[Review] EarthNight

Desenvolvedora: Cleaversoft
Publicadora: Cleaversoft
Gênero: Plataforma 2D, Arcade
Data de lançamento: 03 de Dezembro, 2019
Preço na eShop: US $14,99
Formato: Digital

Desenvolvido pela Cleaversoft, EarthNight é um jogo de plataforma 2D e runner e uma carta de amor aos jogos clássicos de arcade. Ele já está disponível para o Nintendo Switch e outras plataformas modernas, mas a versão que irei fazer análise é a do híbrido da Nintendo.

Jogue com Stanley ou Sidney cujo objetivo é voltar à Terra enquanto decolam em dragões pelo espaço e correm sobre eles. Mas não pense que será uma aventura fácil, EarthNight requer habilidade e técnicas de saltos para que você possa chegar ao seu objetivo com o mínimo de vida gasta. Está é uma das minhas poucas experiências com jogos onde você não precisa controlar a movimentação do personagem, mas que é necessário saber quando e onde irá soltar (o famoso runner).

Jogabilidade

EarthNight é prático e direto ao ponto. Escolha Stanley ou Sidney e comece sua aventura pelo espaço dominado por dragões enquanto dirige para o planeta Terra. Ao aterrissar, corra por todo o dragão em um cenário de plataforma 2D, colete tesouros e itens pelo caminho, e desvie ou pule em cima dos monstros que habitam no dragão. Use técnicas de saltos com os Joy-Cons para realizar combos e vá até o final do dragão sem perder a vida (ou mínimo possível). Simples não? Não!

Você consegue dominar facilmente os comandos e até mesmo combar com saltos duplos, vôos e saltos pesados a longas alturas para causar danos massivos. No entanto, prestar atenção e calcular bem onde irá pular é muito mais importante, pois se sair fazendo o que bem entender irá apesar tropeçar em monstros e chegar ao final do dragão (a cabeça) com quase nada de vida. O jogo é estilo arcade, então se você conclui a fase você vai para o próximo dragão com a vida que está, mas se falhar no caminho você voltará para a nave e começará tudo de novo.

O objetivo é chegar à Terra, mas ao concluir seu trajeto até a cabeça do dragão, esmague botões até que a cabeça seja quebrado, caso contrário, reinicie a partida. O interessante é como tudo nunca é igual em cima do dragão, este é o famoso roguelike, a ordem das plataformas e inimigos que irão aparecer nunca será como na partida anterior, então decorar o lugar para fazer certo na próxima vez não será uma opção. Além disso, o ritmo frenético do jogo e a quantidade de monstros que aparecem na tela dão a dificuldade no ponto certo para que você possa se sentir motivado a continuar mesmo após perder uma partida.

Visuais e trilha sonora

Eu li um pouco sobre o jogo e vi que cada partícula do dele foi pintada pelo artista Mattahan. Não o conheço, mas aprecio o seu capricho que tornou o jogo único visualmente e agradável de se jogar. Lembro que durante a Indie World, em agosto deste ano, vários jogos independentes voaram pelos meus olhos como um raio de luz, mas dos poucos que se destacaram para mim, EarthNight ficou em minha mente simplesmente pelos visuais.

Já a trilha sonora, eu costumo ser mais exigente neste quesito. Acho essencial para a experiência do jogador que uma boa trilha sonora esteja acompanhando o ritmo da gameplay e que ela haja com harmonia com o cenário em que está jogando. Mas sinceramente, um jogo deste frenético e que prestar atenção é algo fundamental, me fez esquecer algumas das vezes que pude escutar a trilha sonora. Do pouco que percebi, achei meio fraco e genérico. No entanto, entendo que, para um jogo que você terá muito mais foco na jogabilidade do que qualquer outra coisa, isso é um detalhe que acaba passando despercebido.

Conclusão

EarthNight desempenha um papel como um bom jogo de plataforma de correr que, apesar da falta de conteúdo adicional para um fator replay, ainda é algo satisfatório e que lhe entretém bem do início ao fim. Dificuldade no dose certa, e a punição pela falha acaba dando um efeito contrário onde você acaba ficando com ainda mais vontade de jogar.

Os belos visuais também ajuda na hora de escolher algum jogo do gênero para comprar, pois este já trás uma boa impressão apenas de olhar a capa. No mais, EarthNight é um jogo que de fato é uma carta de amor aos clássicos arcades de plataforma 2D e que combina perfeitamente com a proposta híbrida do Nintendo Switch. Um Indie de qualidade que pode ser comprado a preço de tabela da eShop!

  • Cópia para análise disponibilizada gentilmente pela Cleaversoft*

Avaliação: 8.5 / 10

Significado das notas de 1 a 10
1 – Melhor vomitar do que jogar isso
3 – Vai fazer outra coisa.
5 – Só jogue se você for MUITO fã mesmo…
6 – Jogo legal pra se divertir e se distrair.
8 – jogo bom, vale bem seu tempo e dinheiro!
9 – Jogo excelente que vai deixar uma marca em você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *