
Duas semanas! Duas semanas de pausa para o Anipoke voltar e tiveram a pachorra de entregar algo medíocre que foi este episódio 13. Sei que o estúdio está em crise desde Pokémon Jornadas, pegando mais projetos em paralelo do que poderia lidar, mas foram duas semanas de pausa e não conseguiram arrumar as coisas? Lamentável. É a franquia mais rentável do mundo devendo nos jogos e também no anime para TV.
Desculpa, gente, eu deveria me apresentar antes. Então, eu sou Marcos, vocês não me vêem comentando de Pokémon Horizons há algum tempo, já que o Thomas pegou o episódio 12 para análise e tivemos essa pausa de duas semanas. Cá estou eu novamente para o desprazer das 3 ou 4 pessoas que leem este quadro, e desta vez para comentar o que seria a minha análise mais desagradável (não será tão desagradável assim porque eu consegui extrair algo bom do episódio).
Leia também:
Boa Anipoke, tô gostando de ver
Este episódio foi um balde de água fria. A inconveniência em seu significado mais pleno. Um tapa bem dado na cara do fã que estava aguardando o seu retorno meio mês depois. Francamente, o que a produção da OLM tem na cabeça?
De todo modo, os Trovonautas agora tem seu próximo destino a região de Galar. Eles querem encontrar a avó de Liko para obter respostas sobre o pingente que, na verdade, é um Pokémon até então muito misterioso. Afinal, por que Liko, uma criança, precisa carregar algo tão místico e de grande importância que ao mesmo tempo a expõe a perigos na forma dos Explorers?
Ademais, o dirigível ainda não pode levantar voo, pelo menos não até o fim do dia, portanto, hora do episódio de descontração e sem grandes acontecimentos onde os Trovonautas vão fazer um piquenique — seria um episódio no mínimo mediano se não fosse pelo grande foco em recapitular alguns dos momentos de Liko e Roy, o que para mim foi frustrante.

Cortando a parte do recap, o que sobre é alguns momentos “chaves” do episódio:
— Enquanto todos se divertiam criando seus sanduíches, Liko se mostra preocupa pelo fato de Dot e o senhorzinho serem praticamente reclusos dos Trovonautas — parece que tá tudo bem para o restante dos veteranos, exceto para Liko e eu super concordo com ela nisso.
— Roy encontra um Wattrel, aquele pássaro regional de Paldea. A ave acaba roubando o sanduíche do garoto e então o confronta para ter o direito a posse da comida. Essa parte é interessante pois parece ser um teaser para uma captura já no episódio seguinte; Estou animado!

— Um membro do alto escalão dos Explorers assume o trabalho do Amethio para roubar o pingente de Liko. Ele usa uma abordagens sagaz onde alguns Magneton usam ondas eletromagnéticas para dar interferência no sistema do dirigível, resultando na falha da manutenção automática que estava ocorrendo.

Para finalizar o episódio, o plano de interceptação do dirigível foi um sucesso, e o Explorer junto de seu Umbreon parte para o ataque. Se os deuses da Animação Japonesa quiserem, o episódio da próxima semana promete!
Ninguém gosta de recaps
Quando eu soube que seria recap, fui relutante em assisti-lo, afinal, é recapitulação, nada aqui iria agregar. Isso inclusive me lembrou a época em que eu acompanhava Yu-Gi-Oh! Arc-V (uma completa decepção por sinal), onde a cada transição de arco tinha um episódio recap. Àquilo era irritante…
No entanto, o recap precoce de Pokémon Horizons teve alguns minutos interessantes, em destaque a relação do Roy com Wattrel – que pode resultar numa captura em breve – e os minutos finais com o membro dos Explorers sabotando o dirigível.
Ah, não posso me esquecer do momento em que a Dot veste a roupa da Nidothing para tirar uma foto com o sanduíche dela e a Liko simplesmente monta uma narrativa para desacreditar que tudo não passa de uma coincidência! Sério! Liko é doidinha da cabeça, só pode.
Para finalizar, quero avisá-los que eu não pretendo trazer episódios recap pra análise a menos que seja algo como um “meio recap”, entende? Se houver algo realmente relevante eu irei trazê-lo apenas para comentar tais momentos assim como fiz com este artigo. E é isso, vejo vocês na próxima.
- Pokémon TCG Pocket — Deck de Blacephalon é o seu melhor repelente para o enxame de Buzzwole ex - 20/06/2025
- Novos produtos TCG —“Blaziken ex & Volcanion ex Premium Collection” - 20/06/2025
- Famitsu — 9/6 a 15/6, 2025 | Mario Kart World em 1° lugar nas vendas do varejo japonês pela 2ª semana consecutiva - 19/06/2025