
Olá pessoal! Seguimos com mais review do anime Pokémon Horizons que tem me surpreendido positivamente. Então vamos lá, o episódio desta semana é uma sequência direta do episódio anterior, seguindo a aventura de Roy e Liko pela floresta e de encontro com a Arboliva, com a conclusão dessa saga, e por fim muitas revelações interessantes com potencial impacto profundo na série, desde simples insinuações até confirmações obre interesses ocultos e segredos de personagens.
Leia também:
Arboliva Gigante Parte 2
Bom, recapitulando, paramos com Molie e as crianças chegando na floresta devastada pelo fogo, deparando-se com uma enorme Arboliva com uma Pokébola ancestral.
Neste episódio, a missão agora é recuperar a biosfera prejudicada do local para que os Pokémon consigam voltar a habitar por ali. Enquanto isso, seguindo a dica de Brassius, os Trovonautas procuram por pistas do Rayquaza Preto.

A parte da missão foi bem rapidinha: com a ajuda dos Pokémon, colheram frutas para replantar as árvores, mas faltava água. Por sorte, Friede havia conseguido resolver um problema de comunicação e já estava a postos para ajudar. Levou consigo boa parte da equipe, incluindo o velhote dos Trovonautas, o Vovô Landau, que revela ter um Quagsire que sabe Rain Dance. Com isso, o cenário estava montado, e Arboliva usa sua habilidade para acelerar o processo e restaurar a mata. E é agora que as coisas ficam interessantes!
A ação de Arboliva reage com o pingente de Liko da mesma forma que Rayquaza fez! Mas dessa vez todos puderam ver a tartaruguinha de cristal na qual ele se transformou. Ela ainda cria um “campo de energia” que reage com o monstrinho e mostra memórias de seu antigo treinador, pedindo aos mais jovens para buscarem alguma coisa. Aí sim temos um roteiro para a série como um todo!

O Aventureiro Lendário
De volta ao dirigível, Roy encontra alguns livros que o pai de Liko tinha enviado para ele como presente, e encontra a história de um aventureiro lendário, que com 6 guerreiros, sendo um Rayquaza Preto, chegou a algum paraíso. Outras ilustrações e descrições indicam Arboliva no meio deles também. Ou seja, estamos perseguindo uma lenda! Mas o que pode ter a ver com o pingente? De qualquer forma, ainda são mais 4 Pokémon em Pokébolas Ancestrais que precisaremos encontrar!
Em paralelo, Friede conversa com seu tal contato local, e revela que era, na verdade, a Mãe de Liko, uma professora Pokémon, assim como ele um dia já foi. E ela não teria entrado em contato com a filha pela segurança da garota, devido a tudo que envolve a avó, e quem está atrás do pingente. Isso sim foi a parte que mais gostei. Não vou tentar usar argumentos de filme de ação para “porque o personagem tal que resolveria tudo não apareceu antes?”, o que importa é o que temos aqui.

Minhas opiniões são às seguintes: surpresas positivas no que tange o roteiro que vai se apresentar, e tenho a impressão que surpresas boas podem surgir, a começar com os tais Pokémon Ancestrais. Não acho que vá ter qualquer coisa a ver com formas alternativas nem nada do tipo, mas é sempre legal de ver.
Temos agora também uma trama de “agente secreto”, com espionagem, um artefato a ser protegido, mas ao mesmo tempo que ninguém sabe o que é, e quem sabe está em algum canto do mundo ainda para ser encontrada. E tem ainda um cara muito misterioso, treinador de um Umbreon, que pode ser o chefe do Amethio, espionando cada movimento dos Trovonautas. Gosto que isso gera um interesse genuíno e mais criativo do que só um ‘temos que pegar’ da vida — mas confesso que to sentindo muita falta de batalhas decentes na animação. O desafio aos líderes de ginásio vão ser bem on passant, só pra fazer uma referência ao personagem mesmo, enaltecer o jogo e pronto.
Ao mesmo tempo, o ritmo que estamos percebendo me preocupa sobre a quantidade de episódios, visto que já estamos no 12º, e já estamos chegando no terceiro ginásio, já descobrimos 1/3 dos Pokémon misteriosos, e o fechamento da história da Liko parece que depende desse desfecho da lenda. Ou seja, ela não tem exatamente um propósito ali ainda.
Bom, vou seguir acompanhando com altas expectativas!