
Desenvolvedora: Destructive Creations
Publicadora: Destructive Creations
Gênero: RTS, Estratégia em Tempo Real
Data de lançamento: 11 de Junho de 2020
Preço: U$39,99
Formato: Digital
Ancestors Legacy é um jogo de Estratégia em Tempo Real, gênero que ficou conhecido como RTS. Esse tipo de jogo ficou muito popularizado por conta do sucesso de jogos como Age of Empire e sua plataforma mais comum são os computadores, não foi atoa que esse jogo foi lançado anteriormente para PC em 2018, chegando esse mês ao Nintendo Switch trazendo uma experiência bastante similar a versão de computador somada a possibilidade de ser jogado em modo portátil, o que é uma verdadeira conquista para os fãs do Gênero.
Enredo
O Game Indie, desenvolvido pela Destructive Creations, conta a narrativa das expedições Nórdicas em busca de novos territórios e nos apresenta durante a campanha a quatro grandes povos nórdicos comumente citados na mitologia: Os Germânicos, Vikings, Eslavos e Anglo-Saxões.
Gráficos
Através de cinemáticas que lembram HQs medievais e que são de cair o queixo de tamanho capricho, o jogo também nos apresenta a grandes de heróis Nórdicos, fatos históricos e detalhes das expedições dos Vikings, o que acaba criando uma Hype muito grande em prosseguir na História, principalmente se você for fã de Mitologia.
O visual do jogo é impressionante, sem dúvida um dos melhores nos jogos do Gênero, os gráficos são bem caprichados e representam bem a simulação de realismo nas batalhas. A câmera padrão do jogo é próxima de uma visão isométrica, mas com muitas possibilidades de regulagem e Zoom. Conforme aproximamos os detalhes dos personagens aumentam bastante sem perder qualidade visível na resolução, mesmo quando deixamos a câmera em primeira pessoa. Nesse ponto o jogo é simplesmente fascinante. Mesmo nas batalhas com ambiente mais escuros, o jogo faz uma ótima utilização de cores e iluminação, tornando a jogabilidade menos confusa possível, uma vez que as batalhas mostram a violência brutal e desordenada dos combates, afinal estamos falando de Bárbaros Sanguinários lutando para conquistar novas terras.
A única coisa que me incomodou é que em alguns momentos acontecem combates atrás de árvores e algumas casas e fica muito confuso entender o que está acontecendo por falta de uma visão em 360 do campo de batalha.
Mecânica e Jogabilidade
A jogabilidade não é tão completa quanto na versão de computador, por uma questão simples: O uso do mouse sempre vai ser superior para jogos de Estratégia em Tempo Real. Além disso, no início do jogo me senti um pouco limitado na exploração, combate e coleta de itens, mas confesso que isso mudou depois de algum tempo jogando e me adaptando aos tutoriais que o game apresenta de forma impecável conforme vamos prosseguindo, e o melhor de tudo, o jogo conta com legendas em Português. Contudo, se você é jogador experiente de RTS se prepare para se sentir incomodado com alguns pontos da jogabilidade como a limitação na hora de definir os espaços no mapa para colocar as construções, o modo de seleção de unidades de combate que não é tão claro na hora de montar batalhões. Na minha opinião o jogo acabou compensando isso com modo de visualização de mapa de forma simples com opção de avançar rapidamente pelos pontos do mapa com função de aceleração do cursor, e na escolha rápida das tropas, através de ícones no topo da tela.
Os combates são bastante simples, além de selecionar tropas inimigas e atacar, escolher construções para queimar e destruir, também podemos criar estratégias de ataque e defesa que organizam rapidamente a formação das unidades. Existe um menu de ações que exibe essas opções juntamente com ícones de retirada, acampamento médico e outras opções que vão sendo adicionadas conforme vamos progredindo no game. Também é possível acompanhar a barra de vida de cada um dos personagens durante a batalha e após cada combate podemos descansar usando o acampamento médico recuperar as energias.
O jogo trás uma variedade de missões, que não se limitam em combates, em muitos momentos temos que explorar o mapa para descobrir novas áreas e realizar missões de coletas de comida e matérias, usando a furtividade e ataques surpresa.
Uma outra coisa interessante é que podemos recrutar novos integrantes para os batalhões e ir personalizando e aos poucos melhorando os as tropas. Depois de um tempo cada tropa passa a ficar com características diferentes uma das outras e com isso podemos designar diferentes estratégias para cada uma delas.
Modo Portátil
Pode-se dizer que o modo portátil tem um desempenho bom e pronto. Digo isso porque o tempo de carregamento do jogo ficou claramente afetado. Nos testes que fiz aqui e ele leva até 25% a mais de tempo para terminar o loading. Durante esse carregamento o jogo exibe uma cinemática que chega a dar umas pequenas travadas, mas nada significativo. Na parte do jogo em si, o modo portátil é bastante satisfatório, existe uma queda na resolução que é até bastante suave e não atrapalha muito nos combates, porém em missões noturnas tudo fica mais confuso e dificulta um pouco a jogabilidade. O tamanho dos ícones e das legendas está ideal e não senti muitos problemas na leitura e seleção das ações.
Conclusão
Ancestors Legacy é uma ótima opção para fãs de RTS e uma grande adição a biblioteca de jogos do Nintendo Switch. Porém ele não é perfeito e pode ser um pouco confuso se você não estiver habituado com jogos do gênero. A maioria dos problemas desse jogo podem ser resolvidas com atualizações simples, o que faz dele uma indicação forte para quem sente falta de Games como Age of Empires no Switch.
*Jogo cedido gentilmente pela Destructive Creations
Avaliação: 8/10
Significado das notas de 1 a 10
1 – Melhor vomitar do que jogar isso
3 – Vai fazer outra coisa.
5 – Só jogue se você for MUITO fã mesmo…
6 – Jogo legal pra se divertir e se distrair.
8 – jogo bom, vale bem seu tempo e dinheiro!
9 – Jogo excelente que vai deixar uma marca em você!
10 – Jogo obrigatório!