Skip to content
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Spotify
NintendoBoy

NintendoBoy

Niche Games on Nintendo Consoles

  • Notícias
    • Indústria
      • Nintendo Switch
    • Entretenimento
    • Nintendo 3DS
    • Wii U
    • Mobile
  • Artigos
    • Entrevistas
  • Review
    • Preview
  • Guias
  • Listas
  • RetroBoy
  • TCG
  • Entretenimento
    • Filmes
    • Anime
  • Redação
    • FALE CONOSCO
    • Portfólio
  • Destaque
  • Notícias

DRAGON QUEST MONSTERS: The Dark Prince | Um panorama do mundo de Nadiria, elenco de personagens, relação com DQIV e mais

Vítor M. Costa 10/07/2023

Depois de mais de uma década sem um lançamento no Ocidente, finalmente a principal subsérie de Dragon Quest está de volta por aqui, como parte da comemoração de 25 anos de Dragon Quest Monsters. Essa subsérie é tradicionalmente publicada nos portáteis da Nintendo. Estando presente em todos eles desde o Game Boy, nesta geração encontrou sua casa no Nintendo Switch.

DRAGON QUEST MONSTERS: The Dark Prince, ou “Dragon Quest Monsters 3” [ドラゴンクエストモンスターズ3], como chamado no Japão, foi anunciado pela Square Enix no mês passado para o Switch durante uma Nintendo Direct. Agora a companhia resolveu detalhar o que podemos esperar dessa sequência da série em uma prévia [preview] oficial. Em linhas gerais, o artigo trata sobre:

  • a relação de Dragon Quest Monsters: The Dark Prince com Dragon Quest IV;
  • os principais personagens e seus respectivos dubladores em inglês;
  • o mundo de Nadiria onde se passa a trama do jogo;
  • o conceito de ciclo das estações;
  • 500 tipos de monstros (alguns dos quais inéditos na franquia);
  • uma introdução ao gameplay do “sistema de síntese” (synthesis system);
  • conteúdo de DLC.

Confira abaixo as informações que temos até o momento sobre esses tópicos com alguns comentários.

Dragon Quest Monsters e Dragon Quest IV

Os dois primeiros jogos da subsérie Dragon Quest Monsters passam-se na mesma linha do tempo em que ocorrem os eventos de Dragon Quest IV, V e VI (Zenithian Trilogy), originalmente lançados para NES e SNES. Desse modo, não é surpresa que a sequência por vir também esteja na mesma linha, mas para o Ocidente isso é algo importante a ser destacado, pois há muito tempo não vemos um jogo da série por aqui, nem mesmo por port.

Devemos lembrar que os últimos lançamentos dessa subsérie consistem na trilogia Dragon Quest Monsters: Joker, cujo último título, para 3DS, é até hoje um exclusivo do Japão. Essa “subsérie” Joker passa-se em outra linha do tempo da franquia, presumivelmente como spin-off de Dragon Quest IX (DS).

Timeline não oficial, mas em grande parte ilustra sequências confirmadas. Há alguns poucos casos de divergência na fanbase (particularmente em casos de spin-off). O diagrama foi feito por james (@souIstyce).

Como vimos no trailer de anúncio, Dragon Quest Monsters: The Dark Prince contará com a presença do herói de DRAGON QUEST IV: Chapters of the Chosen. Por enquanto, apenas podemos ver sua versão masculina (“Solo”). Vale lembrar que esse Dragon Quest foi o primeiro a possibilitar escolha de gênero para o herói; em sua versão original (NES), a heroína chama-se “Sofia”.

Em seu mais recente artigo, a Square Enix nos lembra que o protagonista do próximo Dragon Quest Monsters não é ninguém menos que Psaro, o principal vilão de Dragon Quest IV, mas também faz questão de destacar que não é preciso ter jogado esse título para conseguir aproveitar as novas aventuras desse príncipe sombrio. A premissa que motiva seu retorno nesse game é uma maldição vinda de seu próprio pai, o governante do reino dos monstros de Nadiria, a qual torna-o incapaz de ferir qualquer criatura de sangue de monstro.

Desafiado, Psaro se torna um lutador de monstros [monster wrangler] e logo comanda seu próprio exército de lacaios monstruosos leais. Em sua busca por vingança contra seu pai, ele conhece Rose, uma jovem élfica e um homem misterioso que atende pelo nome de Toilen Trubble. Juntos, eles partem para enfrentar os perigos que os aguardam em Nadiria.

O objetivo final de Psaro é a vingança, mas ele precisará fazer amizade com muitos monstros e trilhar muitos caminhos sombrios antes de ser capaz de cumprir essa ambição.

Personagens e Dubladores

Antes de tudo, vale antecipar que não é esperada nenhuma dublagem em português para esse jogo, sendo já uma vitória tê-lo ao menos em inglês por aqui no Ocidente. Isso dito, confira os principais personagens do jogo (como de costumes, bastante coloridos) e seus respectivos dubladores em inglês:

Psaro

  • Dublado por: Gwilym Lee

Psaro é o protagonista da história. Ele é um jovem demi-humano, cujos cabelos prateados e olhos vermelhos o tornam instantaneamente reconhecível. Ele se propõe a se tornar um lutador de monstros para derrotar seu pai, o Mestre dos Monstros.

Rosa

  • Dublado por: Emma Ballantine

Toilen Trubble

  • Dublado por: Hyoie O’Grady

Um jovem pesquisador de magia com uma propensão confessa para pequenos furtos, Toilen se junta a Psaro para vasculhar Nadiria em busca de ingredientes mágicos não encontrados no mundo humano. Ele é conhecido por ficar mais do que excitado com a perspectiva de encontrar itens raros.

Fizzy

  • Dublado por: Harriet Carmichael

Esta criatura atrevida tornou a missão de sua vida procurar os melhores e mais brilhantes criadores de monstros do mundo. Fizzy se torna uma espécie de mentor para Psaro e ensina a ele o básico sobre as disputas de monstros [monster wrangling].

Um Panorama sobre Nadiria

Grande parte da história do próximo Dragon Quest Monsters ocorre em Nadiria, um domínio do submundo onde reinam os conhecidos monstros da série. Nadiria é dividida em vários reinos, chamados de ‘Círculos’ [Circles], cada um composto por três áreas separadas: um nível inferior, médio e superior.

Como exemplos, temos abaixo respectivamente o Círculo de Temperamento [Circle of Temper] e o Círculo da Indulgência [The Circle of Indulgence]:

Mudança das Estações

Desde Dragon Quest III, os jogos da série são conhecidos por alterações temporais, como ciclo dia-noite, que alteram a jogabilidade, o ecosistema e a rotina de NPCs. Dessa vez, também o tempo passa e temos também um ciclo definido de estações.

À medida que as estações mudam, a paisagem também muda significativamente, bem como os monstros que habitam as regiões exploradas. Isso significa que revisitar um local em uma nova época implica em novas descobertas e mais monstros que podem se tornar nossos amigos. A Square Enix forneceu algumas imagens para compararmos as mudanças no ambiente. Confira:

Os Monstros e o Sistema de Síntese

Como dita a tradição da série DRAGON QUEST MONSTERS, o personagem principal de The Dark Prince deve formar laços de amizade com os monstros que encontra. Esses monstros aliados se juntarão ao herói em sua aventura, lutando em seu lugar contra os inimigos pelo caminho. Nisso não há nenhuma surpresa, mas, ao contrário de seus protagonistas predecessores, Psaro está sob a influência de uma maldição, como vimos. Isso justifica o fato de não poder ferir qualquer criatura que tenha sangue de monstro.

Como Psaro pretende se vingar de seu pai por tê-lo amaldiçoado, nosso protagonista precisa contar com monstros aliados que muitas vezes lutarão no seu lugar. Para isso, Psaro treina sua equipe de monstros e e os fornece poder através da síntese [synthesis].

Com mais de 500 tipos diferentes de monstros e um sistema de síntese [synthesis system] renovado, existem novas combinações de monstros para descobrir e muitos amigos familiares – e arquiinimigos – de outros títulos da série DRAGON QUEST para criar. E com os recursos online do jogo, agora você pode batalhar com caçadores de monstros em todo o mundo.

Felizmente a Square Enix nos deixou imagens de alguns dos monstros que farão sua primeira aparição em DRAGON QUEST MONSTERS: The Dark Prince. Eu particularmente achei os conceitos empregados bem criativos, promissores para habilidades in-game e com um design bem carismático. Confira abaixo os que foram mostrados na prévia oficial, a começar, claro, por um novo membro da família slime (sempre temos um novo membro dessa família em um novo jogo da franquia):

Goomulonimbus

Esses slimes sorrateiros convocam tempestades e vendavais do conforto de sua nuvem.

Vegandragora

Este dragão mantém uma relação simbiótica com a flor que brota de sua cabeça.

Ronin Raccoon

Este monstro perscruta profundamente a psique de seus inimigos para determinar a melhor forma de derrubá-los.

Conteúdo de DLC

Por fim, obtemos algumas informações sobre o que podemos esperar em termos de DLC. Basicamente podemos contar com três acréscimos que estarão à venda em simultâneo com o lançamento do jogo principal: The Mole Hole, Coach Joe’s Dungeon Gym e Treasure Trunks! Ao adquirir esses conteúdos adicionais você ganhará recompensas que irão ajudá-lo em sua aventura, bem como novos trajes para Psaro. O conteúdo estará disponível para compra na Nintendo eShop do Nintendo Switch.

The Mole Hole

Mergulhe no subsolo para uma reunião com tipos de monstros com os quais você já fez amizade antes. Você também terá a oportunidade de explorar monstros que, de outra forma, são muito difíceis de sintetizar. Este DLC inclui a roupa ‘vestimenta gótica’ [‘gothic vestment‘].

Coach Joe’s Dungeon Gym

Explore essas masmorras geradas aleatoriamente e lute contra legiões de monstros poderosos. Cada masmorra [dungeon] vem com requisitos exclusivos que exigem que os jogadores avaliem e construam cuidadosamente seu grupo. Derrote o chefe que espera na sala final para ganhar itens raros que o ajudarão a criar aliados cada vez mais fortes. Este DLC inclui a roupa ‘boca do fabricante de bolo’ [‘cake-maker’s clobber‘].

Treasure Trunks

Cada vez que você abrir esses misteriosos baús de tesouro, obterá uma recompensa emocionante. No entanto, você terá que esperar um pouco antes de poder abrir o baú novamente e obter a próxima recompensa emocionante da lista! Continue abrindo-os e você certamente conseguirá alguns itens muito atraentes! Este DLC inclui o traje ‘correio monstruoso’ [‘monstrous mail‘].

Comentários finais

Isso conclui o que sabemos até o momento sobre DRAGON QUEST MONSTERS: The Dark Prince. Está empolgado para esse novo lançamento? Eu acredito que esse lançamento tem um grande potencial para agradar fãs de jogo de captura (como Pokémon) — sendo desde sempre seu principal rival no Japão — e também, claro, aos fãs de Dragon Quest. Principalmente por essa segunda razão, com certeza irei jogá-lo. E espero que seja melhor recebido no Ocidente desta vez.

Aliás, um lançamento recente de Dragon Quest que se assemelha parcialmente ao novo Dragon Quest Monsters é Dragon Quest Treasures (Switch), um divertido spin-off de Dragon Quest XI que analisei por aqui no NintendoBoy. Se você é fã da série, talvez possa se interessar por esse jogo também.

DRAGON QUEST MONSTERS: The Dark Prince será lançado para Nintendo Switch no dia 1 de dezembro de 2023 e já está disponível para pré-encomenda de edição física na Square Enix Store (a pré-venda digital estará disponível mais tarde).

Para mais detalhes, acesse DRAGON QUEST MONSTERS: The Dark Prince website.

  • Sobre
  • Últimos Posts
Vítor M. Costa
Vítor M. Costa
Doutorando em Filosofia que passa seu tempo livre com piano, livros e jogos (principalmente RPGs). No Twitter, também conhecido como Vivi. Interessa-se especialmente por produções de maior apelo artístico e/ou narrativo e mecânicas de puzzle, stealth, estratégia e RPG. Seu histórico de análises pode ser conferido no OpenCritic; suas reflexões sobre a arte e a ciência dos jogos, em thegamelogicist.medium.com e na SUPERJUMP (ambos em inglês), ou em seu podcast: MetaQuestCast.
Vítor M. Costa
Últimos posts por Vítor M. Costa (exibir todos)
  • Review | FRONT MISSION 2: Remake - 31/10/2023
  • Review | Infinity Strash: DRAGON QUEST The Adventure of Dai - 22/10/2023
  • Preview | DRAGON QUEST MONSTERS: The Dark Prince - 25/09/2023

Continue Reading

Previous: Review | Everybody 1-2 Switch!
Next: Prime Day 2023 | Grandes ofertas na Amazon para membros Prime, incluindo produtos relacionados à Nintendo

Relacionado

Produtor de Atelier incentiva fãs a expressarem de coração suas opiniões sobre seus jogos, sejam positivas ou não: “Quanto mais feedbacks, melhores jogos poderemos fazer”
  • Notícias

Produtor de Atelier incentiva fãs a expressarem de coração suas opiniões sobre seus jogos, sejam positivas ou não: “Quanto mais feedbacks, melhores jogos poderemos fazer”

16/06/2025
Kazuyuki Yamai, diretor de RAIDOU Remastered: The Mystery of the Soulless Army, discute a lore do jogo, o desejo de continuar trabalhando na série no futuro, e mais
  • Notícias

Kazuyuki Yamai, diretor de RAIDOU Remastered: The Mystery of the Soulless Army, discute a lore do jogo, o desejo de continuar trabalhando na série no futuro, e mais

16/06/2025
Diretor de Devil’s Third diz que, embora tenha sido um grande fracasso no Wii U, o jogo ainda “era inovador para sua época”
  • Notícias

Diretor de Devil’s Third diz que, embora tenha sido um grande fracasso no Wii U, o jogo ainda “era inovador para sua época”

15/06/2025
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Spotify
Copyright © All rights reserved. | DarkNews by AF themes.