Mais cedo postamos que a varejista japonesa Tsutaya comentou sobre as vendas de Pokémon Sword & Shield terem excedido as expectativas.
Mas isto não foi tudo o que a loja comentou. Ao Yahoo Japão, a loja fez uma declaração sobre o desempenho das vendas de consoles e jogos no Japão referente às 51 semanas de 2019 (a semana 52, a última do ano, ficou de fora).
Segundo a Tsutaya, estes foram os jogos mais vendidos do ano (obviamente, em sua rede de lojas, e não em números absolutos):
- Pokémon Sword
- Kingdom Hearts III
- Pokémon Shield
- Super Smash Bros Ultimate
- New Super Mario Bros U Deluxe
- Resident Evil 2
- Super Mario Maker 2
- Monster Hunter Iceborne
- Minecraft (NSW)
- Pokémon Sword/Shield Double Pack
Além disso, a loja destacou algumas coisas:
- Pokémon Sword/Shield vendeu muito bem e já ultrapassou Sun/Moon.
- Os clientes que compraram têm principalmente mais de 20 anos, mas mais e mais crianças têm comprado o jogo.
- Kingdom Hearts 3 vendeu bem.
- New Super Mario Bros U. Deluxe fez muito sucesso e foi o segundo motivo pelo qual muitos clientes compraram o Nintendo Switch, junto com Super Smash Bros. Ultimate. A demanda pelo jogo 2D foi forte.
- Resident Evil 2 Remake obteve muito sucesso vendendo muito no lançamento, e ainda está vendendo.
- Monster Hunter World: Iceborne vendeu bem fisicamente (melhor ainda na versão digital) e foi o jogo antigo mais popular a impulsionar as vendas do PlayStation 4 durante a promoção de fim de ano, quando ficou com 10 mil yen de desconto.
Ainda, a Tsutaya termina a declaração dizendo algumas coisas que espera para 2020, e o que podemos encontrar de maior destaque é que os lançamentos de The Legend of Zelda: Breath of the Wild 2 e de Shin Megami Tensei V ocorram em 2020.
Isso é algo no mínimo curioso, pois Shin Megami Tensei V está sumido desde o anúncio em 2017, com pouquíssima informação disponível desde então, enquanto a Nintendo até o momento só revelou que “Breath of the Wild 2” está em produção.