
Desenvolvedora: Two Point Studio
Publicadora: SEGA
Data de lançamento: 16 de Agosto, 2022
Preço: R$ 199,95
Formato: Digital/Físico
Análise feita no Nintendo Switch com chave fornecida gentilmente pela SEGA.
Revisão: Marcos Vinicius
Two Point Campus é o mais novo título da franquia de simulação desenvolvida pela Two Point Studio. No game, jogadores devem construir e criar a melhor universidade de todas. Você tem o que é preciso para cumprir esse objetivo e deixar alunos e professores satisfeitos?
Construindo sonhos

Como mencionado, o objetivo do jogador em Two Point Campus é construir a melhor universidade de todas. O game oferece dois modos que vão ajudar a atingir tal objetivo. O primeiro é uma campanha que funciona como um tutorial, oferecendo alguns templates de faculdade e uma única missão: Transformar o local em um sucesso.Jogando este modo irá ensinar como as coisas funcionam dentro do jogo. Será possível aprender a construir as bases para uma universidade, como salas de aula, dormitórios e banheiros. Também será ensinado como cada aula funciona, itens adicionais e a manusear a vida do campus dos alunos.

Cada universidade tem um ranque de estrelas que vai de 1 a 3; ao atingir o primeiro desses níveis, uma nova faculdade se abre para o jogador. Completar todos os ranques concedem novos itens a serem utilizados na próxima campanha. É preciso atingir certos objetivos, tais como, atingir uma nota alta ou completar um evento especial, para conseguir as estrelas.
O segundo modo de jogo é o sandbox, onde o jogador é livre para construir uma universidade do jeito que quiser. Não há limites para o que é possível fazer, e é possível customizar a experiência antes de começar a “jornada”. Inicialmente não é possível acessar o sandbox, precisando jogar a campanha para conseguir desbloqueá-lo.
Os desafios de ensinar

Muito mais do que apenas construir salas de aulas e contratar professores, o desafio em Two Point Campus é constante e será preciso não apenas ter boas instalações, como também satisfazer as necessidades de seus trabalhadores e estudantes. Dormitórios, banheiros e chuveiros são construções obrigatórias para se ter um bom começo em sua vida acadêmica. Os alunos possuem necessidades que vão além das questões fisiológicas, então também será necessário construir salas de descanso, bibliotecas, para ajudá-los em seus estudos e de vez em quando oferecer shows ou filmes divertidos para distraí-los.
Conforme o tempo for passando, Two Point Campus utiliza um sistema de meses, estudantes também vão fazer pedidos diretamente ao jogador. Alguns irão requerer itens específicos, enquanto outros vão pedir por melhorias nas salas e outros locais. Atender esses desejos recompensam o jogador com moedas especiais, que desbloqueiam novos itens, experiência para sua faculdade e até dinheiro extra em alguns casos.

Ganhar experiência aumenta o nível da universidade, o que resulta em mais alunos se matriculando em aulas, pedidos extras do governo para ajudá-lo financeiramente e até itens e salas extras sendo desbloqueadas. O jogador também pode adquirir experiência extra ao criar salas enormes e adicionando conteúdo útil para os alunos.
É preciso ficar de olho principalmente nas finanças. Durante um período de 12 meses, os jogadores vão pagar o salário de sua staff e outros gastos que surgirem. Sendo necessário contratar professores, assistentes e zeladores, cada um com suas habilidades, o dinheiro gasto com estes trabalhadores podem acabar causando problemas se for gasto sem cuidados.
Uma forma de conseguir dinheiro é através das mensalidades dos estudantes. Ao iniciar o ano letivo é possível customizar o valor que será recebido mensalmente pelas aulas, quanto mais barato for, mais alunos estarão dispostos a estudar na universidade. Além deste dinheiro, um bônus é concedido conforme as notas dos alunos em relação a matéria. Assim, oferecer o melhor ensino irá recompensar o jogador com grana adicional para novas melhorias.
Sendo dono de universidade na palma de sua mão

Sou da opinião de que o Nintendo Switch é uma plataforma ideal para jogos de simulação. Apesar de não ser muito poderoso, o console híbrido da Nintendo oferece coisas interessantes que só são possíveis nele. Jogar deitado em sua cama, com o portátil em suas mãos e uma xícara de café próximo de sua cabeceira, e assistir os estudantes vivendo suas vidas ao mesmo tempo que sua universidade se torna um sucesso é algo especial.
Apesar de ser adaptar bem a resolução do híbrido, Two Point Campus infelizmente desaponta em alguns quesitos encontrar em outros jogos de simulação na plataforma. Jogá-lo em modo portátil não permite a utilização da tela de toque do Switch para controlar as coisas.

O game também sofre com alguns problemas de performance no modo handheld. Com muitos estudantes na tela ao mesmo tempo, é possível notar quedas de animação em quadros por segundo. Pequenos travamentos aleatórios também aconteceram e durante minha jogatina também experimentei crashes que fecharam o game duas vezes.
Jogar no dock deixa as coisas um pouco mais estáveis. Também é um pouco confuso, de início, se acostumar com os controles, mas eventualmente é possível se adaptar. Os visuais também são bem bonitos, e o jogo tem uma trilha sonora muito bacana, recriando uma estação de rádio que oferece além de músicas, comentários sobre universidades e dicas úteis.
Ser dono de universidade não é nada fácil

Two Point Campus é um jogo bem divertido. O ciclo de construir uma universidade, melhorar seu conteúdo, ganhar dinheiro e investir mais para agradar os estudantes é viciante. Com uma jogabilidade simples, o game pode ser aproveitado tanto por fãs de jogos de estratégia ou aqueles que nunca experimentaram o estilo.
Construir prédios é bem fácil, com um toque do botão e selecionando a opção de sala que assim desejar. O jogo indica qual o tamanho mínimo para cada local, assim como os itens essenciais. O mesmo vale para a contratação de staff e outras coisas que serão essenciais para o sucesso de seu local.

O desafio existe na forma de equilibrar finanças e atender os desejos dos estudantes. É preciso saber investir bem para não acabar decepcionando os seus alunos. Ficar sem dinheiro pode ser um pequeno problema, sendo possível pegar emprestado com bancos, mas o ideal é não passar do ponto.
O jogo também possui uma boa apresentação, similar a Two Point Hospital, da mesma empresa. O português do Brasil, também está incluído como uma das línguas disponíveis, ajudando ainda mais jogadores a poder aproveitar o título.
Precisa estudar mais
Two Point Campus é divertido, mas seus pontos negativos impactam na experiência. O jogo é simples, viciante e possui boas ideias, mas a falta de aproveitamento de certas vantagens do console da Nintendo decepciona. Os problemas de performance e os tempos de carregamento chamam a atenção de quem quer aproveitar a experiência longe da tela da televisão. Ainda assim, existem coisas que podem ser aproveitadas aqui.
Prós:
- Divertido e viciante;
- Está disponível em Português;
- Belos visuais e apresentação.
Contras:
- Problemas de performance no modo portátil;
- Demora um pouco para desbloquear o Sandbox;
- Falta de controle de toque.
Nota Final:
7
Leia também