Review | Fuga: Melodies of Steel

Review | Fuga: Melodies of Steel

11/08/2021 0 Por andrebarrozojr

Desenvolvedora: CyberConnect2
Publicadora: CyberConnect2
Data de lançamento: 28 de Julho 2021
Preço: R$ 203,95
Formato: Digital 

Análise feita no Nintendo Switch com chave fornecida gentilmente pela CyberConnect2.

Fuga: Melodies of Steel é o terceiro jogo da série Little Tail Bronx original da CyberConnect2, que inclui Tail Concerto do PS1 e Solatorobo para o Nintendo DS. Este título inédito conta a história sobre um grupo de pequenos heróis, que apesar da pouca idade, demonstraram uma coragem incrível ao partir em uma jornada para resgatar aqueles que lhe são queridos. .Nos arredores de Gasco, se localizava o pacato vilarejo de Petit Mona. A guerra era algo que pensavam estar muito distante da sua realidade, infelizmente estavam enganados o quanto a isso.

Sem o menor aviso, o vilarejo foi atacado pelas tropas do exército Berman. Em meio ao desespero, uma voz no rádio os orientou a fugir dali e buscar ajuda em uma caverna que parecia esquecida pelo tempo. 

Ao chegar no local indicado, se deparam com um enorme tanque chamado Tanaris. Ao adentrá-lo, perceberam que não sabiam como operar a máquina, fazendo-os cair novamente em desespero, pois sem o devido conhecimento todo aquele amontoado de metal não valeria de nada. Quando os pequenos começaram a orar por ajuda, o tanque subitamente ganhou vida e rumou em direção ao contra ataque. Você terá coragem de sacrificar tudo o que for necessário para salvar os habitantes de Petit Mona?

Pequenos. Bravos. Heróis

Malt Marzipan é o líder do grupo, sempre pensando no bem estar dos seus amigos e de sua irmãzinha. Se esforça ao máximo para conseguir guiar todos em segurança no seu objetivo de salvar a todos da vila. Hanna Fondant sonha ser médica, caso eles ainda possuam algum futuro. Kyle Bavarois é o anti-herói, e mesmo sem nunca admitir, nutre sentimentos por Hanna, mas tem medo de confessar. Apesar do seu mau humor, sempre ajuda os que pedem por seu auxílio. Boron Brioche é um típico grandalhão com coração de ouro. É responsável pela cozinha e seus suprimentos. Socks Million é o mais inteligente do grupo, tendo conseguido desvendar alguns segredos do Tanaris a ponto de realizar upgrades nas suas defesas e poder bélico. Mei Marzipan é a caçula da trupe, irmã de Malt. Apesar da pouca idade, está disposta a tudo para que o que restou da sua família fique bem e em segurança.

Apesar das personalidades bem estabelecidas desde o começo da aventura, os momentos de conversa entre os personagens podem deixar os mais atentos surpresos, pois nem sempre reage a certos acontecimentos ou diálogos da mesma maneira, assim como na vida real. Esse cuidado deixou todos os diálogos bem orgânicos e farão você dar o devido valor a interação da equipe, mesmo com a urgência da guerra.

E se você acha que o elenco de personagens jogáveis se limita aos iniciais vocês está redondamente enganado, pois gerenciar corretamente sua equipe também fará parte do gameplay, após certo ponto do jogo. Já te contei que estreitar o laço entre os personagens pode lhe trazer vantagens durante o combate também? Essa eu vou deixar para vocês descobrirem ao jogar mesmo.

Gigante guerreiro, Taranis!

O que a princípio parecia ser uma gigante sucata de outrora, tornou-se o principal meio de salvação dos nossos heróis. O tanque é equipado com 3 tipos de projéteis: um de baixo alcance, mas grande poder de jogo; outro de baixo poder de fogo mais de enorme precisão; e um último que seria o meio termo entre esses dois. É necessário equipar uma dupla de personagem em cada um dos canhões, um deles funcionará como o predominante e determinará o tipo de projétil e o outro atribuirá algum tipo de habilidade passiva ao disparo (maior precisão, penetração em armaduras, etc).

Caso uma unidade inimiga seja atingida pelo projétil que possui maior vulnerabilidade, esta irá retroceder um pouco na timeline que se localiza em cima da tela e que é onde é exibida a ordem de ataque, no melhor estilo Child of Light. Ainda é possível aplicar status negativos aos inimigos, como blind e burn, por exemplo. Cuidado pois tudo citado nesse parágrafo vale também para quando você estiver sendo atacado!

Como um último recurso ainda é possível sacrificar a vida de um dos integrantes do seu time para um tiro avassalador que varre completamente todos os adversário, porém a perda de uma vida sempre será  um peso muito grande para o time. Você estaria disposto a sacrificar tudo pelo seu objetivo?

É perigoso ir sozinho, pegue um dicionário

Apesar do cenário de guerra, o mundo de Fuga: Melodies of Steel é recheado de camadas e personagens marcantes. A jogabilidade do game é bem simples, de forma geral. Ao partir de uma cidade, o jogo lhe oferecerá rotas onde você realizará ações ao trafegar por ela, como enfrentar inimigos, recuperar hp/mp ou poderá encontrar um ponto de parada onde é possível melhorar o relacionamento interpessoal do time, realizar os upgrades no Taranis e tudo mais. Chegando em uma nova localidade é possível reabastecer seus suprimentos e entender um pouco do que ocorreu naquele local, com o adicional de que é possível coletar páginas de uma história em quadrinhos que conta mais histórias desse mundo.

Raramente coloco a localização como um ponto negativo de um jogo. Entendo que ainda não somos um mercado central, apesar do crescimento pequeno mais constante ao longo dos anos, porém nesses casos onde uma grande parcela do conteúdo disponível está em texto, não tem como ignorar o fato de que o jogo não está disponível em nosso idioma. Caso você seja daqueles que considera esse um fator decisivo na hora da compra, peço que considere se esforçar um pouco mais, pois você pode estar perdendo a chance de aproveitar um título de excelente qualidade por conta da barreira do idioma.

Prós

  • Narrativa
  • Jogabilidade
  • Personagens
  • Conteúdo adicional em texto

Contras:

  • Sem localização para português do Brasil

Nota Final:

9

Últimos posts por andrebarrozojr (exibir todos)