participantes da pesquisa se eles lançaram um jogo no novo console da Nintendo e como ele se comportou no Switch em relação a outras plataformas.
O número de entrevistados que fizeram um jogo no Switch é pequeno (13%), embora ainda seja aproximadamente o dobro dos 6% dos entrevistados na pesquisa do ano passado que disseram ter feito um jogo do tipo no Switch. Este ano, 10 por cento dos entrevistados disseram que estão trabalhando em seu primeiro jogo para o Switch no momento e 31 por cento dizem que estão pensando em fazer um jogo para o Switch.
Entre os que disseram ter lançado um jogo no Switch, a maior parcela (43%) disse que não podia comparar o desempenho de seu jogo no Switch em comparação a outras plataformas, seja porque lançaram exclusivamente no Switch ou por algum tempo. Outra razão.
Quase 1 em cada 4 (24 por cento) dos entrevistados que lançaram um jogo no Switch disseram que venderam melhor no novo console da Nintendo que em outras plataformas, enquanto 20 por cento disseram que suas vendas foram médias e 12 por cento disseram que seu jogo realmente não se saiu bem. Quando comparamos esses resultados com a pesquisa do ano passado, vemos um aumento pequeno, mas significativo, no número de desenvolvedores que dizem ter feito ou estão fazendo um jogo para o Switch e o número de entrevistados que dizem não poder comparar suas vendas do Switch, contra outras plataformas – talvez sinalizando um aumento recente no número de desenvolvedores que fazem jogos exclusivamente para o novo console da Nintendo.