Como parte de uma cobertura exclusiva da Game Informer, os desenvolvedores da Game Freak compartilharam algumas informações sobre os futuros jogos de Nintendo Switch Pokémon Sword e Pokémon Shield. Temos informações interessantes sobre a decisão de não usar os HMs nos jogos assim como em Pokémon Sun e Pokémon Moon, bem como confirmaram que o auto-save será totalmente opcional.
Sobre os HMs nos jogos, o diretor de planejamento Kazumasa Iwao conformou oficialmente que os mesmos não estarão presentes. Explicando, ele disse que o recurso não combinava bem com a nova entrada da série no Switch.
Acho que eles desempenharam um papel na série tradicionalmente como o relacionamento entre uma porta e uma chave; o HM irá desbloquear algo e você poderá progredir e sentir a capacidade de ir para um novo local. Nós não os tínhamos em Sun e Moon e, desta vez, não sentimos que realmente correspondesse ao conceito, especialmente com a Wild Area e querendo ter esse maior grau de liberdade. O jogador pode escolher como quer se envolver com a jogabilidade. Tendo os elementos mais baseados em HM, não achamos que realmente correspondia ao jogo, então desta vez eles não estão nele.
Há um tempo atrás, os fãs descobriram através de um trailer a função de auto-save nos jogos, mas agora temos a confirmação oficial da Game Freak. A preocupação aqui era que isso poderia prejudicar a experiência de jogadores específicos – como os Shiny Hunters, que tiram proveito do save durante o jogo para capturar Pokémon Shinies. Mas parece que isso não será um problema já que afirmou que nova feature será opcional.
O diretor Shigeru Ohmori disse o seguinte sobre como funciona:
Quando você se conecta para trades ou fazer algum tipo de interação, ele muda automaticamente para uma conexão síncrona. Também está salvando em segundo plano, o que é algo que anteriormente não fizemos, então há muita coisa acontecendo lá representada na Wild Area.
É um novo recurso que estamos implementando: funcionalidade completa de auto-save. Tradicionalmente, nos jogos de Pokémon, é importante escrever seu relatório para gravar suas defesas, e isso sempre foi um item básico, como “Lembre-se de salvar seu jogo!” Desta vez, temos um recurso de auto-save, no qual você pode apenas aventurar-se e ele constantemente salvará o jogo.