Nos últimos resultados financeiros, a Nintendo observou que as vendas digitais continuam aumentado. Vendas estas que aumentaram ainda mais em relação ao último ano fiscal.
Durante o briefing dos investidores, que aconteceu no início de novembro, o presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa, foi questionado por um investidor sobre as mudanças específicas nos números. Furukawa apontou que os jogadores continuam tendo interesse em títulos digitais e não físicos. Além disso, o Fighters Pass de Super Smash Bros. Ultimate, “fez uma enorme contribuição” para os lucros da empresa.
As vendas digitais continuaram a crescer mesmo desde o início do atual ano fiscal. Um fator importante é o número crescente de consumidores que optam por comprar as versões para download de software.
Em nossa opinião, isso se deve menos a medidas específicas da nossa parte, e mais porque os próprios consumidores apreciam a conveniência de comprar versões de download. Também achamos que o fato de os títulos lançados durante o verão serem populares entre os consumidores que preferem comprar versões para download contribuiu.
Porém, essas não são as únicas razões pelas quais as vendas digitais estão crescendo. Existem outros três fatores principais. Primeiro, é o crescimento das vendas de software somente para download. A linha de títulos independentes e outros jogos que não estão disponíveis como software em cartucho está se tornando mais robusta e as vendas desses títulos estão crescendo. Segundo, as vendas de conteúdo adicional também têm aumentado. Até o ano fiscal anterior, os principais colaboradores eram conteúdo adicional para The Legend of Zelda: Breath of the Wild e Splatoon 2, mas neste ano fiscal o Fighter Pass para Super Smash Bros. Ultimate fez uma enorme contribuição. Por fim, há as receitas do Nintendo Switch Online, que iniciou o serviço em setembro do ano passado. Na maior parte, a receita desse serviço não foi incluída no mesmo período do último ano fiscal.
As contribuições desses três elementos cresceram de maneira equilibrada, levando à atual situação de crescimento geral das vendas digitais. Gostaríamos de manter essa tendência durante as festas de fim de ano e além, mas, como muitos consumidores optam por comprar as versões em cartucho do software durante as festas de fim de ano, não espero que a proporção de vendas digitais neste ano fiscal continue aumentando.
Continuaremos a apelar da conveniência do conteúdo digital para os consumidores e trabalharemos para promover a venda de títulos de software somente para download e conteúdo complementar.