Desenvolvedora: BumbleBear Games
Publicadora: Liquid Bit, LLC
Gênero: Plataforma, Estratégia
Data de lançamento: 11 de outubro, 2019
Preço na eShop: US $19,99
Formato: Físico, Digital
Desenvolvido pela BumbleBear Games e lançado originalmente em 2013 para os arcades nos EUA, o jogo de plataforma e estratégia em tempo real Killer Black Black trás uma experiência multiplayer em equipe empolgante e viciante totalmente original agora para as plataformas modernas. A versão que estarei jogando será a de Nintendo Switch, que tem um plus de poder jogar “on the go “ou na frente da TV. Mas o jogo também possui versões para Windows e Xbox One.
Gameplay
Confesso que não tenho familiaridade alguma com jogos focados 100% no multiplayer, ainda mais quando se trata de um para cenários de eSports. Talvez eu não seja a pessoa adequada para fazer este tipo de análise, mas tentei aproveitar ao máximo o jogo e aprender devidamente suas mecânicas para aborda-lo neste texto. Então vamos lá!
Se você é apenas um jogador casual, não dispense o uso do tutorial, ele ensina didaticamente todas as mecânicas do jogo. Para um jogo totalmente focado no multiplayer e, em trabalho em equipe, não seria bonito você perder uma partida por falta de orientações, mesmo que esteja lá apenas para se divertir. Se já passou pelo tutorial, então vamos para a jogatina.
Em Killer Queen Black você estará em uma arena de visão lateral junto com outros três parceiros enfrentando uma equipe rival. Você pode escolher entre ser a Rainha, ou os operários e, ali, o objetivo é a equipe atingir a vitória através de três condições no qual as explicarei melhor a partir do próximo parágrafo.
Como eu disse, há três formas de conseguir a vitória em uma partida. A primeira é matando a Rainha do adversário. Use sua sua Rainha como sweeper para varrer os operários do oponente, bem como a Rainha, que após ser derrotada três vezes você vence a partida. Apesar eu citar que a Rainha é a sweeper do seu time, os operários podem se equipar com alguns tipos de armas e ajudá-lo a limpar o time oponente, incluindo a Rainha.
O segundo método de vitória é pelo caracol. Em todas as fases terá um caracol no meio do cenário onde apenas os operários podem monta-lo. O objetivo é que você leve o caracol para o seu lado do campo e ultrapasse a linha de chegada. Como o caracol é lento, este pode ser o meio mais difícil de vencer, pois ele estará sempre em destaque na tela e basta um soldado ou a Rainha do adversário para tirá-lo dali rapidamente e outro operário assumir o controle. O caracol também possui a vantagem de literalmente comer o operário que passar pela sua frente, mas dependendo de qual operário está montando, ele só atacará quem for do time contrário do que o está montando.
O terceiro e último método de vitória é através da coleta de frutas. Haverá frutas espalhadas pela arena onde os operários de ambos os times podem coleta-las. Você precisará levar uma fruta por vez até sua base e preencher os buracos com elas. O time que encher primeiro todos os buracos vence! Mas as frutinhas também tem outra utilidade: se estiver segurando ela e entrar em algumas das cápsulas presentes na arena, você se tornará um soldado e poderá ajudar a Rainha na linha de frente. Eu mencionei isso antes, mas os soldados podem usufruir de armamentos diferentes para ajudar no ataque, essas armas variam de espadas, armas a laser e escudos.
Qual papel desempenhar?
Então, estes são os métodos para vencer uma partida, mas você precisa de pelo menos três vitórias para o seu time sair vitorioso na Match. Se você me perguntar qual o melhor papel para desempenhar na partida, minha resposta é que vai do qual método de vitória você mais gostou. Eu particularmente gosto de assumir a linha de frente e varrer todo mundo em meu caminho, isso me da uma sensação de poder nas mãos, apesar de algumas vezes eu ter sido o motivo de ter dado a vitória ao oponente.
Mais importante que o papel que você irá desempenhar, é bom que tenha o mínimo de experiência em ser uma Rainha, um operário ou um soldado, nem sempre você será escolhido para ser a Rainha ou um operário. Se você está usando a Rainha, fique ciente de sua quantidade limitada de vida, ao contrário dos operários. A Rainha muitas das vezes se verá perseguida pela Rainha ou soldados do oponente, e nem sempre você conseguirá proteger seus aliados. Os operários já não precisaram se preocupar com isso, no entanto, eles possuem algumas limitações como poderem ser facilmente mortos por soldados e pela Rainha, e o fato de não poderem voar, tendo assim a necessidade de pular de plataforma a plataforma para se locomover.
Modos de jogo
Killer Queen Black possui três modos de partidas online: a partida de Rank, a Custom Match e as partidas rápidas. As partidas rápidas são mais adequada para iniciantes e casuais pois não atrapalham o esforço dos jogadores mais sérios. As partidas rápidas também são preenchidas por bots com IAs que podem ser tão boas quanto você. Se você tiver um grupo de amigos ou alguma comunidade ativa, pode montar partidas fechadas para uma Custom Match, caso não há pessoas o suficiente, basta preencher com bots. Já nas partidas de Rank, recomendo apenas se deseja levar o jogo mais a sério, o ideal também seria ter alguma interação com o seu time por chat de voz.
Fora os modos de partidas online e o tutorial, você pode também ficar como um telespectador e apenas assistir as partidas online para estudar ou apenas por entretenimento. Você também pode acompanhar seus stats e ver seu nudez vitorias, derrotas, quantos matou, e em que papel desempenhou, e etc.
Pontos Negativos
Fora o tutorial, Killer Queen Black não possui algum modo offline single player. Apesar de seu charme estar todo em partidas multiplayer online ou local, seria interessante ter algum modo com desafios a serem concluídos com objetivos específicos e hazards para uma gameplay diferenciada para aqueles só querem aproveitar uma experiência mais single player. Além disso, não há um modo de treinamento no jogo, apesar de você aprender todo o básico no tutorial, terá que se aperfeiçoar na morra jogando contra outros jogadores que muito provavelmente nem dará a oportunidade de respirar.
Na verdade, se você olhar Killer Queen Black carece bastante de conteúdo. Não estou falando só de modos de jogo, mas features como conquistas e variedade de arenas são outras coisas que sentia falta após algumas horas de jogo. Acredito que isso se dê só fato do jogo ter sido lançado primeiro nos arcades, então não era necessário focar tanto assim neste aspecto. No entanto, sabemos que o jogo está ganhando uma nova vida após quase uma década, então acredito que seria interessante que novidades sejam adicionadas no futuro conforme for o desempenho do jogo na sua nova casa, ou melhor dizendo, casas!
Conclusão
Killer Queen Black proporciona diversão misturada com a sede de vencer, você se sente estimulado após perder uma partida por um erro mínimo, e sempre quer tentar novamente. Além disso, o jogo não possui quaisquer uso de loot boxes por qualquer tipo de coisa que for, então o pay-to-win está fora de questão.
Apesar de ser um jogo totalmente online, minha humilde internet não comprometeu minha experiência no jogo, e foram raras as vezes que tive problema com lags, mas nenhum por queda de conexão mesmo estando conectado ao Wi-Fi. Fora isso, mesmo que Killer Queen Black possa ser um jogo mais voltado para o competitivo, é possível que jogadores casuais e iniciantes possam encontrar a mesma e diversão.
Cópia para análise disponibilizada gentilmente pela Liquid Bit, LLC
Avaliação: 9 / 10
Significado das notas de 1 a 10
1 – Melhor vomitar do que jogar isso
3 – Vai fazer outra coisa.
5 – Só jogue se você for MUITO fã mesmo…
6 – Jogo legal pra se divertir e se distrair.
8 – jogo bom, vale bem seu tempo e dinheiro!
9 – Jogo excelente que vai deixar uma marca em você!
10 – Agulha no palheiro! Todo gamer precisa jogar essa gema maravilhosa!