
A Nintendo nos últimos anos vem investindo no mercado mobile lançando títulos como uma forma de apresentar suas IPs a um novo público e atraí-las para seus consoles dedicados. Claro que a Nintendo vive de erros e acertos, onde podemos citar Mario Kart Tour, Fire Emblem: Heroes e Animal Crossing: Pocket Camp como sucessos nestas plataformas. No entanto, após ver seus resultados financeiros decepcionantes para o mercado mobile e o sucesso de Animal Crossing: New Horizons, a empresa agora está tentando dimimuir seus esforços no espaço de jogos para celulares.
De acordo com um novo relatório da Bloomberg, a Nintendo “parece ter reavaliado o negócio mobile e estreitado seu foco” em relação aos seus consoles mais tradicionais. Embora a Nintendo inicialmente tivesse ambições de lançar dois a três novos jogos para celular por ano, os títulos da Nintendo têm lutado para competir com outros nomes estabelecidos. Abaixo temos um gráfico fornecido pela Sensor Tower onde podemos ver a performance de títulos mobile nos últimos meses:
Em parte, o interesse da Nintendo nos jogos para smartphones foi por causa do fracasso do Wii U, mas com o sucesso do Nintendo Switch e seus grandes títulos vendendo acima de 10 e 20 milhões de unidades em um curto período de tempo, talvez a empresa não ache mais necessário o grande investimento. No relatório da Bloomberg, o consultor de jogos para dispositivos móveis Serkan Toto disse o seguinte:
Em certo sentido, o enorme sucesso da Nintendo no console [Nintendo Switch] reduziu a necessidade e a pressão para colocar recursos no celular.
O relatório da Bloomberg bate com uma informação dita pelo presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa, onde diz que está desenvolvendo novos títulos para smartphones mas que não necessariamente procura lançar muitos novos app. O mercado mobile vem de um crescimento contínuo e tomando grande parcela da experiência que temos hoje em dia com jogos para portáteis, será que esta decisão afetará a Nintendo no futuro?