
Em setembro do ano passado, o jogo de aventura zelda-like Ittle Dew 2+ foi retirado da eShop do Nintendo Switch. O motivo para isso foi que a Ludosity havia cancelado sua licença com a publisher Nicalis para publicar o primeiro título na plataforma da Nintendo. No entanto, a Nicalis acabou retirando Ittle Dew 2+ da eShop já que não teria mais os direitos de publicação. Meses depois, o jogo retorna à eShop pela própria Ludosity, em vez da Nicalis que o publicou no passado.
O primeiro jogo também já está disponível na eShop, isto após a quebra de contrato. A Nicalis por sua vez, tentou republicar Ittle Dew 2+, apesar de ter perdido os direitos. Nyström, o criador do jogo, comentou sobre a situação no Twitter e enquanto conversava com a GamesIndustry:
Like.. what. If you want to be evil you have to be smart. You cant be dumb AND evil. If you know you're dumb, you should try and be kind. That's my advice.
— reallyjoel (@reallyjoel) March 13, 2020
“A questão era ter uma transição suave para os jogadores e transferir a propriedade do título da eShop para nós. Embora tivéssemos a opção desde o primeiro dia de emitir uma remoção para dos direitos da Nicalis e republicar a nossa, quisemos fazer a transição do mesmo título para que, por exemplo, pudéssemos fornecer atualizações para o jogo que as pessoas compraram no lançamento. Mas para uma transferência, é necessário o consentimento dos transferentes (Nicalis). E eles simplesmente não se deram ao trabalho de responder os e-mails. ”
A única boa notícia é que a Nintendo foi “muito atenciosa e prestativa” com a situação.