Skip to content
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Spotify
NintendoBoy

NintendoBoy

Niche Games on Nintendo Consoles

  • Notícias
    • Indústria
      • Nintendo Switch
    • Entretenimento
    • Nintendo 3DS
    • Wii U
    • Mobile
  • Artigos
    • Entrevistas
  • Review
    • Preview
  • Guias
  • Listas
  • RetroBoy
    • ArchiveBoy
  • TCG
  • Entretenimento
    • Filmes
    • Anime
  • Redação
    • FALE CONOSCO
    • Portfólio
  • Review

Review | Dodgeball Academia

Jogue queimada de uma forma bem radical e se torne o melhor jogador de todos em Dodgeball Academia.
Erick Figueiredo 08/08/2021

Desenvolvedor: Pocket Trap
Publicadora: Humble Games
Gênero: RPG, esporte
Data de lançamento: 05 de agosto, 2021
Preço: R$ 103,51
Formato: Digital

Análise feita no Nintendo Switch com chave fornecida gentilmente pela Humble Games.

Quando eu era mais novo, um de meus tios me deu dois CDs que continham em seus arquivos um emulador de Neo Geo e uma extensa lista de roms com jogos do console. Entre os muitos King of Fighters, que eu passava horas jogando, eu conheci alguns outros games bem divertidos.

Um deles foi Super Dodgeball, um jogo em que o jogador disputava partidas de queimadas três contra três contra a CPU ou outro jogador. Com um estilo único e uma boa gameplay, o game me conquistou e por anos eu sempre quis experimentar outro similar.

Foi isso que me atraiu a Dodgeball Academia quando eu vi o primeiro trailer. Um jogo de queimada com um visual único e com uma jogabilidade simples e divertida. E após experimentá-lo para esta review, só posso dizer que o jogo é o que eu esperava, ao mesmo tempo que me surpreendeu bastante.

Quero ser o melhor de todos, o lendário queimador

Em Dodgeball Academia assumimos o comando de Otto, um jovem que deseja se tornar o número 1 na queimada. Para isso, ele se transfere para uma academia dedicada a ensinar os seus alunos as melhores técnicas de jogo. 

Como em um bom anime de esportes, o primeiro dia de Otto na nova escola é cheia de emoções, desde chegar atrasado na cerimônia de abertura, enfrentar o valentão da escola e ganhar um rival. Logo o jovem descobre que todo ano um grande torneio é organizado pela diretoria para definir o quão bom os alunos são, e Otto decide formar um time e entrar na competição.

A história de Dodgeball Academia é bem legal e cheia de referências a animes e outros elementos da cultura pop. Além do torneio, existem outros elementos importantes da narrativa que existem, como uma antiga guerra de queimada que foi terminada por um herói com uma bola que até hoje gira numa pedra no local. Tudo se mistura em uma única narrativa que serve para dar um outro sentido ao jogo e uma desculpa para tudo ser resolvido na base da bolada na cara.

E Otto não vai estar sozinho em sua aventura, conseguindo diversos aliados para ajudá-lo a se tornar o melhor jogador de queimada. De início o protagonista é ignorado ou rejeitado pelos outros alunos por ser o novato na área. Contudo, como em qualquer anime, ele logo ganha o respeito de seus camaradas e com o poder da amizade acaba superando os diversos desafios que aparecem em seu caminho.

Bolada na cara e gritaria

Dodgeball Academia é um divertido jogo de queimada com uma pegada de RPG incluído em seus duelos. O jogador controla Otto e seus amigos e geralmente enfrenta até três adversários por vez dentro da quadra.

A jogabilidade é bem simples, você pode movimentar o personagem com o analógico, enquanto utiliza um dos três botões disponíveis para fazer uma das ações escolhidas: Pular, arremessar a bola ou agarrá-la. Cada personagem tem uma barra de vida que precisa ser esvaziada para que eles sejam eliminados, e a quadra é dividida ao meio, o que significa que ninguém pode invadir a área do outro.

Em alguns casos, existem regras especiais durante as partidas que podem mudar a forma como você joga. Como a zona especial que faz com que os eliminados fiquem na parte de trás da quadra, podendo assim acertar jogadores pelas costas. Essas mudanças fazem com que o jogador precise mudar sua estratégia para não acabar sendo derrotado. Por fim, também é possível alternar entre personagens ativos no time com um toque no ZR, o que é bastante útil.

Arremessar bolas na cara dos outros é algo bem fácil de se fazer, uma vez que o jogo oferece um sistema de mira automático. Com um toque do botão é possível arremessá-la, e ao segurar uma direção, seja esquerda ou direita, altera a velocidade com que ela é jogada. Mas é claro, sendo um jogo baseado no esporte, os desenvolvedores decidiram adicionar um extra para fazer uma grande diferença no ato de atacar o oponente, golpes especiais.

Segundo a narrativa do título, todos os alunos da academia despertam seus poderes no primeiro dia de aula após tocar na lendária bola de queimada que terminou a guerra. Em gameplay, isso significa poderes especiais que podem ser utilizados durante os duelos, e cada um deles é diferente do que o outro.

De início, podemos segurar o botão de ataque para carregar um arremesso com um efeito especial, como bolas de fogo, por exemplo. Tal ataque especial ajuda causando dano extra nos adversários ou deixando-os sofrendo um status especial. Mas, a cada ação realizada pelo jogador, uma barra de especial vai se enchendo e quando ela estiver no máximo é possível utilizar o golpe especial daquele jogador, cada um mais variado do que o outro. Otto é claro, tem um Kame-hame-ha como qualquer herói de anime, mas assim como um bom protagonista de shonnen, ele só consegue acesso ao movimento quando ele precisa muito pela primeira vez.

Por fim, o botão B serve para pular, ou em alguns casos, rolar, que serve para evitar ataques inimigos ou só ataca-los desprevenidos. Já o A serve para se defender agarrando a bola, ou rebate-la no caso de certos personagens, dando assim um contra ataque. 

Os elementos de RPG aparecem bastante durante a aventura, além dos pontos de HP, sempre que uma partida é terminada os heróis ganham experiência e podem subir de nível aumentando seus status. Também é possível comprar equipamentos e utilizar itens para recuperar vida. 

A academia é um lugar grande e é possível explora-la para encontrar tanto missões secretas, quanto itens. Para ajudar na navegação é possível se transformar em uma bola e rolar. Por fim, batalhas aleatórias acontecem igual a Pokémon, basta passar na frente de um aluno que ele logo vai te desafiar para uma partida de queimada.

Um anime de queimada

Dodgeball Academia possui um estilo de arte bastante peculiar que mistura personagens 2Ds com cenários 3Ds. Lembrando bastante jogos como Mario Party, o game é bonito e seu design único certamente chama a atenção de quem passar por ele na loja do Switch.

Os personagens são os mais variados tipos possíveis. Humanos normais, animais antropomórficos, balões vivos, a variedade é enorme. Cada um tem uma personalidade ainda mais animada para complementar seu visual. O resultado final é um elenco bem divertido e que ficará lembrado na mente dos jogadores.

A música também é boa sendo bem animada e que combina muito bem com os ambientes e as disputas. Não há dublagem ou vozes para os personagens em si, mas os efeitos sonoros e visuais são suficientes para dar um charme aos bonecos.

O que realmente rouba a cena neste jogo é a excelente versão em português dos diálogos. Contendo gírias de todos os lugares do Brasil, bom humor e muitas referências, Dodgeball Academia é melhor aproveitado em sua língua natal, eu mesmo joguei o jogo com um grande sorriso no rosto a cada momento que os personagem interagiam e uma gíria nova surgia.

Algo que também é preciso mencionar, Dodgeball Academia possui uma opção chamada “Learner mode”. Com ela ativada, é possível jogar o game em qualquer linguagem além de ter uma tradução acontecendo simultaneamente, ajudando assim aqueles que desejam treinar ou melhorar seu conhecimento linguístico.

Uma experiência brasileira bem divertida

Dodgeball Academia é uma joia brasileira no meio de um monte de jogos indies que são lançados quase semanalmente na loja do Nintendo Switch. Para aqueles que sentem falta de um jogo de esporte que tem um modo história longo e bem divertido, este é o game perfeito.

Já para aqueles que querem auxiliar o mercado de games Brasileiro, esta é uma boa pedida para gastar seu dinheiro. Além de seu modo história e gameplay fantástico, a tradução do jogo é um ponto a parte na experiência e que vale muito a pena ser aproveitada. Em geral, este é um game incrível e que deve ser aproveitado por fãs de RPG e que querem uma nova forma de se jogar queimada.

Infelizmente, a experiência não é perfeita. A versão de Switch do título sofre com alguns problemas de loading, que ficam bem visíveis quando você joga enfrentando equipes de oponentes, pois a cada adversário eliminado o game carrega um pouco para recomeçar a partida. Isso quebra um pouco a imersão e após um tempo fica bem chato.

Pros:

  • Gameplay simples e divertida;
  • Tradução em português é extremamente engraçada e cheia de gírias;
  • Design de personagens é bem interessante.

Contras:

  • Loadings atrapalham a experiência geral.

Nota

9

  • Sobre
  • Últimos Posts
Erick Figueiredo
Erick Figueiredo
Fã de videogame desde os 6 anos de idade. Curte Sonic, e JRPGs como Breath Of Fire IV e Final Fantasy VIII, além de outros títulos como BlazBlue, Tales of e outros.
Erick Figueiredo
Últimos posts por Erick Figueiredo (exibir todos)
  • Arc System Works cogita encerrar o suporte de GUILTY GEAR -STRIVE- no Switch devido ao hardware defasado - 29/12/2025
  • Yakuza Kiwami 3 & Dark Ties destaca os novos modos de jogo “Bad Boy Dragon” e “Hell’s Arena” - 23/12/2025
  • GRID Legends: Deluxe Edition está chegando ao Switch 2 - 18/12/2025

Post navigation

Previous Arietta of Spirits, charmoso jogo de aventura com foco na história, chega ao Nintendo Switch em 20 de agosto
Next BLUE REFLECTION: Second Light | Novo trailer em inglês apresenta personagens, mecânicas do jogo, e mais; Detalhes para a Premium Box e Collector’s Edition

Relacionado

Review | INAZUMA ELEVEN: Victory Road
  • Review

Review | INAZUMA ELEVEN: Victory Road

31/12/2025
Review | The Rogue Prince of Persia
  • Review

Review | The Rogue Prince of Persia

25/12/2025
Review | POPUCOM
  • Review

Review | POPUCOM

24/12/2025
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Spotify
Copyright © All rights reserved. | DarkNews by AF themes.