
Estamos passando por um dos mais difíceis períodos dos últimos tempos com a pandemia do Covid-19, algo que está afetando todo o mundo em todos os sentidos. Enquanto as pessoas estão confinadas em suas casas para evitar contágio, diversas empresas de pequeno e médio porte se viram fechando as portas devido à interrupção em seus funcionamentos.
No Japão, estamos vendo os reflexos do coronavírus acontecerem diretamente Nintendo, por exemplo, que depende do fornecimento chinês para abastecer o mercado local. Em um momento onde seu possível maior jogo do ano foi lançado, as vendas de console não estão correspondendo, simplesmente porque não há consoles para vender.
Em 2019, durante a corrida tarifária travada entre os Estados Unidos e a China, a Nintendo acabou movendo parte de suas fábricas para Taiwan, que está sendo responsável por boa parte do abastecimento ocidental de consoles e, através deste movimento, hoje o ocidente não está sendo TÃO impactado.
Neste contexto, de pandemia, segundo um artigo publicado pela Forbes, o país nipônico está disposto a gastar 220 bilhões de yen ($2 bilhões de dólares) para ajudar suas empresas multinacionais a deixarem a China e mover suas produções de volta para o Japão, e mais 23.5 bilhões de yen para ajudar suas empresas a procurarem outros países.
Para um melhor contexto, cabe elucidar que de acordo com o artigo, a China é a maior parceira comercial do Japão, e as importações caíram pela metade em fevereiro porque muitas fábricas chinesas estavam fechadas, significando que as manufatureiras japonesas ficaram sem componentes.
Ainda não sabemos como o mercado de produtos japoneses será impactado com esta decisão, como seria esta transição e quanto tempo demoraria para o mercado ser normalizado.