[Review] Gensou SkyDrift

[Review] Gensou SkyDrift

21/12/2019 0 Por nerdnintendista

Desenvolvedora: IlluCalab
Publicadora: Unties
Gênero: Multiplayer, Party, Racing 
Data de lançamento: 12 de Dezembro, 2019
Preço na eShop: US $23,99
Formato: Digital

Versão em vídeo

Gensou Skydrift é um game de velocidade no estilo racing party, que segue um modelo bem similar a Mario Kart. Desenvolvido pela illuCalab, inclui em sua equipe de desenvolvimento um antigo desenvolvedor de Mario Kart. O game faz parte da série de Jogos da clássica franquia japonesa Touhou, popular há décadas por seus famosos games shoot “em up, mais conhecidos como jogo de navinha.

Gameplay

O gameplay de Skydrift não é muito diferente de outros games do gênero, como Mario Kart, Sonic Team Racing e Crash Nitro Fueled. Depois de completar o modo campanha, podemos escolher entre 15 circuitos e 20 personagens (que são bruxinhas bastante simpáticas). O gameplay conta com funções bastante interessantes. Nada de carros ou naves! Como é tradicional nos games da franquia Touhou, você controla 2 bruxas. Uma fica literalmente voando em pé nas costas da outra (é isso que eu chamo de diversão japonesa). Além de acelerar e frear, o que garante o drift nas curvas, você também pode trocar de bruxas, fazer um “switch” entre elas o que garante um pequeno boost de turbo na sua aceleração. O uso do drift é essencial no jogo, o que justifica muito bem o título.

Nesse game podemos usar 3 tipos de itens, que vêm em formato de cartas de magia, que são divididas em diversas cartas de ataque, escudos e aceleração. Cada bruxa pode ter um ataque por vez, e para conseguir essas cartas, precisamos encher uma barrinha de “mana” que fica no canto inferior direito da tela. Quanto mais aceleração temos no jogo, mais essa barrinha de mana enche. Existem diversos anéis mágicos espalhados pelas pistas, quando passamos por esses anéis ganhamos aceleração e a barra de mana enche mais rapidamente. Se  você for esperto, ao conseguir a carta de uma das bruxinhas, logo vai fazer o switch para a outra bruxa para conseguir a carta dela também. E essa parte da jogabilidade em especial me lembra bastante o Mario Kart Double Dash de Gamecube, e faz toda a diferença na gameplay de Skydrift Gensou.

Gráficos

Os gráficos são dignos de uma animação japonesa tradicional, os ambientes 3D do jogo remetem a arquitetura clássica das cidades japonesas antigas, além de florestas de bambu, montanhas de youkais e navios voadores. Tudo é bastante caprichado e nos dá sempre a impressão de estar num ambiente mágico e sobrenatural. A modelagem das personagens também é bastante detalhada, e nos momentos de diálogo do jogo (sim, tem uma história no modo campanha), as personagens são retratadas como animes, o que me fez ter vontade de assistir um anime assim que parava de jogar. Com isso posso falar que o jogo cumpre muito bem seu objetivo com os gráficos que apresenta.

Switch_GENSOUSkydrift_04

Trilha sonora

A trilha sonora é bastante empolgante como nas cenas de ação de um desenho japonês. Algumas trilhas parecem ser versões remasterizadas e remixadas de outros jogos da franquia Touhou, o que se encaixa muito bem para quem já jogou outros games da série. Não posso dizer que a trilha é fantástica, mas é bastante boa e posso dizer que se equipara com a de outros jogos no estilo racing atual. É bastante divertido correr com as trilhas que apesar de repetitivas não são enjoativas, uma vez que os sons de efeitos do jogo se encaixam muito bem com a música dos circuitos.

Mecânica

Como falei antes, o jogo conta com um total de 15 circuitos. O número de voltas pode variar de acordo com cada circuito e não existe uma simetria na extensão das voltas, o que é bom. Existem diversas opções de caminhos alternativos e atalhos no jogo o que incrementa bastante a diversão. No modo campanha o número de personagens competindo com você aumenta a cada nova fase. No começo você joga apenas contra uma dupla e para que esse número aumente você precisa ir completando as fases, porém para passar para um novo circuito é preciso obrigatoriamente se classificar chegando em primeiro lugar, o que não é tão fácil, uma vez que conforme você vai avançando, os circuitos vão ficando realmente mais difíceis. Felizmente você pode correr novamente sem nenhuma penalidade quantas vezes for preciso.

O jogo conta com 3 modos de jogo, campanha, versus e corrida livre.  No modo versus existe a opção de partida multiplayer local e online. Também é possível acessar o modo galeria do jogo e ver algumas das imagens de suas conquistas registradas. Infelizmente o jogo não tem idioma português, o que não seria um problema se o jogo não tivesse tantos diálogos no modo campanha. Um outro ponto fraco do jogo é a necessidade de estar online para poder iniciar o game, tentei diversas vezes iniciar o jogo sem internet, mas só consegui quando efetuava o login online.

Depois de completar o modo campanha (difícil que só) você libera um episódio secreto, e adicionar isso sem cobrar nada em formato DLC, deve ser louvado nos dias de hoje.

Switch_GENSOUSkydrift_02

História

A história não é das mais complexas, mas está lá. Todos vivem em paz e harmonia nas terras místicas de Gensokyo, que  é habitada por humanos e Yokais (é uma hamonia um pouco esquisita, mas tudo bem). Até que num belo dia de sol, nossas amigas bruxinhas começam a sentir que sua energia estão sendo sugadas e seu poder mágico está enfraquecendo. Reimu Hakurei e Marisa Kirisame, que são especialistas em Yokais começam a investigar e descobrem que a fonte desse problema é alguém que começa a fugir em alta velocidade pelos circuitos, e é essa busca lancinante que dá sentido as corridas loucas que vivemos.

Conclusão

Skydrift Gensou é um maravilhoso jogo no estilo racing que proporciona maravilhosas partidas multiplayers e horas de diversão no modo campanha. Se você gosta de animes, cultura japonesa e Mario Kart, provavelmente vai amar esse jogo. Ele tem um preço bastante acessível para tudo que oferece e você não vai enjoar de jogar tão cedo. Colocar um modo campanha com diálogos foi algo bastante agradável. No geral o game é muito divertido e quase não tem pontos fracos. Recomendo para toda geração que cresceu jogando Mario Kart e para os fãs de games japoneses, em especial da franquia Touhou.

* Cópia para análise disponibilizada gentilmente pela Unties*

Avaliação: 8,5

Significado das notas de 1 a 10

1 – Melhor vomitar do que jogar isso
3 – Vai fazer outra coisa.
5 – Só jogue se você for MUITO fã mesmo…
6 – Jogo legal pra se divertir e se distrair.
8 – jogo bom, vale bem seu tempo e dinheiro!
9 – Jogo excelente que vai deixar uma marca em você!
10 – Agulha no palheiro! Todo gamer precisa jogar essa gema maravilhosa!