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Do fantasmagórico ao grotesco: Conheça os 11 inimigos mais assustadores em jogos da Nintendo

Antonio Carlos 31/10/2022

Quando falamos de Nintendo, é comum que a primeira coisa quem vem em mente é o seu lado mais familiar, junto às suas franquias de jogos cheias de brilho e carisma, vezes trazendo uma pegada mais infantil, como por exemplo o universo de jogos do Mario, Kirby e Pokémon. Contudo, dentro desses mundos ainda é possível extrair elementos capazes de despertar o medo e desconforto. Obviamente, não são todos os jogos da Nintendo que trazem esse ar infantilizado, temos franquias bastante populares que são direcionadas a outros nichos, algumas até possuem uma atmosfera peculiar que podem trazer à tona o cenário de horror, que exploram este aspecto de diversas formas.

Mas afinal, o que faz algo ser assustador? A resposta para essa pergunta sempre variar de pessoa a pessoa, uma vez que existam medos e inseguranças diferentes tendo sido geradas por eventos traumáticos físicos ou mentais, ou até mesmo por questões evolutivas que podem crescem a ponto de se tornar fobias. Por isso, o intuito deste texto é mostrá-los alguns inimigos presentes nos jogos da Nintendo que, com toda certeza, uma vez já causaram medo em alguém por algum aspecto individual.

Leia também:

NintendoBoy Recomenda: Os Melhores Jogos de Nintendo Switch para o Halloween

Kirby — Zero / Zero2

Render de 02 por Nibroc-Rock

O universo de Kirby é, sem duvidas, um dos mais fofos e puros existentes no mundo dos jogos. Boa parte dos vilões parecem ter saído da coleção de bichos de pelúcia de alguma criança. Embora em meio toda essa fofura existe uma criatura que, apesar da sua simplicidade, causa bastante desconforto ao se ver.

Zero é o chefe final de Kirby’s Dream Land 3. Sua aparência é de uma grande bola branca com um olho de escleral vermelha, com essa vermelhidão dando uma impressão de serem olhos sangrando. A coisa ainda fica pior quando projeteis vermelhos saem de seu corpo onde parece que sua pele se rasga para lançar sangue e carne no Kirby. Durante o combate, a parte branca do corpo de Zero se rasga deixando somente o olho que derrama partículas vermelhas ao ser atingido.

Mais tarde em Kirby 64: The Crystal Shards, o vilão retorna em uma nova forma que se assemelha a de um anjo. Por mais que o jogo não o expresse como uma entidade sombria, a interpretação das pessoas sobre ele vai por outro caminho. Geralmente retratado como estar chorando sangue e com ponta das suas asas se assemelhando com vasos sanguíneos, Zero neste game consegue ser ainda mais desconfortável visualmente que sua forma anterior.

The Legend of Zelda — A Lua

The Legend of Zelda: Majora’s Mask possui umas das atmosferas mais sombrias da série, e um dos grandes colaboradores para isso e a icônica “Lua”. Sempre no céu com seus olhos penetrantes de cores amareladas e sorriso sinistro, a Lua encara o jogador enquanto se aproxima lentamente com intuito e matar todos de Termina.

A presença da Lua em The Legend of Zelda: Majora’s Mask cria uma tensão sobre um cataclismo iminente enquanto desperta ansiedade e pânico. Durante o decorrer dos últimos três dias do jogo, a corrida contra o tempo aumenta a tensão do jogador e a presença da Lua passa a afetar diretamente os céus, mudando gradualmente a sua cor.

Pokémon — Ghost

Embora o tipo fantasma no mundo Pokémon seja algo comum nos dias atuais, lá no passado, com os jogos Pokémon Red e Pokémon Blue para Game Boy, o conceito de Pokémon fantasma era limitado e restritos à torre da cidade de Lavender, em Kanto.

A cidade de Lavender por si só era um cenário que se destacava das outras cidades presentes nos jogos, ao começar pela grande torre que servia como um cemitério, e sua musica de tom sinistro mesmo com as limitadas batidas em 8-bits, trazendo notas agudas bem devagar dando um sentimento melancólico ao ambiente. É um cenário de tristeza e terror, chegando a dar arrepios mesmo hoje em dia.

Misteriosa como era Lavender, o próprio jogo não trata os fantasmas como algo normal, sendo necessário um item específico para poder identificá-los, deixando ainda mais mistério no ar. Enquanto diversos mistérios pairavam sobre a cidade, no jogo o verdadeiro horror veio de fora por meio de lendas que se difundiam pela internet dando origens a diversas creepypasta e hack-roms, sendo a mais famosa o cartucho “Black” onde o treinador ganha o “Ghost” que podia matar os Pokémon adversários e os seus treinadores e, no final da campanha, seu treinador era amaldiçoado por isso.

Pikmin — Titan Dweevil

Quando falamos de medos e fobias, umas das mais comuns que vêem a mente é a aracnofobia, o medo de aranhas. Essas pequenas criaturas que podem ser extremamente letais são muito comuns em nosso dia-a-dia, tão comuns que podem passar desapercebidas por muitos que subestimam sua utilidade e periculosidade, principalmente por causa das suas baixa estaturas.

Titan Dweevil é o chefe final de Pikmin 2, de GemeCube, ele possui uma aparência bem parecida a de aranhas com pernas muito compridas, sendo o maior membro de sua família, medindo incríveis 32cm. Essa criatura realmente parece não ser nada tão assustador à princípio, principalmente para os nossos padrões de altura. Contudo, levando em conta que Olimar e seus amigos possuem 2cm, o Titan Dweevil chega a ser 16 vezes maior que os protagonistas do jogo.

Se colocarmos o Olimar como um homem adulto de estatura media, o Titan Dweevil teria perto de 27 metros, para alguém que já tem medo de pequenas aranhas esse chefe seria um verdadeiro motivo de infarto.

Metroid — Mother Brain corpo completo

Baseado nos filmes da série Alien, a franquia de Metroid conta com incontáveis alienígenas asquerosos, porém o pior de todos os inimigos presentes em Metroid é a inteligência artificial chamada de Mother Brain.

Em sua forma principal, Mother Brain consiste em um grande cérebro que possui um único olho central e espinhos que saem do seu topo. Presa em uma máquina que a mantém viva, essa criatura semi-biológica não parece ser uma grande ameaça, entretanto, quando foi reconstruída acabou ganhando um novo corpo para poder se defender.

O “corpo completo” de Mother Brain possui uma aparência humanoide, porém asquerosa com membros mecânicos e um pescoço longo e fino. Seu tronco de aparência similar a pele enrugada, agora possuindo uma mandíbula que fica amostra salivando como um animal selvagem e expelindo um gás roxo. E sem duvidas é uma das coisas mais aterrorizantes que se pode encontrar e algum planeta distante.

The Legend of Zelda — Dead Hands

Este sub-boss de The Legend of Zelda: Ocarina of Time com certeza parece ter saindo de algum jogo de terror. Seu corpo sem membros inferiores cheio de manchas de sangue que, se arrasta pelo chão de forma moribunda e nojenta. Se juntar isso ao detalhe em seu rosto sem olhos e com uma mandíbula avantajada (com dentes compridos prontas para engolir quem se aproximar), temos uma das figuras mais esquisitas que Link já teve o azar de encontrar.

Apesar de não ter mãos no corpo principal, as que ficam ao seu redor estão sempre a espreita de vitimas que se aproximam o suficiente para serem agarradas por elas. Dead Hands deve ter deixado muitas crianças dos anos 90s assustadas, ao mesmo tempo que ganhou uma certa gama de adoradores por mais esquisito que pareça.

Mod por Loch Ness Hamster

No remake de Ocarina of Time para o Nintendo 3Ds, Dead Hands acabou tendo leves alterações em seu design, perdendo suas manchas vermelhas no processo, embora por meio de mods as recebeu de volta trazendo novamente seu ar mais assassino.

Mario — Maw-Rays

Fases aquáticas nos jogos sempre são traumáticas, e é claro que o Mario não ficaria de fora dessa tradição. Em Jolly Roger Bay, no Super Mario 64, somos apresentados a uma área marinha com muita muita neblina junto a uma música relaxante.

Com os objetivos desta fase se encontrando no fundo da lago, não se outra escolha a não ser nadar e explorar as áreas submersas. Lá encontramos Mae-Rays, um Anguilliformes gigante com a pele avermelhada que ronda a baia. Ao chegar perto, o monstro marinho tenta atacá-lo dando um susto aos desavisados, e provavelmente deve ser o responsável por ter feitos muitas crianças despertarem talassofobia — o medo de grandes corpos d’água — e possivelmente de criaturas que o habitam.

Somente a parte de explorar o fundo do mar que a Jolly Roger Bay traz já pode ser assustadora e causar desconforto sozinha. Ter ainda uma criatura predatória e sombria piora ainda mais a situação.

The Legend of Zelda — Morpheel

Outra criatura marítima bastante assustadora que existe nos jogos da Nintendo é Morpheel, um chefe de The Legend of Zelda: Twilight Princess, para Wii e GameCube, que tem um combate que começa com um longo mergulho até o chão da área.

A aparência inicial de Morpheel é a de um animal que se esconde em um buraco e espera uma presa passar perto, enquanto usa seus tentáculos para atrair vitimas. Em geral, a criatura lembra um peixe comprido como um Anguilliformes, com sua boca parecendo de uma Lampreia — um grupo de peixes que possuem muitas fireilas de dentes, e algo que qualquer um detestaria ser mordido.

No geral, Morpheel parece uma junção de varias espécies que vivem nas profundezas marítimas, outro verdadeiro terror para os que sofrem de talassofobia.

Wario Land – Demon Head

Wario Land deixará saudades enquanto não vemos um novo título há anos. A série estrelada pelo irmão ambicioso do Mario marcou presença na maioria dos portáteis da Nintendo, incluindo um que até a própria companhia evita mencioná-lo devido ao seu fracasso colossal.

O Virtual Boy, antes do Wii U, foi o maior fracasso comercial da Nintendo. Além das péssimas vendas, o console tinha diversos problemas, sendo o mais conhecido por causar dores de cabeça e de vista ao ser jogado por muito tempo seguido. Mas nele nasceram algumas pérolas que muitos fãs ainda lembram, sendo ela o “Virtual Boy Wario Land”, de 1995.

Neste Wario Land, controlamos o caçador de tesouros Wario enquanto ele luta contra inimigos no processo. Ao final do jogo, podemos enfrentar Deamon Head, o que parece ser um fantasma com um rosto similar a de um duende. Ele possui olhos esbugalhados e um nariz bem comprido e pontudo. Mas o que faz dele parecer tão amedrontador é sua coloração preta e vermelha, isso devido a limitação de cores do Virtual Boy, que só reproduzia essa tonalidade. A combinação de cores que deixam o vilão e ambientação com tom sinistro faz de Demon Head faz dele uma figura medonha, e não ouse ter náuseas enquanto o enfrenta, viu.

Earthbound — Gygas


Gygas talvez seja o inimigo mais conceitual apresentado nesta lista. Sua criação veio a partir de um evento traumático de seu criador na infância.

Em Earthbound, Gygas é algo amorfo, a personificação do mal, algo aberto a interpretação e por isso é um ser assustador de aparência traumática. Durante o seu combate, ele se parece algum tipo de bug devido aos efeitos psicodélicos que são reproduzidos com a imagem básica que, por si só, é bem bastante sinistra. À medida que se avança na luta, ele altera sua imagem e vai ficando cada vez mais distorcida junto do som chagando a parecer que tem algo de errado acontecendo com o próprio jogo.

Durante as distorções, fazem parecer que existe uma silhueta de um bebê e isso gerou uma lenda na internet em que o final de Earthbound seria um aborto. Tudo isso é muito contrastante com o resto do jogo que possui uma aparência cartoonesca e alegre, deixando esse desafio final muito mais chocante.

WarioWare: 5-Volt

Sendo uma dos muitos personagens recorrentes na louca série de jogos WarioWare, 5-Volt não se destaca muito, porém ela é uma doce e gentil mãe. Realmente, ela esta longe de ser uma figura assustadora… pelo menos até pegar seu filho 9-Volt jogando videogame quando deveria estar dormindo.

Convenhamos que não há nada mais assustador que uma mãe brava. E 5-Volt excede o limite aponto de virar um demônio ou um fantasma que sai da tela de TV. Ela vai fazer de tudo pra impedir as sorrateiras jogatinas noturnas de seu filho.

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Tags: kirby nintendo Super Mario Terror The Legend of Zelda Zelda

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