8 jogos cancelados do Nintendo 3DS que talvez você não se lembre

8 jogos cancelados do Nintendo 3DS que talvez você não se lembre

27/10/2020 0 Por

Embora o Nintendo 3DS possua uma biblioteca maravilhosa de jogos, há jogos ainda mais interessantes que infelizmente não viram a luz do dia. Neste artigo, iremos falar especificamente destes títulos onde chegaram a ganhar anúncio, mas que por algum motivo foram cancelados no portátil da Nintendo.

Mega Man Legends 3


 

Para começar, já vou logo listar um cancelamento que me impactou muito quando ocorreu, e que seria basicamente um jogo de lançamento do 3DS.

MegaManLegends3

Estou falando de Mega Man Legends 3, que seria lançado como a sequência do jogo Mega Man Legends 2 e seria o quarto jogo da série Mega Man Legends.

O jogo foi anunciado para Nintendo 3DS em 29 de Setembro de 2010, durante a Nintendo press conference para a plataforma 3DS, próximo de formar dez anos após o lançamento de Mega Man Legends 2.

Durante o desenvolvimento do jogo, Keiji Inafune, o criador, acabou deixando a Capcom, mas o time de desenvolvimento de Mega Man Legends 3 manteve o ritmo da produção. Antes do jogo oficial chegar ao 3DS, uma versão chamada Prototype estava prometida para chegar à eShop contendo 10 missões e um novo personagem jogável chamado Barrett. A ideia era que a versão prototype funcionasse como um prólogo para o jogo principal.

Algo interessante que ocorreu durante o desenvolvimento do título foi que os fãs tiveram participação direta na criação do jogo, incentivada pela própria Capcom através do envio de sugestões, propostas e afins.

Foi então em 18 de julho de 2011 que a terrível notícia foi dada: Mega Man Legends 3 estava cancelado e nem o jogo completo e nem mesmo a versão prototype seria concluída, e que não havia mais planos para a tomada do desenvolvimento.

Isso gerou uma grande comoção na internet, que resultou em diversos movimentos dos fãs para tentar salvar o jogo, como o movimento 100k strong for Mega Man, uma página no Facebook, mas nem mesmo a forte demanda dos fãs pôde salvar o jogo.

Mighty No. 9


Mightyn9

Ainda continuando dentro do campo Mega Man e falando diretamente sobre Keiji Inafune, vamos para o próximo jogo cancelado de 3DS. Estou falando de Might No. 9!

Como dito antes, Inafune deixou a Capcom, e em 2013 retornou com uma nova proposta. Através do Kickstarter, o projeto Mighty No. 9 foi apresentado aos fãs com a tarefa de ser como um sucessor espiritual de Mega Man.

O jogo era basicamente Mega Man da série clássica, só que com outro personagem e nome, e algumas adições e poderes, e isso deixou os fãs extremamente animados, fazendo com que a campanha obtivesse enorme sucesso, arrecadando $ 3.845.170 dólares com um total de 67.226 doadores. Eu fui um deles.

Atingindo todas as metas propostas, o jogo foi prometido para chegar ao PC, Mac, Linux, PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One, Wii U, 3DS e PS Vita.

E foi aí que o problema começou. Com um projeto tão ambicioso, pretendendo chegar em tantas plataformas diferentes, o jogo sofreu diversos atrasos até finalmente ser lançado em 2016, e chegou cheio de problemas.

O jogo tinha problemas em todas as plataformas, como instabilidade, baixa taxa de frame rate e afins, apesar de no fundo ter uma ideia boa. A minha versão na época foi a de Wii U, e o jogo ficou bastante prejudicado nele, já que rodava em Unreal Engine 3, e o Wii U não era totalmente compatível com a engine, que teria que ser modificada para rodar no console,

É deste jogo a célebre frase “é melhor do que nada”, uma resposta de Inafune às reclamações dos fãs quanto ao terrível desempenho do jogo.

E com tantos problemas e após muita enrolação, eventualmente as versões de 3DS e PS Vita foram canceladas, provavelmente por ter que ser feitas do zero, já que nenhum dos dois consoles são compatíveis com a engine.

Mobile Ball


MobileBall

Revelado numa Nintendo Direct em 2018, nosso próximo jogo cancelado é Mobile Ball.

Mobile Ball seria um jogo de ação que foi anunciado pela desenvolvedora Mixi para ser lançado no 3DS japonês durante o inverno no Japão. O jogo permitiria o modo multiplayer entre as versões de 3DS e de smartphones, onde também seria lançado.

Já no final de 2018, o jogo foi adiado para a primavera de 2019, e no anúncio a desenvolvedora alegou que o motivo era para ter mais tempo para melhorar a qualidade do jogo e serviço.

Por fim, a Mixi anunciou em 2019 que a versão de 3DS do jogo havia sido cancelada. O motivo alegado para o cancelamento foi porque o jogo não havia atingido a qualidade desejada

Assassin’s Creed: Lost Legacy


assassinscreed

Seguindo com a nossa lista, vamos falar de Ubisoft.

Durante uma E3 em 2010 foi anunciada que um jogo da franquia Assassin’s Creed chegaria ao console da Nintendo!

Chamado de Assassin’s Creed Lost Legacy, o jogo sendo uma espécie de spin-off da série principal, Ezio Auditore da Firenze ainda seria o protagonista da aventura, onde ele viajaria para Masyaf em busca de informações sobre as origens da Ordem dos Assassinos.

Após o anúncio na E3 entretanto, nenhuma informação extra sobre o jogo foi divulgada, simplesmente pararam de aparecer. Nenhuma imagem, informação, comentário, nada. Tudo isso estava sendo muito estranho e a medida que o tempo passava, a expectativa dos fãs aumentava.

Foi então que em julho de 2011, meses depois do anúncio original, o roteirista Darby McDevitt veio à público divulgar que Assassin’s Creed Lost Legacy foi cancelado, ou nas palavras do roteirista, o título morfou e se transformou em Assassin’s Creed Revelations, que foi depois lançado para o PS3 e Xbox 360.

Bomberman


Bomberman

O próximo cancelamento está cercado de mistérios e incertezas. Anunciado junto com os jogos que chegariam durante a janela de lançamento do 3DS, estava Bomberman para o 3DS.

Durante o anúncio, passando entre diversos micro-trailers podíamos ver um lampejo do que seria esse título de Bomberman. A maioria de vocês deve conhecer a série pelo o que é hoje, sendo o título mais recente, Super Bomberman R, que foi originalmente lançado junto com o Nintendo Switch em março de 2017, mas, para quem não sabe, a IP de Bomberman pertencia a uma desenvolvedora chamada Hudson Soft.

Acontece que durante o ano de 2010, a Hudson acabou indo à falência, e de acordo com a maioria das pessoas envolvidas, esta foi o motivo do cancelamento do jogo. E foi nesse meio tempo que diversas IPs da Hudson, incluindo Bomberman, foram parar debaixo do guarda-chuva da Konami.

Além dos poucos segundos disponíveis do jogo, algumas imagens foram reveladas em fevereiro de 2011.

Após esse acontecimento, a franquia Bomberman entrou em um longo período de hiatus, indo para a geladeira até 2017, quando Super Bomberman R foi lançado.

Kaio: King of Pirates


KaioKingofPirates

O próximo jogo cancelado da lista é Kaio: King of pirates.

Este é mais um jogo que estava sendo desenvolvido pela Comcept, a desenvolvedora de Keiji Inafune após a sua saída da Capcom, SIM meus amigos, ele, novamente!

Kaio: King of Pirates foi anunciado para o 3DS em 2011, e estava sendo planejado não apenas para o portátil da Nintendo, mas para ser também uma franquia multimídia, tendo além do jogo, uma série de anime, manga e brinquedos.

O projeto foi o primeiro do novo estúdio de Inafune, a Comcept, e também de outro estúdio de Inafune, o Intercept.

A Marvelous então adquiriu os direitos do projeto e pagou pelo desenvolvimento e publicação do jogo, que vejam só, estava planejado também para ser uma trilogia! O gameplay estava planejado para ser semelhante à série da Koei Tecmo, Dynasty Warriors, aquele que tem diversos inimigos na tela para ser derrotados, a lá Hack n Slash.

Planejado para ser lançado em 2012, o título primeiro foi adiado para 2014, antes de ser cancelado pela Marvelous no início de 2015. Foi divulgado ainda pela Marvelous que eleshaviam perdido cerca de $ 3.8 milhões de dólares durante este período de 4 anos em que Kaio estava em desenvolvimento.

Se vocês prestaram atenção no vídeo até aqui, já devem ter percebido pelas datas ditas que no meio do desenvolvimento do jogo, Inafune abriu a campanha de Kickstarter de Mighty n9, que foi repleto de controvérsias e problemas, resultando no cancelamento de duas versões, e ainda, houve mais um Kickstarter de mais um jogo, Red Ash, que estava planejado para PS4 e Xbox One, além de diversos outros jogos terem sido feitos no percurso, como Yaiba: Ninja Gaiden Z, que foi lançado para PS3, Xbox 360 e PC. Talvez se Inafune focasse em apenas 1 projeto por vez, ele conseguisse entregar os resultados prometidos na qualidade desejada.

Parece que um dos grandes problemas dele é aceitar mais tarefas do que é capaz de cumprir.

Omega Five


OmegaFive

E por fim, o último jogo da lista deste vídeo é Omega Five, que é um side scrolling shooter, tendo sido desenvolvido pela Natsume e publicado pela Hudson Soft para o Xbox 360 através da Xbox Live Arcade em 2008.

Vários sites japoneses, incluindo o Famitsu listaram Omega Five para o 3DS, com uma janela de lançamento para a primavera japonesa de 2011, sendo portanto, um título de lançamento para o então novo portátil da Nintendo.

Infelizmente, o jogo acabou sendo cancelado após a falência da Hudson e aquisição pela Konami. Outro título planejado para o 3DS pela Hudson, foi o jogo de Bomberman, já citado neste vídeo.

Omega Five possui quatro personagens jogáveis num ambiente que avança para a frente na horizontal, enquanto inimigos surgem do fundo em 3DS e das bordas da tela. Como parte do gamplay, o jogador pode atacar tanto à distância, quanto com golpes corpo a corpo.

Vídeo com imagens do jogo no 3DS*

Ainda, talvez a versão de 3DS tivesse feito muito sucesso, já que a IGN declarou que a versão de Xbox foi um dos jogos mais bonitos do 360, enquanto a Eurogamer aclamou muito o jogo dizendo que este é um dos títulos mais impressionantes da Live Arcade.

My Garden


My Garden é um simulador de jardinagem anunciado pela EA para o Nintendo 3DS como parte de sua line-up incial de jogos para o lançamento do portátil da Nintendo, que incluia também The Sims 3: Pets e Madden NFL Football. No entanto, antes mesmo do 3DS ser lançado, a EA anunciou durante uma reunião da compania que o título estaria sendo cancelado pois “não sentiu que o jogo poderia atrair uma grande audiência” na plataforma.
No jogo, o jogador ao lado de seu auxiliar, o Tanuki, tinham plantar e cuidar de um jardim virtual, com cerca de 300 flores e plantas. Além das ações rotineiras e opções de interações, o jogador poderia utilizar os recursos únicos do Nintendo 3DS como a câmera para tirar fotografias 3D do jardim e compartilhá-las com outros jogadores.


Gostaram da lista? Que tal dar uma olhada na nossa versão em vídeo: