Preview | New Pokémon Snap

Preview | New Pokémon Snap

21/04/2021 1 Por Molan

New Pokémon Snap
Desenvolvedora: Bandai Namco

Publisher: Nintendo

Lançamento: 30 de abril, 2021

Os jogadores dos anos 1990 devem lembrar com carinho do clássico Pokémon Snap, de Nintendo 64. O simpático jogo, que foi um dos primeiros spin-off da franquia, trocava a ação e os combates por tranquilos passeios pela região de Kanto. O objetivo era fotografar as criaturinhas nos mais diversos cenários, com a melhor qualidade possível. Após vinte anos, finalmente teremos uma continuação para aquela jornada de ajudar a ilustrar uma das pesquisas do Professor Carvalho: New Pokémon Snap (Switch).

O título não é um remake e nem uma remasterização, mas sim uma sequência. Sim, apesar de não ter o número 2 em seu nome, New Pokémon Snap é uma aventura inédita, aos moldes de seu antecessor: trilhar uma rota predefinida, interagir com os mais diversos Pokémon e fotografá-los. À princípio é uma proposta bem simples e casual, mas que pode tornar-se muito divertida e viciante, caso o jogador seja do tipo complecionista.

Reunimos tudo o que sabemos sobre o jogo, para preparar qualquer jogador que nunca tenha experimentado a aventura clássica de Nintendo 64 ou até mesmo para refrescar a memória dos veteranos. 

Uma nova história

Diferentemente do seu antecessor, New Pokémon Snap não se passa em uma região canônica da franquia, mas sim em um arquipélago nunca antes visto, chamado de Região Lental. Dessa vez os jogadores terão que ajudar na pesquisa do professor Mirror, um cientista do Laboratory of Ecology and Natural Sciences (L.E.N.S.) —  atenção para os trocadilhos envolvendo câmeras e lentes fotográficas.

Lental é uma região bem diversificada, contando com praias, selvas densas, vastos desertos e muito mais. A variedade de biomas possibilita que os mais diferentes tipos de Pokémon vivam no arquipélago. Além de tudo, a região também conta com um curioso fenômeno conhecido como Illumina, que faz certos Pokémon e vegetações brilharem. A pesquisa do Professor Mirror consiste em investigar a vida dos Pokémon em seus habitats para descobrir o segredo por trás deste mistério.

Os jogadores irão trilhar (literalmente) os caminhos de Lental em cima do NEO-ONE, o confortável Pod de viagem do laboratório do Professor Mirror. Ainda há novos personagens ao longo do caminho, que tanto ajudarão as futuras jornadas quanto deverão ser ajudados em suas próprias pesquisas.

A era do Instagram

New Pokémon Snap se mantém fiel aos moldes do título original, de Nintendo 64, mas diferente de seu antecessor, aqui não há limite de fotos por viagem. Para quem não sabe (ou não se lembra), as câmeras dos anos 1990 utilizavam rolos de filmes e contavam com um número limitado de cliques. Felizmente a modernidade também chegou ao mundo dos Pokémon e agora será possível fotografar à vontade, sem se preocupar com o filme acabar. 

Além disso, será permitido editar as suas fotografias e até adicionar filtros nelas após a sua jornada, inclusive postá-las nas redes sociais. No entanto, algumas coisas não podem mudar, a principal delas é a mecânica de contabilizar pontos por fotografia. A pontuação do jogador pode variar dependendo do ângulo, distância ou enquadramento da foto — cada detalhe fará a diferença na pontuação final. Por isso só será possível editar as fotos após o passeio, para que as alterações não influenciem na pontuação do jogador.

Outro detalhe muito legal é que o jogo terá suporte a controles de movimento.  Particularmente, eu adoro usar essa funcionalidade do Switch, pois ela torna o gameplay muito mais intuitivo e até mais preciso às vezes. Em contrapartida, para não desagradar os mais conservadores que não abraçam a ideia, o giroscópio poderá ser habilitado ou desabilitado a qualquer momento e não será obrigatório.

Variedade para dar e vender

O enorme hiato entre o lançamento original de Nintendo 64 e o New Pokémon Snap será compensado com a enorme variedade de Pokémon disponíveis dentro do jogo. Já foram confirmadas mais de 200 criaturinhas até o momento. Óbvio que este número não é nada perto dos 900 Pokémon já existentes, mas se considerar que o jogo antecessor contava com apenas 63 dos 151 da Pokédex de Kanto,  New Pokémon Snap é uma grande evolução.

Sem falar que entre 1999 até os dias de hoje aconteceram oito gerações de Pokémon. Isso significa que teremos um leque muito maior de monstrinhos e talvez até alguns Shinies poderão dar as caras na região de Lental. A natureza será decisiva para o surgimento de certos tipos de Pokémon, alguns só aparecerão durante certa hora do dia ou em determinados tempos, como ensolarado ou chuvoso. Além disso,  certos estágios possuem rotas alternativas, modificando o curso da fase e aumentando o fator replay do jogo.

Muita gente acha que os monstrinhos dos primeiros jogos da franquia eram mais criativos  que os de agora — afirmação que discordo fortemente. De repente o lançamento de New Pokemon Snap dê mais destaque para as novas criaturas deste universo e talvez coloque um fim nesta ideia, pelo menos para a maioria das pessoas, já que todos poderão acompanhar de perto o comportamento deles.

Close certo

A espera dos fãs valeu a pena, pois finalmente o clássico Pokémon Snap de Nintendo 64 ganhou uma sequência. Talvez muitos não lembrem, mas em 2019, durante o lançamento de Pokémon Sword e Shield (Switch), o produtor Junichi Masuda e o diretor Shigeru Ohmori dos jogos deram uma entrevista para o portal Metro, onde foram questionados sobre a possibilidade de um Pokémon Snap 2. Eles disseram que só voltariam a apostar na franquia quando conseguissem criar um toque único para o jogo, como no original, de 1999.

Ou seja, uma sequência nunca teria sido descartada, a Game Freak apenas não havia encontrado a fórmula ideal para realizar tal tarefa. Felizmente, a Bandai Namco, a mesma que desenvolveu Pokkén Tournament (Switch), se encarregou de dar vida ao projeto, após 22 anos. Em uma recente entrevista para o Portal Metro, o diretor de New Pokémon Snap, Haruki Suzaki, confirmou que houveram diversas tentativas de fazer uma continuação para o jogo ao longo dos anos.

Além disso, Suzaki afirmou que trabalhou próximo da Game Freak e sempre consultava a empresa sobre como os Pokémon deveriam se comportar quando estivessem sozinhos, para criar a experiência mais realista possível para o jogo. Nas palavras do diretor, a sensação de jogar New Pokémon Snap deve ser como um passeio em um parque temático, observando o comportamento e as reações dos monstrinhos em seu habitat natural.

Uma experiência completa

New Pokémon Snap é um convite para o melhor do mundo dos Pokémon. Qualquer um poderá aproveitar e se divertir com o jogo, ainda mais porque não há nenhum bônus exclusivo para quem possuir os outros jogos da franquia, todos poderão ter uma experiência completa com o game. Tudo isso aliado a uma interface simples em todos os menus de edição fotos e missões com objetivos simples. O título tem potencial para ser bastante popular no seu feed das redes sociais por um bom tempo.

New Pokémon Snap está sendo desenvolvido pela Bandai Namco e chega exclusivamente ao Nintendo Switch em 30 de abril de 2021.