Panel de Pon, a versão original de Tetris Attack do SNES

Panel de Pon, a versão original de Tetris Attack do SNES

16/05/2020 0 Por CellyDiva

Na próxima semana, os assinantes do Nintendo Switch Online poderão usufruir de novas adições ao catálogo de jogos de NES e SNES do serviço pago da Nintendo. Entre os títulos que chegarão à plataforma temos Wild Guns, Operation Logic Bomb, Panel de Pon, e Rygar (sendo este o único jogo de NES da lista). Dos jogos citados, Panel de Pon pode ser algo desconhecido para alguns jogadores, isso porque o jogo na verdade é a versão original de Tetris Attack lançada no Japão em 1995, e um ano depois no Ocidente sob o nome que vocês já estão acostumados.

Na época era comum a Nintendo of America localizar títulos originalmente feitos no Japão com mudanças no nome e design. Vocês devem lembrar de Super Mario Bros. 2 do NES, que na verdade é uma espécie de “ROM Hack oficial” do jogo Yume Kojo: Doki Doki Panic. O mesmo aconteceu com Panel de Pon, que chegou por aqui com o nome de Tetris Attack aparentemente para pegar o embalo do sucesso jogo russo que a Nintendo já obtia a licença.

Tetris Attack, diferente da versão original japonesa, traz Yoshi e ouros personagens do universo de Mario. Acredito que a Nintendo of America na época quis unir duas marcas famosas para fazer sentido seu lançamento fora do Japão e evitar um possível flop, pois na época tínhamos Puyo Puyo para representar bem o gênero de Puzzle. Felizmente Tetris Attack foi bem recebido pela crítica e pelos fãs, chegou a ganhar um port para o Game Boy no ano seguinte e inspirou outros títulos futuros como Pokémon Puzzle Challenge e Pokémon Puzzle League do Game Boy Color e N64, respectivamente, bem como Dr. Mario & Puzzle League do Game Boy Advance e Planet Puzzle League do Nintendo DS.

Por curiosidade, Panel de Pon é desenvolvedora pela Intelligent Systems, um estúdio da Nintendo já de longa data atualmente responsável pelos jogos da série Fire Emblem, WarioWare e Paper Mario, sendo o recém anunciado Paper Mario: The Origami King. Outra coisa a se notar é que Panel de Pon teve vendas razoavelmente boas no Japão movimentando 150.000 cópias sem depender da marca Mario, isso considerando que na época era uma nova IP da Nintendo de um jogo de nicho.

Apesar de Panel de Pon ter ganhado oportunidade de um lançamento ocidental decadas depois, ele quase viu sua estréia bem antes no GameCube na coletânea Nintendo Puzzle Collection, este contendo Panel de Pon, Dr. Mario e Yoshi’s Cookie. O pacote foi lançado em 2003 no Japão, embora a versão norte-americana tenha sido cancelada.