Desde que os jogos Pokémon Sword e Pokémon Shield foram anunciados, ficamos sabendo que muitos dos Pokémon antigos não seriam incluídos nos novos jogos. Isso fez que a comunidade inteira entrasse em frustração com a Game Freak pela escolha infeliz, ao contrário do que vimos nos últimos títulos da franquia.
De acordo com Junichi Masuda, da Game Freak, a decisão foi resultado de conversas colaborativas entre a Game Freak, The Pokémon Company e a Nintendo. Masuda explicou o seguinte à Game Informer:
Até agora, nos orgulhamos de poder incluir tantos Pokémon nos jogos, mas como resultado disso, houve muitas características ou ideias de jogo que tivemos que abandonar. No futuro, pensando no futuro dos Pokémon, queremos priorizar todas essas novas ideias de jogo, novas maneiras de aproveitar o jogo e queremos nos desafiar na Game Freak para criar novas maneiras de aproveitar o jogo. Foi isso que levou a decisão para essa nova direção.
Temos muitos novos desafios incríveis que nem revelamos em Sword e Shield. Queremos continuar desenvolvendo esses novos recursos, então achamos que esse era o melhor caminho a seguir para a franquia.
Uma grande variedade de discussões aconteceu; não é apenas um tipo de critério para decidir quais Pokémon serão exibidos nos jogos, mas muitas razões diferentes, muitas direções diferentes, muito debate sobre quais seriam as melhores no jogo. Eu acho que um exemplo disso é descobrir o Pokémon que faria mais sentido para o cenário do jogo; esses Pokémon parecem que poderiam viver na região de Galar. Nós realmente nos esforçamos muito para decidir qual seria o melhor para o cenário da aventura e os recursos que queríamos implementar. Eu acho que os jogadores ficarão satisfeitos. Existem muitos Pokémon que você encontrará na região de Galar Pokédex, então eu acho que os jogadores se divertem vendo todos os Pokémon.
Quando perguntado se os Pokémon cortados poderiam retornar em jogos futuros, Masuda fez a seguinte declaração:
Definitivamente. Você pode esperar que os Pokémon que não aparecem nesses jogos apareçam em diferentes regiões nos jogos futuros. Acho que o Pokémon Home, para muitos jogadores, servirá como plataforma de lançamento para reuni-los todos lá e depois embarcar em aventuras futuras.
Estamos realmente projetando (Pokémon Home) como o local para todos os seus Pokémon juntos, por isso é realmente importante para o futuro da franquia, e será mais do que o Pokémon Bank como um local para reunir todos os seus Pokémon juntos em um só lugar.