
Certamente Reggie Fils-Aimé é uma das figuras mais carismáticas e memoráveis na história da Nintendo. Grande parte desse legado se deve a naturalidade que o ex-presidente da Nintendo of America lidava com os diversos memes da comunidade de fãs da empresa. Uma das piadas mais icônicas envolvendo o seu nome eram os constantes questionamentos sobre a localização de Mother 3 (GBA) para o ocidente, já que havia um boato que o jogo nunca foi lançado no ocidente por decisão dele.
Agora, graças ao lançamento do livro de Reggie, Disrupting The Game, temos a chance de conhecer os bastidores e várias outras curiosidades sobre a companhia durante o mandato do grandalhão. Além disso, uma grata surpresa aos fãs que pré-encomendaram a versão audiobook do livro é que eles terão acesso a um bônus exclusivo, onde Reggie conversa com seu amigo e apresentador do The Game Awards, Geoff Keighley. E, como era de se esperar, a discussão girou em torno de Mother 3.
Durante a conversa com Keighley, Reggie revela que a Nintendo decidiu não lançar Mother 3 no ocidente antes mesmo dele ingressar na empresa. Logo que ele foi contratado, a companhia já estava trabalhando duro no marketing do Nintendo DS. Junto a isso, Reggie revela que o marketing de seu antecessor, EarthBound (SNES), foi muito levado em consideração para o veredito da empresa.
“A decisão inicial de não lançar o jogo aconteceu antes de eu entrar na empresa, porém certamente mais tarde eu tive muitas conversas com o Sr. Iwata sobre este jogo, sobre a paixão dos fãs, e claramente o panorama [na época do lançamento] era que o primeiro jogo no Super Nintendo não tinha vendido tão bem. Certamente que, ao voltar a olhar para ele, o marketing não era grande coisa. Acho que foi comercializado de uma forma bizarra, como ‘este jogo cheira mal’ ou algo do gênero. Não foi realmente a melhor atividade de marketing para o lançamento de um novo jogo.
Porque não tinha vendido bem, porque sim, há muito tempo e investimento financeiro na localização deste tipo de conteúdo, então não era realmente uma prioridade. Quando estamos a ponto de colocar todo o nosso esforço no Nintendo DS e em jogos como Metroid Prime Hunters, Mario Kart DS e Pokemon para DS, realmente não era uma forte prioridade de negócios. Mas cara, os jornalistas de jogos tinham que me perguntar todas as vezes.“

Entretanto, isso não significa que uma localização para o ocidente não chegou a ser levada em consideração anos mais tarde. Na verdade, Reggie disse que durante a era 3DS/Wii U houve uma conversa muito séria entre ele e Satoru Iwata sobre como isso poderia acontecer.
“Houve uma conversa séria durante a época do Nintendo 3DS, e quando lançamos o Wii U, deveríamos procurar disponibilizar o jogo digitalmente em nossa loja digital, porque naquele momento os custos de produção e distribuição eram mínimos. Já tínhamos conversado sobre ter um grupo de jogos que não estavam localizados, que eram jogos em japonês puro já disponibilizados. E fizemos isso para vários títulos. E eles se sairam bem. O Sr. Iwata e eu tivemos essa conversa sobre Mother 3. O que acabou por acontecer foi que lançamos o primeiro Mother (Famicom), chamado de EarthBound Beginnings na eShop do Wii U”.
EarthBound Beginnings é bem conhecido por ser o título menos intuitívo da saga, muitas vezes até resumido a um protótipo do jogo que viria a ser lançado mais tarde no SNES, então já era um lançamento de nicho para a maioria dos jogadores. Principalmente se levar em conta que seria, até então, um exclusivo de um console que teve o número de vendas decepcionantes.
Após a localização de um jogo exclusivo do Famicom para o ocidente pela primeira vez e nessas condições, o esperado seria que a Nintendo lançasse todos os títulos da série Mother no Virtual Console do Wii U em algum momento.
Reggie continua a falar sobre Iwata — que tinha se juntado no desenvolvimento de EarthBound quando o projeto estava em apuros e que possivelmente foi o responsável por salva-lo — que tiveram várias discussões sobre o potêncial lançamento de Mother 3 no ocidente e termina a conversa especulando sobre como as coisas poderiam ter acontecido:
“E quem sabe? Se o Sr. Iwata não tivesse falecido, se talvez o Wii U tivesse se saído melhor no mercado, talvez a localização de Mother 3 estivesse pronta a essa altura. Portanto, houve certamente conversas, mas teria sido necessário que tivesse sido feito da forma correta”.

Reggie compartilhou ainda mais informações sobre Mother 3 em uma entrevista no Podcast Kinda Funny Games, no YouTube. Entretanto, o que ele disse durante a conversa foi um pouco mais desanimador. Quando perguntado sobre as possibilidades de uma localização, ou talvez uma jogo inédito da saga, Reggie respondeu:
“Não espere por isso. Novamente, não estou mais lá, não sei o que está acontecendo.
Enquanto Iwata estava vivo, ele realmente entendia a paixão que os fãs tinham pela série Mother. E você precisa lembrar que foi sob sua supervisão que EarthBound Beginnings foi trazido pela primeira vez para a plataforma Virtual Console.
E assim, a empresa sabe que há muita paixão por essa franquia, mas pensando em como torná-la atual, pensando em como torná-la maior do que apenas, você sabe, deixe-me chama-los de ‘um grupo relativamente pequeno de fãs que querem desesperadamente ver Mother 3 ou algo do gênero na série EarthBound’.
Isso é o que a empresa, tenho certeza, tem pensado, e eles ainda não descobriram a solução para isso, ou pelo menos não estão preparados para falar sobre isso.”
Mother 3 foi lançado em 2006 para o Game Boy Advanced, exclusivamente no Japão. Até hoje a Nintendo nunca deu sinais de que o jogo poderá ser lançado no ocidente. Infelizmente, após essas declarações de Reggie, fica muito difícil imaginar uma linha do tempo onde Mother 3 teria sido lançado de forma oficial fora das terras do sol nascente.
Fonte: Nintendo Life, GoNintendo, Kinda Funny Games