
Desenvolvedora: Team17
Publicadora: Team17
Data de lançamento: 23 Junho 2021
Preço: R$ 74,50
Formato: Digital
Análise feita no Nintendo Switch com chave fornecida gentilmente pela Team17.
Uma nova forma de jogar Worms, com combate em tempo real, Worms Rumble chega ao Nintendo Switch junto com sua estreia no Xbox Game Game Pass, o que se transforma num ponto positivo para todos os jogadores. Jogue partidas com até 32 pessoas de todo o mundo em um caos de armas, explosões e minhocas!
POW POW PEI PEI
Bom, eu fui querendo gostar do jogo, então vamos dar uma olhadinha em como as coisas acontecem por aqui. O modo de jogo mais popular é o Team Deathmach (batalha de times, quem matar mais, ganha), e acho que essa é a proposta mesmo, como sempre foi na franquia. Podemos jogar o mesmo modo sozinhos, ou até o “Last Worm/Squad Standing” (último que sobrar vivo, ganha). Podemos correr, pular, temos 2 slots de armas, 1 para granadas, 1 para itens consumíveis e outro para itens de mobilidade. Atiramos com o gatilho direito, consumindo todos os botões disponíveis. Sim, precisamos de 8 botões e 2 analógicos para conseguir jogar, um para andar e outro para mirar, mais as “setinhas” que tem suas funções também. Então sim, TODOS os 16 botões do console fazem algo, o que na verdade é um tanto custoso e confuso.
A variedade de armas é ABSURDA, sendo com certeza o ponto alto do jogo, além das personalizações das mesmas e dos Worms que jogaremos. Então é bastante fácil que tenha algo no seu estilo de jogo, mas lembre-se que tudo é bastante agressivo, e cada arma tem suas vantagens e desvantagens. Para pegar a sua, basta apertar Y quando encontra-la no chão, dentro de caixas, ou no loot de um inimigo morto. É um pouco na sorte, mas como a frequência de spawn é alta, achamos mais ou menos fácil a arma que queremos.


Um jogo totalmente diferente
A primeira coisa que notei nessa nova versão de Worms é a incapacidade de jogar off-line, ou seja, não existe jogar no sofá contra amigos. Mas até aí tudo bem. Isso só seria um problema se a gente estivesse jogando Worms né? Pois é, exatamente. Isso aqui NÃO É Worms. Podemos usar minhocas armadas até os dentes, temos algumas armas que já conhecemos, mas as semelhanças param por aí.
Eu adoro Worms, batalha em turnos, ter tempo para fazer suas ações, se preocupar até com o estado de destruição do cenário gerado aleatoriamente, munição das armas, e até mobilidade com a jetpack ou com a corda (que ainda existe aqui, e funciona bem, esse ponto me sinto obrigado a ressaltar). Mas infelizmente isso não existe no Rumble. Como o próprio nome sugere, só temos a opção de combate em tempo real, virando mais um jogo de tiro genérico. Mais do que isso, usar a temática de worms pareceu uma boa ideia, mas é algo tão diferente que acabou removendo qualquer personalidade que poderia ter.

Mas funciona?
É, no fim das contas funciona. Não é o melhor jogo que já joguei, realmente passa a sensação de “só mais um”. Acho que reciclar e repaginar Worms foi um erro enorme, pois ficou esquisito, inclusive os gráficos e cores são tão exagerados e indecisos que visualizar as coisas é bem complicado, então colocar skins – especialmente nas armas – é uma completa perda de tempo, pois não vamos conseguir vê-la. Eu pensei que isso se resolveria ao jogar no dock, mas não. Na verdade, essa versão continua apresentando quedas de FPS.
O timing de lançamento em conjunto com o Game Pass aumentou o alcance da versão para Nintendo. Como é um jogo do final de 2020, que como eu disse, é bem genérico, é bem difícil encontrar partidas fora do team death match. Poder jogar no mesmo esquadrão que meu irmão no XBOX em outra cidade foi ótimo também. Mas ao mesmo tempo notamos a inferioridade dessa versão pra o híbrido. Enquanto outras versões tem tradução para português, aqui só temos inglês (não que seja um grande problema na verdade, não tem muito o que ler), temos MUITAS quedas de conexão, e lag de informações bem desagradável – sério, eu entrava na sala alguns bons segundos atrasado do início da partida, as vezes já surgia com alguém me matando, ou no meio de uma partida já iniciada.

Nossa, parece que você odiou o jogo!
Não, eu não odiei. Worms Rumble é funcional, ele faz o que pretende, e é um spin off que mantém o tema de armas. É um casual bem ok. Tem mais problemas do que eu acho confortável para Switch. Mas enfim, acho que vai sim morrer rápido, pois temos opções mais interessantes no mesmo estilo, mas se você tem no máximo 2 amigos que gostariam de jogar em qualquer console, talvez valha a tentativa.
Prós:
- Muita personalização;
- Muitas armas e variedades de itens;
- Até 32 jogadores;
- Cross-play.
Contras:
- Versão de Switch é inferior às de outras plataformas;
- Genérico;
- Muito demorado para encontrar partidas;
- Mapas mal aproveitados e similares;
- Não é Worms.
Nota Final
6