
Aventura, ação, explosão, burradas, sermão e aprendizado. O episódio 14 de Atelier Ryza pode se resumir a isso, e eu irei comentar sobre ele aqui. Como de praxe, deixarei minha análise do episódio 13 destacada logo a seguir — sim, tenho ciência de que ninguém irá visitá-lo.
Leia também:
—A esse ponto ninguém liga, mas deixando claro que este texto não teve revisão.
Sim, vamos explorar aquela caverna de minérios do jogo
O episódio traz uma breve aventura que também ocorre no jogo, quando Ryza e seus amigos são mandados para a Mina Submersa fora da ilha como um primeiro teste prático concebido por seus tutores.
Empel e Lila decidem seguir adiante com seus ensinamentos concedendo um novo teste onde Ryza, Lent e Tao terão que ir a uma caverna fora da Kurken Island. A aprendiz de alquimista precisa colher um minério específico de lá, Lent colocará o que aprendeu em prática finalmente, enquanto Tao precisará acompanha-los para se acostumar com a exploração.

Às vesperas da expedição, Ryza criar sua primeira bomba, baseando-se na que viu quando Empel salvou sua vida na floresta lá no início do anime. A bomba no entanto, parece bem maior do que ela havia visto anteriormente, mas acredita que dará certo mesmo sem testa-la — guarde este última informação.

Ademais, as crianças seguem explorando com bastante cautela. Lent consegue lidar bem com os monstros de pedra que residem lá, o que o deixa confiante para continuar mais à fundo e querer saber até onde vai seus limites. Ryza se foca em encontrar o minério para concluir seu teste, já Tao observa umas escrituras nas paredes com algumas setas.

O que parecia estar tudo bem, o trio acaba se deparando com outros monstros de pedra, ainda maiores do que os vistos anteriormente, como tal ainda mais assustadores e resistentes o suficiente para a espada do Lent sequer causar um arranhão.
É neste momento que Ryza decide usar seu trunfo: a grande bomba! Sem pensar muito, a garota joga a bomba contra um dos monstros, causando uma inesperada grande explosão, cujo o barulho deixou Lent desorientado e a fumaça que se espaçou pelo local separou o trio, deixando o espadachim desesperado.

Por sorte, eles conseguem fugir do local graças a Tao que leu as escrituras da parede que indicavam o local da saída da caverna. As coisas só correram bem de fato porque Empel e Lila aparecem para ajudá-los. O resultado foi que Tao acabou sendo mais útil do que ele esperava, enquanto Lent e Ryza levaram uma baita bronca por serem imprudentes, mas no final aprenderam a lição.

No fim, Empel parabeniza Ryza por ter criado uma bomba de grande qualidade, mas diz que ela fracassou por ter a feito “sem querer” e, por não previamente testar sua eficiência, colocou todos em perigo. O alquimista ainda diz que Ryza deve começar a levar as coisas mais à sério para que assim possa se responsabilizar pelas coisas que sintetiza.
As coisas tão começando a andar
Apesar de ser um episódio bem mais objetivo, ainda tivemos coisas em paralelo que servem como um teaser para o que está por vir nos próximos episódios:
— Klaudia ainda se sente frustrada por não poder estar junto de Ryza e seus amigos durante suas aventuras, indicando que muito em breve ela irá tomar coragem para provar ao seu pai que é forte e independente o suficiente para estar com Ryza.
— Um flashback de Ryza, Tao e Lent quando crianças mostra uma quarta pessoa. Quem vocês acham quem é? Hein? Hein?
— Note que a mãe de Ryza está importunando ela mais do que deveria desde que ela se envolveu com alquimia. Um pequeno porém importante drama entre Ryza e sua mãe está para acontecer!
No mais, eu gostei do episódio e da dinâmica entre os três pimpolhos tentando mostrar que já podem encarar o perigo de frente. Talvez devessem ter aproveitado os embates na caverna para um combate mais fluído e interessante de acompanhar, mas não foi o caso aqui. Eles não entregaram absolutamente nada em nenhum momento, o que foi decepcionante.
No entanto, haverão mais momentos de ação, um deles que eu espero algo decente, entregando alguns sakugas. Eles não precisam levar o Slice of Life a torto e a direito aqui. Podem investir um pouco mais em momentos de ação mesmo nos menos importantes, afinal, é uma adaptação, entreguem algo legal que não podemos ver nos jogos!
- Ys vs. Trails in the Sky: Alternative Saga apresenta a Opening Movie - 03/10/2025
- Edição física de Yooka-Replaylee chega em 18 de dezembro — Lembrando que, o jogo virá completo no cartucho de Switch 2 - 03/10/2025
- Majogami recebe demo na eShop — Experimente a ação em ritmo acelerado da nova IP dos criadores de Azure Striker Gunvolt - 02/10/2025